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PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Como faço para acessar meus e-mails no Office 365?

A partir de agora você deve utilizar o Outlook do Office 365 para enviar e receber e-mails.

Clique aqui para acessar a página do Office 365. Utilize seu endereço completo de e-mail (com @ufpr.br) e sua senha da intranet para entrar no Office 365  e localize o ícone do aplicativo Outlook para ter acesso aos seus e-mails.

Caso tenha problemas com a senha, redefina-a através da Intranet.

2) Posso continuar utilizando o Zimbra para enviar e receber e-mails?

Não. Seu novo aplicativo para enviar e receber e-mails é o Outlook do Office 365.

Clique aqui para acessar o Office 365.

3) Qual é meu usuário e senha para acessar a minha conta do Office 365?

O usuário é o seu endereço de e-mail completo aqui da Universidade (com @ufpr.br) e a sua senha de acesso é a mesma utilizada para acessar a Intranet da UFPR.

O Office 365 pode ser acessado pelo endereço  https://www.office.com. Caso não tenha endereço de e-mail, não lembre a senha ou queira trocar a senha, siga as orientações abaixo.


Clique aqui para acessar a Intranet da UFPR e efetuar o processo de solicitação de e-mail, recuperação de senha e troca de senha.

  • Caso ainda não possua seu endereço de e-mail @ufpr.br, acesse a página da Intranet e na seção “Funcionalidades”, clique na opção “Solicitar Email”.
  • Caso tenha esquecido sua senha, acesse a página da Intranet e entre na opção “Recuperar Senha”.
  • Caso queira mudar a senha, acesse a Intranet com seu login/senha, e na seção “Funcionalidades”, selecione “Emails – > Meus emails”. Selecione o endereço de e-mail e em “Ação”, clique no ícone do cadeado para efetuar a mudança da senha.

Os requisitos para a senha são:

  • Use de oito a doze caracteres; 
  • Use combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos (no mínimo três dessas combinações).

4) Quais são os requisitos para uma nova senha?

A senha para acessar o Office 365 é a mesma utilizada para acessar a Intranet da UFPR.

Caso queira trocar sua senha do Office 365 é necessário que se troque sua senha da Intranet, que em poucos minutos ela será sincronizada com o Office 365 para que fiquem iguais.

Os requisitos para a senha são:

  • Use de oito a doze caracteres; 
  • Use combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos (no mínimo três dessas combinações).

Clique aqui para acessar a Intranet da UFPR e efetuar o processo de troca de senha.

  • Caso tenha esquecido sua senha, entre na opção “Recuperar Senha”.
  • Caso queira mudar a senha, acesse a Intranet com seu login/senha, e entre na opção “Funcionalidades -> Emails – > Meus emails”. Em “Ação”, clique no ícone do cadeado para efetuar a mudança da senha.

5) Meu endereço de e-mail mudou?

NÃO! Seu endereço de e-mail da UFPR não mudou.

6) O Zimbra será descontinuado?

Sim. Após a migração o Outlook entrará em plena operação e o Zimbra não será mais utilizado. Porém, o Zimbra ainda ficará disponível durante um período pré-determinado apenas para consulta. Futuramente, o acesso somente será disponibilizado sob demanda e apenas para atender a requisitos legais.

Clique aqui para acessar o seus e-mails antigos no Zimbra.

 

7) Não consigo acessar o e-mail institucional (departamental)

Você pode acessar o e-mail institucional(departamental) de 2 formas:

1) Efetuando o login no Office 365 diretamente com a própria conta institucional.

Neste caso é necessário que você tenha o login e senha da conta institucional. Caso você seja o proprietário/responsável da conta institucional mas não se lembre da senha, é necessário redefini-la através da Intranet.

 

2) Acessar como conta compartilhada utilizando seu próprio login.

Os compartilhamentos e permissões precisam ser feitos no Outlook pelo proprietário/responsável da conta institucional e cada usuário autorizado precisa adicionar as pastas compartilhadas em sua conta de e-mail.

