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PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Como faço para acessar meus e-mails no Office 365?

A partir de agora você deve utilizar o Outlook do Office 365 para enviar e receber e-mails.

Clique aqui para acessar a página do Office 365. Utilize seu endereço completo de e-mail (com @ufpr.br) e sua senha da intranet para entrar no Office 365  e localize o ícone do aplicativo Outlook para ter acesso aos seus e-mails.

Caso tenha problemas com a senha, redefina-a através da Intranet.

O vídeo abaixo apresenta o tutorial sobre como acessar o Office 365.

 

2) Posso continuar utilizando o Zimbra para enviar e receber e-mails?

Não. Seu novo aplicativo para enviar e receber e-mails é o Outlook do Office 365.

Clique aqui para acessar o Office 365.

3) Qual é meu usuário e senha para acessar a minha conta do Office 365?

O usuário é o seu endereço de e-mail completo aqui da Universidade (com @ufpr.br) e a sua senha de acesso é a mesma utilizada para acessar a Intranet da UFPR.

O Office 365 pode ser acessado pelo endereço  https://www.office.com. Caso não tenha endereço de e-mail, não lembre a senha ou queira trocar a senha, siga as orientações abaixo.


Clique aqui para acessar a Intranet da UFPR e efetuar o processo de solicitação de e-mail, recuperação de senha e troca de senha.

  • Caso ainda não possua seu endereço de e-mail @ufpr.br, acesse a página da Intranet e na seção “Funcionalidades”, clique na opção “Solicitar Email”.
  • Caso tenha esquecido sua senha, acesse a página da Intranet e entre na opção “Recuperar Senha”.
  • Caso queira mudar a senha, acesse a Intranet com seu login/senha, e na seção “Funcionalidades”, selecione “Emails – > Meus emails”. Selecione o endereço de e-mail e em “Ação”, clique no ícone do cadeado para efetuar a mudança da senha.

Os requisitos para a senha são:

  • Use de oito a doze caracteres; 
  • Use combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos (no mínimo três dessas combinações).

4) Quais são os requisitos para uma nova senha?

A senha para acessar o Office 365 é a mesma utilizada para acessar a Intranet da UFPR.

Caso queira trocar sua senha do Office 365 é necessário que se troque sua senha da Intranet, que em poucos minutos ela será sincronizada com o Office 365 para que fiquem iguais.

Os requisitos para a senha são:

  • Use de oito a doze caracteres; 
  • Use combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos (no mínimo três dessas combinações).

Clique aqui para acessar a Intranet da UFPR e efetuar o processo de troca de senha.

  • Caso tenha esquecido sua senha, entre na opção “Recuperar Senha”.
  • Caso queira mudar a senha, acesse a Intranet com seu login/senha, e entre na opção “Funcionalidades -> Emails – > Meus emails”. Em “Ação”, clique no ícone do cadeado para efetuar a mudança da senha.

5) Meu endereço de e-mail mudou?

NÃO! Seu endereço de e-mail da UFPR não mudou.

6) O Zimbra será descontinuado?

Sim. Após a migração o Outlook entrará em plena operação e o Zimbra não será mais utilizado. Porém, o Zimbra ainda ficará disponível durante um período pré-determinado apenas para consulta. Futuramente, o acesso somente será disponibilizado sob demanda e apenas para atender a requisitos legais.

Clique aqui para acessar o seus e-mails antigos no Zimbra.

 

7) Não consigo acessar o e-mail institucional (departamental)

Você pode acessar o e-mail institucional(departamental) de 2 formas:

1) Efetuando o login no Office 365 diretamente com a própria conta institucional.

Neste caso é necessário que você tenha o login e senha da conta institucional. Caso você seja o proprietário/responsável da conta institucional mas não se lembre da senha, é necessário redefini-la através da Intranet.

 

2) Acessar como conta compartilhada utilizando seu próprio login.

Os compartilhamentos e permissões precisam ser feitos no Outlook pelo proprietário/responsável da conta institucional e cada usuário autorizado precisa adicionar as pastas compartilhadas em sua conta de e-mail.

Clique aqui para informações sobre como compartilhar uma pasta de e-mail.

Clique aqui para informações sobre como acessar uma pasta compartilhada de e-mail.

 

8) Como alterar o meu nome de exibição no Office e no Outlook?

Essa funcionalidade foi suspensa pela Microsoft. Estamos em contato com o seu suporte para entendermos os motivos e buscarmos soluções alternativas. Pedimos desculpas pelo inconveniente.

