Antes de entrar em contato com a Equipe de Suporte, confira abaixo se a sua dúvida já está respondida!
As principais dúvidas relacionadas ao Office 365 estão listadas aqui.
Acesse o Portal de Periódicos CAPES no endereço https://www.periodicos.capes.gov.br
Fig.1
2. No menu principal (superior, em azul), localize o link para a Comunidade Acadêmica Federada – CAFe (Fig. 2)
Fig.2
3. A tela a seguir apresenta a lista de instituições conveniadas à CAFe. Digite UFPR e clique sobre o nome que aparece na lista suspensa. Em seguida, clique em Enviar (Fig. 3)
Fig.3
4. É apresentada a tela de login. Informe o seu e-mail institucional (e-mail da UFPR) sem o @ufpr (a senha é a mesma utilizada para acesso ao e-mail).
Fig. 4 – Tela de login
5. Caso você não possua um e-mail institucional, deverá solicitá-lo acessando o Portal de Sistemas – https://sistemas.ufpr.br – clicar no link Solicitar Email @ufpr.br e, após a aprovação do mesmo, prosseguir com o acesso ao portal.
6. Caso você não lembre seu e-mail institucional, siga as instruções do tópico E-mail – Não sei/não lembro meu e-mail.
7. Caso você tenha esquecido sua senha, siga as instruções do tópico E-mail – Como recuperar a senha do meu e-mail.
2. Acesse o Guia Rápido para o uso do Teams
3. Assista o vídeo com os primeiros passos do Teams (fornecido pela Microsoft)
4. Acesse o Guia para acesso remoto via OpenVPN
5. Acesse o Guia para acesso remoto via OpenVPN – para Linux
6. Acesse o Guia para acesso remoto – VPN via FORTIGATE – para Windows
7. Acesse o Guia para acesso remoto – VPN via FORTIGATE – para Mac OS
Você deve entrar em contato com a Central de Suporte e Atendimento em TIC (CSA) informando:
☛ CPF
☛ Usuário UFPR (login de e-mail), SE SOUBER
☛ E-mail alternativo a ser vinculado (para recuperação de senha)
Na próxima tela, faça como no passo 3, lendo atentamente, preenchendo e clicando em “Enviar“.
A senha deverá ter entre 8 e 12 caracteres, deverá conter letras maiúscula, minúsculas, números e símbolos (destas 4 exigências, devem ser satisfeitas ao menos 3) e não poderá conter partes do nome ou do login, data de nascimento, nem letras e números em sequência, ainda que reversa.
Após o procedimento acima, o e-mail será criado e estará completamente funcional após 24 horas.
Atenção: Se durante o processo de solicitação da criação do e-mail aparecer uma mensagem indicando que “não foi encontrado vínculo ativo para a pessoa”, ou que “não foi possível encontrar uma pessoa com o CPF e data de nascimento”, siga as instruções da mensagem e entre em contato com a PROGEPE (servidores), CAAST (terceirizados que não são FUNPAR), FUNPAR ou FUPEF.
O e-mail alternativo é utilizado para a recuperação de senha do e-mail @ufpr, ou quando o usuário solicita alteração de senha Portal de Sistemas.
Quando houver a necessidade de substituir o e-mail alternativo cadastrado em nossos sistemas, o usuário deverá abrir um chamado
Para solicitar a transferência de responsabilidade de e-mail institucional/departamental, o atual responsável deverá abrir um chamado.
Havendo documentação que comprove vínculo com a UFPR, é possível realizar o cadastro para a disponibilização de e-mail institucional para pessoas externas. Essa solicitação deve ser efetuada pela unidade responsável pelo vínculo, abrindo um chamado com as seguintes informações:
CPF, nome civil completo, nome social completo (quando se aplica), data de nascimento, cidade de nascimento, endereço completo, nome completo da mãe, estado civil, órgão ou unidade de vínculo, data final do vínculo, diploma legal (documento formal de comprovação do vínculo).
☛ Essas informações são obrigatórias para a disponibilização do cadastro na base de dados.