Clique aqui para informações sobre como compartilhar uma pasta de e-mail.

Clique aqui para informações sobre como acessar uma pasta compartilhada de e-mail.

 

8) Como alterar o meu nome de exibição no Office e no Outlook?

Clique aqui para acessar tutorial para alterar o nome de exibição no Office 365.

9) Meus contatos e meus eventos de calendário foram migrados?

Não, porém enquanto o Zimbra estiver ativo você poderá consultar e copiar seus contatos e eventos de calendário.

Acesse os tutoriais abaixo para mais informações:

Transferência dos contatos do Zimbra para o Outlook => Clique aqui.

Transferência da agenda do Zimbra para o Outlook => Clique aqui.

10) Como faço para compartilhar meu calendário Outlook com outra pessoa?

No Outlook abra seu Calendário e no menu clique em “Compartilhar”.

Clique aqui para mais informações.

11) Como faço para compartilhar meus e-mails do Outlook com outra pessoa?

Na barra lateral esquerda do Outlook, clique com o botão direito no item “Pastas” e selecione “Permissões”.  Clique no ícone “+”, adicione a pessoa e atribua as permissões desejadas.

Em seguida, repita o processo acima, individualmente, para cada pasta(Caixa de entrada, Rascunhos, Itens Enviados etc) que deseja compartilhar.

Clique aqui para mais detalhes.

12) Como faço para acessar uma caixa de e-mail compartilhada por outra pessoa?

Antes de executar o procedimento abaixo, é importante que você tenha acesso a pasta compartilhada de outra pessoa.

 

Acesse o seu Outlook do Office 365.

Clique com o botão direito do mouse em “Pastas” do menu lateral esquerdo.

Selecione “Adicionar pasta compartilhada”.

Insira o nome ou endereço de email do usuário que compartilhou pastas com você e clique no botão adicionar.

A pasta compartilhada aparecerá no menu lateral esquerdo.

 

Clique aqui para mais detalhes.

13) Como faço para publicar meu calendário (agenda)?

Acesse seu Outlook e na barra superior clique no ícone Configurações [1] e depois Exibir todas as configurações do Outlook.[2]

Selecione a opção Calendário -> Calendários compartilhados.[3]

Na seção Publicar um calendário , selecione um calendário, selecione as permissões e clique no botão Publicar [4].

Será exibido os links para que você possa copiar e colar no local onde deseja publicar seu calendário.

 

14) Como posso configurar um cliente de e-mail com IMAP4?

Utilize as informações abaixo quando for solicitado durante a configuração de seu cliente de e-mail:

Protocolo  Nome do servidor  Porta  Método de criptografia 
 
IMAP4  Outlook.office365.com  993  TLS 
SMTP  Smtp.office365.com  587  TLS 

 

15) Posso utilizar o POP3 para acessar meus e-mails do Outlook 365?

Não será permitido o uso de POP3 pois ao se utilizar este protocolo em um cliente de e-mail local todas as mensagens serão baixadas para o cliente e não manterá uma cópia no servidor para posterior consulta via Outlook Web.

16) Como configuro minha conta de e-mail para uso no Thunderbird?

Caso você nunca tenha utilizado o Thunderbird e deseja configurá-lo pela primeira vez para acessar o e-mail da UFPR/Outlook -> Clique aqui para acessar o tutorial.

Caso já seja usuário do Thunderbird e deseja reconfigurá-lo para acessar o e-mail da UFPR/Outlook, clique aqui.

 

17) Eu poderei acessar meus e-mails pelo celular?

Sim, você poderá baixar e instalar em seu celular (Android ou Iphone) o aplicativo do Outlook e acessar seus e-mails normalmente.

18) Como coloco a assinatura de e-mail no Outlook?

No outlook, siga os seguintes passos:

  • Na barra superior, clique no ícone “Configurações”.
  • Clique em ” Exibir todas as configurações do Outlook”. Aparecerá a tela de Configurações.
  • No painel lateral, clique e “Email” e entre as opções, clique em “Redigir e responder”.
  • No campo apropriado, digite as informações para sua assinatura de email e selecione as opções personalizadas.
  • Clique em “Salvar” e após feche a janela clicando no “X”.