9) Meus contatos e meus eventos de calendário foram migrados?

Não, porém enquanto o Zimbra estiver ativo você poderá consultar e copiar seus contatos e eventos de calendário.

Acesse os tutoriais abaixo para mais informações:

Transferência dos contatos do Zimbra para o Outlook => Clique aqui.

Transferência da agenda do Zimbra para o Outlook => Clique aqui.

10) Como faço para compartilhar meu calendário Outlook com outra pessoa?

No Outlook abra seu Calendário e no menu clique em “Compartilhar”. Em seguida digite o nome ou endereço de email da pessoa com quem deseja compartilhar e depois selecione o nível de acesso que será fornecido à pessoa. Depois clique no “Compartilhar”.

Clique aqui para mais informações.

O vídeo abaixo apresenta o tutorial rápido de compartilhamento.

11) Como faço para compartilhar meus e-mails do Outlook com outra pessoa?

Na barra lateral esquerda do Outlook, clique com o botão direito do mouse no item “Pastas” e selecione “Permissões”.  Clique no ícone “+”, adicione a pessoa e atribua as permissões desejadas.

Em seguida, repita o processo acima, individualmente, para cada pasta(Caixa de entrada, Rascunhos, Itens Enviados etc) que deseja compartilhar.

Clique aqui para mais detalhes.

12) Como faço para acessar uma caixa de e-mail compartilhada por outra pessoa?

Antes de executar o procedimento abaixo, é importante que você tenha acesso a pasta compartilhada de outra pessoa.

 

Acesse o seu Outlook do Office 365.

Clique com o botão direito do mouse em “Pastas” do menu lateral esquerdo.

Selecione “Adicionar pasta compartilhada”.

Insira o nome ou endereço de email do usuário que compartilhou pastas com você e clique no botão adicionar.

A pasta compartilhada aparecerá no menu lateral esquerdo.

 

Clique aqui para mais detalhes.

13) Como faço para publicar meu calendário (agenda)?

Acesse seu Outlook e na barra superior clique no ícone Configurações [1] e depois Exibir todas as configurações do Outlook.[2]

Selecione a opção Calendário -> Calendários compartilhados.[3]

Na seção Publicar um calendário , selecione um calendário, selecione as permissões e clique no botão Publicar [4].

Será exibido os links para que você possa copiar e colar no local onde deseja publicar seu calendário.

 

14) Como posso configurar um cliente de e-mail com IMAP4?

Utilize as informações abaixo quando for solicitado durante a configuração de seu cliente de e-mail:

Protocolo  Nome do servidor  Porta  Método de criptografia 
 
IMAP4  Outlook.office365.com  993  TLS 
SMTP  Smtp.office365.com  587  TLS 

 

15) Posso utilizar o POP3 para acessar meus e-mails do Outlook 365?

Não será permitido o uso de POP3 pois ao se utilizar este protocolo em um cliente de e-mail local todas as mensagens serão baixadas para o cliente e não manterá uma cópia no servidor para posterior consulta via Outlook Web.

16) Como configuro minha conta de e-mail para uso no Thunderbird?

Caso você nunca tenha utilizado o Thunderbird e deseja configurá-lo pela primeira vez para acessar o e-mail da UFPR/Outlook -> Clique aqui para acessar o tutorial.

Caso já seja usuário do Thunderbird e deseja reconfigurá-lo para acessar o e-mail da UFPR/Outlook, clique aqui.

 

17) Eu poderei acessar meus e-mails pelo celular?

Sim, você poderá baixar e instalar em seu celular (Android ou Iphone) o aplicativo do Outlook e acessar seus e-mails normalmente.

18) Como coloco a assinatura de e-mail no Outlook?

No outlook, siga os seguintes passos:

  • Na barra superior, clique no ícone “Configurações”.
  • Clique em ” Exibir todas as configurações do Outlook”. Aparecerá a tela de Configurações.
  • No painel lateral, clique e “Email” e entre as opções, clique em “Redigir e responder”.
  • No campo apropriado, digite as informações para sua assinatura de email e selecione as opções personalizadas.
  • Clique em “Salvar” e após feche a janela clicando no “X”.

19) Qual o limite de arquivos anexos no e-mail do Outlook?

O limite dos anexos não podem ultrapassar 33MBytes.

Caso seja necessário o envio de arquivos que ultrapassem esse limite, recomendamos salvar o arquivo em uma área compartilhada e enviar somente o link para os destinatários.