Ao receber esse chamado, a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) deverá conferir se o documento de comprovação de vínculo foi anexada e encaminhar o chamado para a Coordenadoria de Software e Gestão de Dados (CSGD) realizar o cadastro na base de dados e concluir o chamado informando ao solicitante sobre a conclusão do cadastro.
Após a confirmação do cadastro, a pessoa externa deverá acessar o Portal de Sistemas e clicar no link “Solicitar E-mail @ufpr” e preencher os dados solicitados – seguindo corretamente as orientações em tela.
Caso ocorra algum problema ou erro durante o processo, o mesmo deverá ser reportado (se possível com print de tela) via chamado pelo responsável pelo vínculo da pessoa externa.
Aguardando inclusão do recurso no portal de sistemas.
O usuário responsável pelo e-mail departamental deverá abrir um chamado.
Sim. O e-mail é válido e funcional enquanto a pessoa tiver vínculo com a UFPR. A partir do momento que o vínculo é cessado, o acesso aos serviços digitais também cessa. O e-mail não é excluído, nem o conteúdo dele, apenas o acesso é bloqueado. A partir do momento que o vínculo for restabelecido, o acesso também o será.
1.1. Importando documentos do Lattes
☛ ATENÇÃO: A importação manual descrita aqui somente deverá ser realizada se houver indisponibilidade da importação automática realizada pelo sistema!
Acessar o site da Plataforma Lattes
Selecionar a opção de menu “Buscar Currículo”
Selecionar todas as bases
Digitar seu nome no campo texto e clicar em “Buscar”
Dos nomes retornados na busca, selecionar o seu nome
Clicar em “Currículo Lattes”
Clicar no botão “XML” para baixar seu currículo no formato XML
Digitar o código de segurança solicitado e clicar em submeter (ou confirmar)
Salvar o arquivo (.zip) em seu computador
Extrair o arquivo (.zip)
Nota:
Nesse momento, você terá o aquivo .xml do seu currículo. Esse é o arquivo que será importado para a aplicação.
Agora no módulo Progressão Docente, você deverá seguir os seguintes passos:
1. Acessar o Menu “Documento”
2. Utilizar a opção “Importar Lattes” e clicar em Selecionar
Comandar a carga do currículo Lattes, por meio do botão “Selecionar”
Nota:
Conforme a quantidade de documentos presentes e, consequentemente, o tamanho do arquivo XML, este processo poderá tomar vários segundos. Por favor, aguarde.
Confirmar a veracidade dos documentos e comandar a importação, clicando no botão “Importar”
Nota:
Após alguns segundos, o módulo Progressão Docente importará todos os itens registrados no currículo Lattes que pontuam para o processo de progressão. Este processo poderá tomar vários segundos.
Após a importação será apresentada a página para realizar a classificação dos artigos e capítulos de livros; diversos documentos poderão ser complementados na página para em seguida serem salvos por meio do botão “Salvar”; assim que as informações faltantes são gravadas, a página é atualizada para mostrar apenas os documentos ainda pendentes; este processo poderá ser interrompido e retomada em qualquer tempo por meio da opção “Classificar pendentes”.
➔ Importante:
Artigos de Pesquisa e Livros Publicados devem ser classificados quanto à atividade e ter informada sua data de publicação, informações não presentes no currículo Lattes, mas que são requisitos para a respectiva pontuação. A página de documentos pendentes somente mostrará aqueles documentos que precisam receber estas informações.
Acessar o Menu “Documento” e selecionar a opção “Importar SIE”
Nota: Apenas os encargos didáticos lançados corretamente no SIE serão buscados pela aplicação. Para consultar como realizar o lançamento dos encargos didáticos no SIE, consulte o manual daquele sistema.
Selecionar os encargos didáticos a serem importados
Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.
Alguns tipos de documentos que pontuam para o processo de promoção ou progressão docente podem não estar no Lattes e nem ser buscados a partir de outros pontos de integração. Nesse caso, será necessário inserir o documento na aplicação através da funcionalidade “Inserir Documento”.
