Office365
As principais dúvidas relacionadas ao Office 365 estão listadas aqui.
Teams
1. Como agendar uma reunião pelo Teams?
É possível agendar reuniões com antecedência e convidar pessoas (por nome ou e-mail) e/ou equipes do Teams.
Para agendar uma reunião pelo Teams:
- Faça Login no Office 365 (office.com) localize e acesse o Teams, ou entre no aplicativo do Teams instalado em seu computador.
- Ao entrar na ferramenta, procure por Calendário.
- Procure pela data em que você deseja realizar a reunião e clique em Nova reunião.
- Preencha as informações de título, horário, data, detalhes da reunião.
- Você pode inserir os convidados a partir do nome em “adicionar participantes”. (É necessário pelo menos um participante).
- Além dos participantes, você pode convidar equipes do Teams em “Adicionar canal”.
- Clique em Salvar no canto superior direito da ferramenta.
Todos os convidados, tanto individuais quanto os integrantes das equipes serão notificados por e-mail com as informações que você disponibilizou sobre a reunião e o link para ingressar na mesma. Para isso, basta o convidado acessar seu e-mail na data e no horário marcado e clicar em “Join Microsoft Teams Meeting”. O convidado também poderá ingressar na reunião diretamente pelo calendário do Teams, localizando a agenda da reunião e clicando em Ingressar.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
e-mail: csa.agtic@ufpr.br
telefone: (41) 3361-3333
☛ ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
2. Como agendar uma reunião recorrente pelo Teams?
É possível agendar reunião recorrente pelo Teams inserindo a periodicidade em local específico.
- Faça Login no Office 365 (office.com) localize e acesse o Teams, ou entre no aplicativo do Teams instalado em seu computador.
- Ao entrar na ferramenta, procure por Calendário.
- Procure pela data em que você deseja realizar a reunião e clique em Nova reunião.
- Preencha as informações de título, horário, data, detalhes da reunião.
- Você pode inserir os convidados a partir do nome em “adicionar participantes”. (É necessário pelo menos um participante).
- Além dos participantes, você pode convidar equipes do Teams em “Adicionar canal”.
- No ícone
selecione a periodicidade (não se repete, todos os dias da semana, diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente ou personalizada).
- Clique em Salvar no canto superior direito da ferramenta.
Todos os convidados, tanto individuais quanto os integrantes das equipes serão notificados por e-mail com as informações que você disponibilizou sobre a reunião e o link para ingressar na mesma. Para isso, basta o convidado acessar seu e-mail na data e no horário marcado e clicar em “Join Microsoft Teams Meeting”. O convidado também poderá ingressar na reunião diretamente pelo calendário do Teams, localizando a agenda da reunião e clicando em Ingressar.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
e-mail: csa.agtic@ufpr.br
telefone: (41) 3361-3333
☛ ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
3. Como ingressar em um reunião pelo Teams?
Há várias maneiras de ingressar em uma reunião pelo Teams:
- A entrada pode ser feita pelo link automático enviado para o e-mail das pessoas convidadas. Basta clicar em Ingressar em Reunião do Microsoft Teams.
- Se a agenda foi realizada para uma equipe do Teams, o invite para a reunião com o link para ingressar estará disponível nas postagens gerais da equipe. Após acessar o invite, procure por Ingressar no canto direito superior da tela.
- O ingresso pode ser realizado também por meio de um link gerado pelo organizador, e compartilhado com os participantes antes da reunião.
Não conseguiu executar o passo a passo?
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telefone: (41) 3361-3333
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4. O Teams permite compartilhamento de documentos, fotos e vídeos?
Sim, há a possibilidade compartilhar arquivos pelo Teams, tanto em equipes, quanto no chat individual.
- Faça login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado.
- Em Equipes, localize aquela que deseja compartilhar arquivos.
- Acesse o chat da equipe (canal Geral).
- Na parte inferior da ferramenta, procure por Anexar.
- Localize e selecione o(s) arquivo(s) a ser(em) compartilhado(s) e clique em Abrir.
- Na parte inferior da ferramenta, clique em Enviar.
- Para acessar os arquivos compartilhados, clique em Arquivos na barra superior.
Não conseguiu executar o passo a passo?
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5. Como gravar uma reunião do Teams?
Para iniciar a gravação de uma reunião:
- Procure pelos controles de reunião e clique em mais opções
- Clique em iniciar gravação.
- Quando desejar interromper a gravação, procure pelos controles de reunião e clique em mais opções e depois em parar gravação.
- Após a pausa na gravação, o vídeo será processado (pode demorar uns instantes) e disponibilizado na plataforma Stream (acesso pelo Office 365). Além disso, é disponibilizado um link da gravação no chat da reunião que ficará disponível por sete dias.