20) Como posso criar uma sala de reunião no Outlook?

Uma sala de reunião é um recurso que pode ser criado no outlook para que se tenha um controle de uso e agendamento. Os recursos somente podem ser criados pelos administradores do Office 365, da qual o Outlook faz parte.

Para criar uma sala de reunião, é necessário abrir um chamado no Oráculo, informando o nome da sala, local, capacidade e períodos de disponibilidade. Outras informações podem ser solicitadas durante o atendimento ao chamado.

21) Não estou encontrando alguns e-mails no Outlook.

Alguns e-mails podem não ter sido migrados do Zimbra para o Outlook por motivos diversos como anexos além do limite de 33MB, anexos com suspeita de vírus etc.

É necessário abrir um chamado no Sistema Chamados para que se verifique o problema, caso a caso.

Importante lembrar que nenhuma informação de sua caixa postal do Zimbra foi apagada. Assim, até que o problema seja resolvido, você poderá consultar esses e-mails faltantes em seu Zimbra.

22) Qual o limite máximo de destinatários de uma mensagem que não caracterize como sendo SPAM?

O limite é de 500 destinatários por mensagem ou 5.000 destinatários por remetente.

23) Não consigo aumentar a largura do painel de navegação do Outlook.

A largura do painel de navegação possui um limite mínimo e máximo pré-definidos. Isso pode prejudicar a visualização de algumas pastas que tenham nomes muito longos ou que tenham um encadeamento de subpastas. É necessário que verifique esses limites ao criar suas pastas e subpastas.

24) Como faço para transferir meus contatos do Zimbra para o Outlook 365?

Clique aqui para acessar o tutorial.

25) Como faço para transferir minha agenda do Zimbra para o Outlook 365?

Clique aqui para acessar o tutorial.

26) Quais são os aplicativos que estarão disponíveis para mim na plataforma do Office 365?

Os aplicativos serão disponibilizados de acordo com o seu perfil de acesso. Porém, novos aplicativos poderão ser disponibilizados para você ao longo da utilização da plataforma, portanto, fique atento a sua página de APPS do Office 365. Clique aqui para conhecer os aplicativos mais comuns e seus respectivos treinamentos que são ofertados de forma gratuita pela própria Microsoft.

27) Posso baixar e instalar as ferramentas do pacote Office para escritórios (Word, Excel e PowerPoint) e utilizá-los de forma offline em meu computador?

NÃO, para uso em computadores(desktops e notebooks), essas ferramentas só estarão disponíveis em sua versão Online e na nuvem da plataforma Office 365.

Observação: para uso em smartphones (android e IOS), é possível baixar e instalar essas ferramentas.

28) Eu poderei ter acesso aos aplicativos do Office 365 para celular?

Sim, você poderá baixar e instalar em seu celular (Android ou Iphone) os aplicativos do Office para escritórios (Word, Excel e PowerPoint) além do Outlook, OneDrive, Teams dentre outros. Todo o funcionamento estará vinculado, sincronizado e compartilhado com sua conta da Universidade (@ufpr).

Observação: Os aplicativos do Office para escritórios não são disponibilizados para baixar e instalar em desktops e notebooks.

29) Qual a política de privacidade do Office 365?

Você pode saber mais sobre como a Microsoft protege seus dados clicando aqui.

30) Como faço uma reunião remota com várias pessoas?

Se todos os participantes da reunião já fazem parte de uma mesma equipe no Teams, você poderá ir no calendário do próprio Teams e agendar a reunião. Você pode endereçar o convite da reunião para cada integrante da equipe ou indicar uma Canal de uma Equipe de forma que todos os integrantes desse Canal serão convidados.

Se os participantes são diversos e não fazem parte de uma equipe em comum no Teams, você poderá fazer o agendamento em seu próprio Outlook, endereçando o convite para cada participante. No campo do convite em que você informa o local ou sala de reunião, não esquecer de marcar que a reunião será no Teams. Todos os convidados receberão em seu convite um link para acesso à sala de reunião do Teams.

O vídeo abaixo apresenta o tutorial de como agendar uma reunião no Teams.

 

O vídeo abaixo apresenta o tutorial de como ingressar em uma reunião no Teams.


AINDA TEM DÚVIDA?

Entre em contato com a Seção de Central de Serviço e Atendimento em TIC:

+55 41 3361-3333

csa.agtic@ufpr.br

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