Acessar o Menu “Documento”, opção “Novo”
Preencher o campo obrigatório Nome
Preencher o campo Unidade Organizacional
Nota:
Unidade Organizacional é um campo “autocomplete”. Ao digitar parcialmente o nome da unidade organizacional, os nomes das unidades cadastradas serão exibidos. O docente deve selecionar a unidade mais adequada que, nesse caso, é o nome da unidade que emitiu o documento. Caso o documento seja emitido por uma unidade externa á UFPR, deixar o campo em branco.
Opcionalmente preencher o campo Descrição
Clicar em “Selecionar…” para escolher o arquivo comprobatório da atividade que está sendo inserida.
Nota:
Um documento pode beneficiar um ou mais docentes. Por exemplo, uma portaria pode designar o presidente, vice-presidente e demais membros de uma determinada comissão. Portanto, quando você inclui no sistema uma portaria, você pode relacionar essa portaria a todos os docentes por ela beneficiados.
Incluir os docentes que serão beneficiados pelo documento:
➔ Dica:
Após a importação dos documentos ou a inclusão dos mesmos através da aplicação, você esta apto a abrir um novo processo solicitando sua progressão e/ou promoção na carreira funcional.
Acessar o Menu “Processo”, opção “Novo”
Selecionar o setor ao qual o docente está vinculado
Selecionar a modalidade
Nota: Por aceleração: consiste na progressão de qualquer nível da classe A para o primeiro nível de professor Assistente A pela apresentação do título de mestre ou professor Adjunto A pela apresentação do título de doutor. Regular: consiste na forma tradicional de evolução na carreira, horizontal ou vertical.
Com base na modalidade e nível desejado selecionados, a aplicação irá gerar uma lista de processos com propostas de datas de início e fim de interstício para cada um deles, distribuindo os documentos em cada processo com base nas datas de início e fim indicadas.
Clicar no ícone para:
Nota: A pontuação do documento no processo pode ser diferente da pontuação do documento da lista de documentos. Isso pode acontecer porque a pontuação do documento no processo é calculada proporcionalmente ao interstício ao qual o documento está relacionado.
Inserir no processo os documentos complementares exigidos para a progressão/promoção, mas que não pertençam ao interstício como, por exemplo, um documento de titulação (fora do interstício) ou um comprovante de atividades administrativas (no caso da progressão para o nível inicial da classe E, por exemplo, é necessário comprovar atividades administrativas exercidas ao longo da carreira e, portanto, não necessariamente pertencentes ao interstício do processo atual).
Nota: O campo de inclusão de documento complementar é um “autocomplete”. Para incluir um documento desse tipo, basta digitar parte do nome do documento previamente importado ou inserido através da funcionalidade “Inserir Documento”, selecionar o documento desejado e clicar no botão “Incluir Novo”.
Visualizar a pontuação total com base nos documento selecionados (a pontuação não inclui os documentos complementares).
Clicar no botão “Salvar” para confirmar a abertura do(s) processo(s).
Nota: Nesse momento, a aplicação irá validar se todos os requisitos exigidos para progressão/promoção foram alcançados. Em caso afirmativo, o processo será atribuído à Comissão Permanente de Pessoal Docente ou à Comissão Especial de Avaliação (conforme o nível de promoção), que analisará o conteúdo dos documentos inseridos no processo. Em caso negativo, a aplicação exibirá uma mensagem com uma lista dos requisitos exigidos e que não foram alcançados.
➔ Dica: Os processos abertos podem ser listados a partir do menu “Processo”, opção “Listar”. O acompanhamento do andamento do processo pode ser feito clicando-se no ícone “Visualizar” na lista de processos.
O cálculo de pontuação de carga horária das disciplinas é proporcional ao tempo delas dentro do interstício. Pontuações excedentes contarão para o próximo interstício, assim como pontuações ausentes já foram utilizadas para interstícios anteriores .
Entre em contato com a CPPD pelo e-mail cppd@ufpr.br
6. Inconsistências de encargo didático após importação do sistema SIE. O que pode estar errado?
Considerando que os departamentos são responsáveis pela inclusão do encargo didático no sistema SIE, orientamos os(as) docentes a entrarem em contato com seu departamento e solicitar a verificação para o período do interstício.
Após o departamento realizar os referidos ajustes, o(a) docente deverá refazer a importação.