☛ ATENÇÃO: O organizador da reunião é responsável por iniciar e pode parar a gravação quando desejar. No entanto, ela é mantida se o organizador eventualmente sair da reunião sem interrompê-la. A gravação para automaticamente quando todos saem da reunião e, em caso de permanência eventual de algum membro, a gravação é automaticamente interrompida após quatro horas de duração.
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6. Como fazer anotações durante as reuniões do Teams?
O Teams disponibiliza um chat para os integrantes da reunião.
Para acessá-lo:
As anotações podem ser realizadas por todos os integrantes da reunião.
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7. Como oferecer acesso aos convidados externos (sem e-mail @ufpr) em reuniões do Teams?
O organizador da reunião tem a opção de “ignorar o lobby” o que libera a entrada de todos os convidados externos (sem e-mail @ufpr) à reunião, sem precisar de aprovação.
Para permitir o acesso automático à reunião:
- Faça login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado
- Procure por Calendário
- Localize e clique sobre a reunião agendada.
- Localize e clique em opções de reunião.
- Na opção “quem pode ignorar o lobby” selecione Todos e clique em salvar.
Não conseguiu executar o passo a passo?
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8. Como criar uma enquete/votação simples pelo Teams?
Para criar uma votação simples (ou enquete) em uma equipe no Microsoft Teams:
- Faça Login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado.
- Localize a equipe na qual você deseja criar a votação.
- Acesse o chat da equipe (canal Geral).
- Na parte inferior da ferramenta, procure por Forms. Se não estiver na barra, procure nas extensões (três pontinhos).
- Crie suas perguntas e respostas e clique em avançar para dar continuidade.
- A votação ficará disponível no chat para que todos os integrantes da equipe possam responder. As respostas podem ser acompanhadas em tempo real, juntamente com o percentual de voto de cada uma delas.
- Para o organizador da votação, o resultado detalhado da votação (nome dos integrantes, tempo de resposta, etc) ficarão disponíveis na ferramenta Forms.
Todos os integrantes da equipe podem criar uma votação e as respostas gerais também ficarão disponíveis a todos. Porém, as respostas detalhadas citadas acima só ficarão disponíveis para o organizador.
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9. Como realizar download dos videos de reuniões ou sala de aulas do Teams?
Na plataforma, localize o vídeo que deseja realizar o download.
Clique em baixar:
O arquivo será baixado no seu equipamento.
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e-mail: csa.agtic@ufpr.br
telefone: (41) 3361-3333
☛ ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646
10. Como emitir a lista de participantes de uma reunião?
O Teams disponibiliza, para o organizador de uma reunião, uma planilha com informações sobre o horário de ingresso e saída dos participantes da reunião. Para obter a planilha, siga as instruções abaixo:
– Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis
– Clique no ícone Pessoas
A lista de participantes será apresentada à direita da janela de reunião, apresentando três opções: Gerenciar permissões, baixar lista de presença e fechar a lista de participantes.
– Clique sobre o ícone Baixar lista de presença
O download da planilha – contendo o nome completo dos participantes, as ações de cada participante (ingressou, saiu) e respectivas data/hora – é realizado automaticamente para a pasta Downloads (padrão Windows).
Não conseguiu executar o passo a passo?
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11. Como solicitar a palavra (levantar a mão) em uma reunião?
Durante a reunião, os participantes têm a opção de sinalizar quando desejam fazer algum comentário, clicando no ícone Levantar a mão.
Para o organizador da reunião, essas informações aparecem sinalizadas na lista de participantes. Para visualizar quem deseja fazer comentários:
– Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis
– Clique no ícone Pessoas
A lista de participantes da reunião é exibida, com a sinalização da mão levantada.
Não conseguiu executar o passo a passo?
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(41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646
12. Teams – Equipes de classe
12.1 – Como criar equipes de classe?
No Teams, localize – no menu lateral esquerdo – a opção Equipes.
Será apresentado o conjunto de equipes às quais o professor faz parte. No canto superior direito, clique em Criar uma equipe ou ingressar nela.
Será apresentada a tela de opções de ingresso ou criação de equipe. Clique em Criar uma equipe.
Na janela com as opções de equipe que podem ser criadas, selecione Classe.
A primeira tela apresenta informações sobre o conceito de equipe de classe e permite que o professor informe o nome da equipe e uma descrição.
Após informar o nome da equipe e a descrição, clique no botão Próximo. É apresentada a janela para adicionar os participantes (alunos e professores) da equipe.
Observe que existem dois tipos de participantes: Alunos e Professores. Esses tipos identificam o perfil de acesso dentro da equipe.