19) Qual o limite de arquivos anexos no e-mail do Outlook?

O limite dos anexos não podem ultrapassar 33MBytes.

Caso seja necessário o envio de arquivos que ultrapassem esse limite, recomendamos salvar o arquivo em uma área compartilhada e enviar somente o link para os destinatários.

20) Como posso criar uma sala de reunião no Outlook?

Uma sala de reunião é um recurso que pode ser criado no outlook para que se tenha um controle de uso e agendamento. Os recursos somente podem ser criados pelos administradores do Office 365, da qual o Outlook faz parte.

Para criar uma sala de reunião, é necessário abrir um chamado no Oráculo, informando o nome da sala, local, capacidade e períodos de disponibilidade. Outras informações podem ser solicitadas durante o atendimento ao chamado.

21) Não estou encontrando alguns e-mails no Outlook.

Alguns e-mails podem não ter sido migrados do Zimbra para o Outlook por motivos diversos como anexos além do limite de 33MB, anexos com suspeita de vírus etc.

É necessário abrir um chamado no Oráculo para que se verifique o problema, caso a caso.

Importante lembrar que nenhuma informação de sua caixa postal do Zimbra foi apagada. Assim, até que o problema seja resolvido, você poderá consultar esses e-mails faltantes em seu Zimbra.

22) Qual o limite máximo de destinatários de uma mensagem que não caracterize como sendo SPAM?

O limite é de 500 destinatários por mensagem ou 5.000 destinatários por remetente.

23) Não consigo aumentar a largura do painel de navegação do Outlook.

A largura do painel de navegação possui um limite mínimo e máximo pré-definidos. Isso pode prejudicar a visualização de algumas pastas que tenham nomes muito longos ou que tenham um encadeamento de subpastas. É necessário que verifique esses limites ao criar suas pastas e subpastas.

24) Como faço para transferir meus contatos do Zimbra para o Outlook 365?

Clique aqui para acessar o tutorial.

25) Como faço para transferir minha agenda do Zimbra para o Outlook 365?

Clique aqui para acessar o tutorial.

26) Quais são os aplicativos que estarão disponíveis para mim na plataforma do Office 365?

Os aplicativos serão disponibilizados de acordo com o seu perfil de acesso. Porém, novos aplicativos poderão ser disponibilizados para você ao longo da utilização da plataforma, portanto, fique atento a sua página de APPS do Office 365. Clique aqui para conhecer os aplicativos mais comuns e seus respectivos treinamentos que são ofertados de forma gratuita pela própria Microsoft.

27) Posso baixar e instalar as ferramentas do pacote Office para escritórios (Word, Excel e PowerPoint) e utilizá-los de forma offline em meu computador?

NÃO, para uso em computadores(desktops e notebooks), essas ferramentas só estarão disponíveis em sua versão Online e na nuvem da plataforma Office 365.

Observação: para uso em smartphones (android e IOS), é possível baixar e instalar essas ferramentas.

28) Eu poderei ter acesso aos aplicativos do Office 365 para celular?

Sim, você poderá baixar e instalar em seu celular (Android ou Iphone) os aplicativos do Office para escritórios (Word, Excel e PowerPoint) além do Outlook, OneDrive, Teams dentre outros. Todo o funcionamento estará vinculado, sincronizado e compartilhado com sua conta da Universidade (@ufpr).

Observação: Os aplicativos do Office para escritórios não são disponibilizados para baixar e instalar em desktops e notebooks.

29) Qual a política de privacidade do Office 365?

Você pode saber mais sobre como a Microsoft protege seus dados clicando aqui.


AINDA TEM DÚVIDA?

Entre em contato com a Seção de Central de Serviço e Atendimento em TIC:

+55 41 3361-3333

csa.agtic@ufpr.br

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