☛ Somente supervisores de frequência podem alterar escalas de trabalho dos servidores sob a sua supervisão.
☛ Somente a PROGEPE pode alterar a jornada de trabalho dos servidores.
1.No sistema Frequência, menu lateral esquerdo, selecione Escala de trabalho
2. No campo Servidor (matrícula), informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
3. O sistema irá apresentar todas as escalas cadastradas para o servidor.
Use o botão para incluir nova escala. Use o botão para editar escalas existentes.
Não esqueça de salvar as informações.
➔A data inicial da nova escala deve ser imediatamente posterior a data final da escala anterior.
Após a homologação da frequência, somente o supervisor de frequência poderá reabrir o registro de frequência de um determinado mês, desde que o mês a ser reaberto esteja no prazo de até dois meses anteriores. (Por exemplo, em outubro só é possível reabrir os meses de setembro e agosto).
Assim, após a homologação do mês, o sistema disponibilizará o botão “Reabrir mês“. O supervisor deverá informar uma justificativa para a reabertura e um campo (check) de ciência sobre os procedimentos para eventuais efeitos financeiros que a reabertura possa ocasionar. Após salvar a justificativa, o mês será reaberto.
Caso o mês a ser reaberto esteja fora do prazo de 2 meses anteriores, a solicitação de reabertura deverá ser encaminhada à PROGEPE por meio de abertura de processo no sistema SEI.
➔ FIQUE ATENTO!!! A homologação da frequência é a consolidação da mesma no sistema – portanto somente efetue ou solicite a reabertura excepcionalmente!
Provavelmente existe alguma inconsistência nos registros de frequência ou na escala de trabalho do servidor.
As entradas e saídas são registradas na tela inicial da aplicação de controle de frequência, podendo ainda ser acessada por meio do menu Registrar ponto
A tela para registro de entrada e saída exibe:
Observações:
A abertura de ocorrência de registro manual pode ser acessada por meio do menu Folha Ponto, e clicando no botão Criar registro manual (ao lado da data em que deseja informar o registro).
Para realizar a abertura de uma ocorrência de registro manual, o servidor deve:
Observações:
☛ ATENÇÃO!
A UFPR disponibiliza acesso a rede sem fio (Wi-fi) de duas maneiras:
Rede EDUROAM
Rede UFPR_SEM_FIO
Para solicitar o serviço de rede cabeada o usuário deverá abrir um chamado.
Se por algum motivo não conseguir abrir o chamado, entre em contado com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA), pelos canais de contato:
E-mail e/ou chat no Teams: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333
Para quaisquer problemas/solicitação de suprimentos relacionados às impressoras RICOH é necessário seguir o procedimento de abertura chamado, conforme descrito abaixo:
O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.
2. Como utilizo as impressoras RICOH?
Clique aqui para acessar os vídeos de utilização de impressoras RICOH.
Clique aqui para acompanhar o planejamento de contratação das principais soluções de TIC realizado pela AGTIC.
O acesso ao sistema Helios e-Voting, tanto em ambiente de teste quanto em ambiente de produção, é efetuado usando as mesmas credenciais utilizadas para acessar a Intranet (e-mail institucional –sem o @ufpr – e senha).
Ao realizar o primeiro acesso, o usuário deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Serviços e Infraestrutura de TIC da AGTIC (CSI) pelos endereços csi@ufpr.br ou renato.vieira@ufpr.br (tanto pelo Teams quanto por e-mail) e informar qual ambiente acessou (se de teste ou de produção) e qual a credencial utilizada. Isso é necessário apenas no primeiro acesso, para que os administradores da ferramenta possam liberar o perfil de administrador.
☛ ATENÇÃO! Se o(a) usuário(a) criador(a) da eleição também for um(a) eleitor(a), deverá acessar o sistema com uma credencial de e-mail diferente daquela utilizada para votar.
Para acessar o ambiente de teste:
https://vote.teste.ufpr.br/
Para acessar o ambiente de produção:
https://vote.ufpr.br/
Para solicitar a criação de um subdomínio, é necessário abrir um chamado, , conforme descrito abaixo:
O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.