Para localizar um participante, digite o nome ou o e-mail @ufpr, selecione na lista e clique em Adicionar. Faça isso para os dois tipos de participantes, caso existam outros professores que irão compor a equipe. O criador da equipe receberá automaticamente o perfil de professor.
☛ ATENÇÃO! Se você adicionar um participante cujo e-mail não é @ufpr, ele terá acesso à equipe como convidado e não terá todos os recursos à disposição!
Após adicionar todos os participantes, clique em Fechar. A equipe está criada!!
12.2 – Como gerenciar a equipe?
Após criar a equipe, é possível gerenciá-la, criando canais, controlar acessos dos participantes, adicionar novos participantes, excluir participantes, entre outros.
Essa opção está disponível ao lado do nome da equipe, e para acessá-la basta clicar sobre os “três pontinhos”.
Ao selecionar a opção Gerenciar equipe, é apresentada a lista de membros (proprietários e convidados), contendo o nome, o título (cargo ou curso, no caso de alunos), marcas (quando houver), e função (proprietário, membro ou convidado). Essa tela permite designar um ou mais membros como proprietário, excluir membros e, ainda, adicionar novos membros (clicando no botão Adicionar membro).
Logo abaixo do nome da equipe, são apresentadas as abas de gerenciamento: Membros, Solicitações Pendentes, Canais, Configurações, Análise, Aplicativos.
Na aba Solicitações Pendentes, será apresentada a lista de pessoas que solicitaram para ingressar na equipe (quando houver).
Na aba Canais, é apresentada a lista de canais ativos e de canais excluídos da equipe, contendo o nome do canal, se ele é exibido para os membros, a descrição, o tipo e a informação da última atividade no canal. O canal Geral é criado automaticamente como tipo padrão e disponível a todos os membros da equipe.
Na aba Configurações é possível definir um tema para a equipe, gerenciar permissões de membros e convidados, definir perfis que podem ou não usar menções (@), gerenciar as preferências e seções do bloco de anotações, etc.
Na aba Análise, é possível visualizar as atividades da equipe, em números (por canal e período).
A aba Aplicativos apresenta uma lista de aplicativos Microsoft que podem ser utilizados na equipe de classe. Ao clicar sobre um aplicativo é possível visualizar a sua descrição e as possibilidades de uso.
12.3 – Como criar um canal na equipe?
Para criar um canal em uma equipe de classe, acesse o menu principal da equipe clicando sobre os “três pontinhos” e escolhendo a opção Adicionar canal (Fig.1)
É apresentada a janela para informar o nome do canal, sua descrição, e o nível de privacidade: Padrão (acessível para todos da equipe) ou Privado (acessível apenas para um grupo específico de pessoas da equipe). Quando escolhido o nível Padrão, a caixa de seleção “Mostrar este canal automaticamente na lista de canais de todos” é apresentada. Após as informações clique em Adicionar. (Fig.2)
Quando selecionado o nível de privacidade Privado, é apresentado o botão Próximo para que seja informada a lista de membros da equipe que poderão acessar o canal. (Fig.3)
Para um canal Padrão, a criação está concluída e todos os membros da equipe terão acesso a ele.
Para um canal Privado, a janela seguinte permite incluir tanto alunos quanto professores para comporem o canal. Após a inclusão dos participantes do canal, clique em Concluído. (Fig.4)
☛ ATENÇÃO! Você só poderá adicionar, no canal, membros participantes da equipe. Se for informado um nome que não é membro da equipe, o Teams emitirá uma mensagem de erro.
Após a criação do canal, ele será apresentado na lista de canais (Fig.5).
Diferentemente do canal Geral, os demais canais criados na equipe terão apenas as abas Postagens e Arquivos (Fig.6).
12.4 – Como adicionar novos membros à equipe?
Para adicionar novos membros a uma equipe de classe, acesse o menu principal da equipe clicando nos “três pontinhos” e escolhendo a opção Adicionar membro (Fig.1).
É apresentada a janela que permite adicionar novos membros à equipe – tanto alunos quanto professores (Fig.2).
Basta digitar o nome ou o e-mail da pessoa e clicar em Adicionar. Ao finalizar as inclusões, clique em Fechar.
12.5 – Como deixar de fazer parte de uma equipe?
Para deixar de fazer parte de uma equipe de classe, acesse o menu principal da equipe clicando nos “três pontinhos” e escolhendo a opção Sair (Fig.1).
Após sair de uma equipe, você perde acesso a todos os recursos disponíveis na equipe (arquivos e chat, entre outros). Somente um proprietário de equipe poderá adicioná-lo novamente.
☛ ATENÇÃO! Se você é o único proprietário da equipe, o Teams não permitirá que você saia sem antes designar um novo proprietário para gerenciar a equipe (Fig.2).
12.6 – Como editar uma equipe?