Para iniciar o procedimento é necessário observar algumas recomendações:
➛ Não execute como Administrador;
➛ Remova qualquer antivírus instalado no equipamento, exceto se somente o Microsoft Defender Antivírus estiver instalado;
➛ Encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar procedimento.
➛ Acesse o endereço antivirus.ufpr.br e leia atenta e completamente o termo apresentado.
➛ Complete os campos solicitados marcando a concordância com o termo para registro do acordo conforme descrito no texto. Para certificação de acesso verdadeiro responda o reCAPTCHA apresentado e clique no botão ASSINAR E PROSSEGUIR.
Em seguida serão apresentadas as opções disponíveis para instalação do BITDEFENDER.
➛ Selecione, entre as opções para Windows, a plataforma correspondente ao sistema operacional do computador e aguarde o instalador ser baixado no equipamento.
➛ Abra o gerenciador de arquivos na pasta Downloads e localize o arquivo baixado.
➛ Clique 2x sobre o nome do arquivo e descompacte o conteúdo.
☛ ATENÇÃO! Dependendo do sistema operacional será necessário utilizar um descompactador específico (Sugestão: 7zip)
➛ Clique em Extrair mantendo as configurações da janela.
☛ ATENÇÃO! Caso seja utilizado o descompactador, selecione/crie uma pasta para extrair os arquivos (Sugestão: Bitdefender dentro da pasta Downloads).
➛ Execute o aplicativo destacado na janela.
➛ Clique em SIM para permitir alterações no dispositivo e acompanhe a instalação.
☛ ATENÇÃO! Para concluir a instalação corretamente reinicie o sistema AGORA caso seja solicitado.
Finalmente o computador está protegido com o antivírus BITDEFENDER versão para Windows.
1.1 – Como acessar o Console de Segurança e conferir o “Status” (Windows)?
Localize através do menu INICIAR ou pelo ícone no canto direito da barra de tarefas
OU
O console deverá apresentar o seguinte “Status” de proteção.
Caso alguma ocorrência necessite atenção o seguinte “Status” será apresentado.
Para solucionar clique no link da ocorrência e confira as ações a realizar.
☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.
Acesse a página: https://antivirus.ufpr.br
Leia as informações da página e em “Obtenha proteção agora! agora!” e clique no ícone azul “Instalar Bitdenfender”;
Leia o documento “Termo de aceite e consentimento”, marcando a opção “Li e concordo com o termo” e após, logo abaixo, passe seus dados de login da UFPR, usuário de e mail e senha , e clique no ícone azul Assinar e Prosseguir;
Abrirá a seguinte página: Download do Instalador Bitdender
Clique em Linux 64 bits ou Linux 32 bits conforme seu sistema operacional Linux e efetue o download.
Observação: Normalmente o padrão de máquinas atuais é 64bits.
☛ ATENÇÃO! Caso o navegador de um alerta selecione “Salvar Arquivo” e depois clique em “OK”.
Clique no ícone do lado esquerdo no final da tela e digite : “terminal”;
Clique em “Terminal“;
Abrirá o terminal do sistema Linux, conforme tela a seguir:
Digite o seguinte comando nessa tela: sudo su
Passe sua senha do usuário da máquina Linux e aperte a tecla Enter no teclado do computador:
Após se tornar root na máquina, digite o seguinte comando para acessar a pasta Downloads da máquina:
cd Downloads/
Já dentro da pasta Downloads será necessária descompactar o instalador através do comando:
tar xvf fullkit_unix64.tar
Observação: Caso seu sistema seja 32 bits o comando será:
tar xvf fullkit_unix32.tar
Realizado a descompactação do instalador será necessário dar permissão de escrita, leitura e gravação ao arquivo installer através do comando:
chmod 777 installer
Por último, vamos realizar a instalação de fato, com o comando:
./installer
☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.
Para iniciar o processo é necessário observar algumas recomendações:
➛ Remova qualquer antivírus instalado no equipamento e
➛ Encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar o procedimento.
Acesse o endereço https://antivirus.ufpr.br e leia atentamente o termo apresentado.
➛ Abra o “Finder” e localize o arquivo de instalação;
➛ Dê duplo clique ou selecione abrir (botão direito do mouse) sobre o arquivo.
➛ Repita o procedimento para abrir o arquivo antivírus_for_mac.pkg
➛ Na tela do instalador, clique em Continuar.
➛ Na próxima tela, clique em Instalar.
➛ Se a senha de administrador for solicitada, digite a senha e clique em “ Instalar Software“.
➛ Aguarde a instalação ser concluída e clique em “Fechar“.
➛ A primeira tela do BitDefender a ser exibida mostrará os módulos como inativos (“ Off ”), mas será atualizada em seguida, porém, é necessário dar acesso ao disco para que o aplicativo antivírus possa proteger o computador.
➛ Para conceder acesso ao disco ao BitDefender , clique sobre o ícone da Maçã e escolha “ Preferências do Sistema“.
➛ Abra a ferramenta “Segurança e Privacidade“.
➛ Clique na guia “Privacidade”, depois localize e clique sobre “Acesso Total ao Disco”. Clique no ícone do cadeado no rodapé da página para habilitar edição (a senha poderá ser solicitada). Em seguida, selecione a caixa de seleção “Endpoint Security for Mac“.
➛ Na tela abaixo, clique em “Encerrar e Reabrir ”. Em seguida, pode se fechar a janela do aplicativo “ Segurança e Privacidade“.
➛ Após concluída a etapa anterior, a mensagem “Your Mac is safe” será exibida na tela do antivírus. Caso ainda apareça a mensagem “You are at risk”, clique em “View Issues” para identificar o que ainda falta fazer. Até este momento da instalação, é possível que ainda não tenha sido realizada a primeira varredura completa do seu Mac, por isso a mensagem abaixo ainda pode não estar aparecendo para você. Nesse caso, você pode aguardar até que o antivírus a faça automaticamente (ou pode iniciá-la manualmente).
➛ Um ícone do BitDefender aparecerá na barra de ícones do seu Mac.
☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.
O vídeo abaixo visa orientar procedimentos básicos de restauração do sistema operacional Windows ☛ATENÇÃO: Após a instalação é necessário a verificação do status da atualização do sistema para garantir a segurança do equipamento.
Cada navegador apresenta em suas configurações avançadas a opção de bloquear ou liberar pop-up.
Listamos abaixo os procedimentos para os navegadores mais utilizados.
No canto superior direito, localize o menu Personalizar e controlar o Google ChromeClique e selecione ConfiguraçõesEm configurações, no menu à esquerda, escolha Privacidade e SegurançaEm Privacidade e Segurança, escolha Configurações do SiteLocalize e selecione Pop-ups e redirecionamentos Selecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.
No canto superior direito, localize Abrir menu do aplicativo e clique para acessarNo menu apresentado, localize e selecione OpçõesSerá apresentada a tela de Opções. No menu lateral esquerdo, selecione Privacidade e SegurançaLocalize Permissões e marque a caixa Bloquear janelas popup
No canto superior direito, localize o menu Configurações e maisClique e selecione ConfiguraçõesSerá apresentada a janela de Configurações. No menu lateral esquerdo, localize e selecione Cookies e permissões de siteLocalize e selecione Pop-ups e redirecionamentosSelecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.
Para usuários do sistema Windows, a configuração para exibição de notificações pode ser configurada conforme segue: 1 – Para acessar o painel de notificações, clique no ícone de notificações localizado no canto inferior esquerdoClique e selecione Gerenciar configuraçõesSerá apresentada a janela de configurações de Notificações e ações. Para desativar totalmente as notificações do Windows, deixe a chave de notificações com o status DesativadoSe preferir manter algumas notificações ativas, você pode selecionar quais os aplicativos e sistemas poderão enviar notificações. Para isso, deixe a chave de notificações com o status Ativado, e deslize o mouse para baixo para localizar os aplicativos que deseja ativar/desativar notificações.
Para solicitar a manutenção de equipamentos, você deve abrir um chamado na Intranet seguindo as orientações abaixo:
Não esqueça de informar todos os dados solicitados nas Instruções (que aparecerão quando você selecionar o tipo de serviço).
Ainda em dúvida?
Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos Teams e/ou e-mail suporte@ufpr.br (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)