A opção Editar equipe (Fig.1) permite ao proprietário alterar o nome da equipe e adicionar e/ou alterar a imagem (avatar) que aparece ao lado do nome da equipe.
Ao selecionar, é apresentada a tela da Fig.2. Após efetuar as alterações, clique em Atualizar.
12.7 – O que é e como usar a guia “Postagens”?
A guia Postagens é o recurso de chat – disponível para todos os membros da equipe.
Para usar esse recurso, basta clicar sobre o botão Nova conversa (Fig.1). O cursor e demais recursos de texto ficarão visíveis e, para iniciar uma conversa, basta digitar a mensagem e clicar no ícone (Fig.2) para enviar (ou usar a tecla Enter).
Além dos recursos de chat, é possível também:
Formatar – ao clicar nessa opção, é apresentada as opções de formatação de texto para o chat (Fig.3), permitindo:
➔ Configurações padrão de texto (negrito, itálico, sublinhado, marcadores, cor de fonte, etc)
➔ Publicar a mesma mensagem em vários canais (quando existir mais de um)
➔ Destacar um assunto para a mensagem
➔ Marcar a mensagem como Importante!
➔ Inserir uma tabela
Anexar – permite compartilhar arquivos com todos os membros da equipe. O arquivo compartilhado ficará visível no chat e disponível também na guia Arquivos.
Emoji ,
Giphy e
Figurinha – recursos visuais para complementar o texto da mensagem.
Stream – recurso de compartilhamento de conteúdo (via url) do Microsoft Stream.
Elogiar – conjunto de selos (recurso visual) configurado com mensagens de elogio e/ou motivação.
Forms – permite a criação rápida de pesquisas e/ou enquetes usando os recursos do Microsoft Forms. Ao selecionar essa opção, é apresentada um janela que possibilita incluir uma pergunta e as opções de respostas (configurável para várias respostas). Além disso, possibilita definir o compartilhamento automático das respostas assim como o anonimato dos respondentes.
Extensões – apresenta um conjunto de aplicativos que podem ser utilizados na equipe – porém, fique atento, pois nem todas as extensões apresentadas estão liberadas pela licença adquirida.
☛ ATENÇÃO! Nem todos os recursos estarão disponíveis a todos os membros, pois a sua disponibilização é configurável pelo administrador da equipe.
Stream
1. Como fazer upload de vídeos para o Stream?
Na plataforma Stream, localize o menu Create / Upload video,
conforme apresentado no exemplo abaixo:
Ao clicar em Upload vídeo, é apresentada a tela a seguir. Arraste o vídeo para a tela ou clique em Browse para localizar e selecionar o arquivo a ser enviado para a plataforma:
A tela seguinte apresenta o andamento do upload, apresentando o percentual de carregamento do arquivo, o campo Name (para renomear o arquivo, se for o caso), o campo Description (para informar a descrição do arquivo, caso queira detalhar). A opção Video Language define a língua para a qual a plataforma gerará automaticamente as legendas do vídeo.
Após a conclusão do upload, é possível escolher o Thumbnail (imagem que servirá como miniatura do vídeo. É
possível escolher entre as disponíveis ou adicionar uma outra imagem clicando na janela .
Atenção! Se as permissões (Permissions) não forem selecionadas, automaticamente o vídeo ficará disponível apenas para o usuário que fez o upload. Então, ANTES de publicar o vídeo (Publish), clique em Permissions.
Será apresentada a seguinte tela:
Se for de interesse do usuário que todos da UFPR possam visualizar o vídeo, deverá selecionar “Allow everyone in your company to view this video”; Caso deseje compartilhar com apenas uma ou algumas pessoas (apenas os participantes da reunião, por exemplo), procure pelo(s) nome(s) desejados no campo “Search for people” (basta digitar o nome, clicar na lupa e selecionar):
Caso deseje compartilhar em um canal, clique sobre People, selecione Channels, digite o nome do canal que deseja localizar, clique sobre a lupa e selecione o canal correspondente:
Caso deseje compartilhar em um grupo, clique sobre People, selecione My Groups, digite o nome do grupo que deseja localizar, clique sobre a lupa e selecione o grupo correspondente:
Observe a tela de exemplo abaixo após as configurações de permissão escolhidas:
Observe que os dois primeiros estão selecionados como Owner, ou seja, são proprietários do vídeo e podem editar suas propriedades (inclusive de compartilhamento) e até excluí-lo. Os selecionados apenas como Display tem permissão apenas de visualização dos vídeos (enquanto permanecerem no canal ou grupo escolhidos).
Em Options, é possível configurar as opções:
Comments: se selecionado, todos com permissão para visualização poderão deixar comentários na plataforma; Noise supression: se selecionado, possibilita suprimir ruídos do vídeo (depende do tipo de vídeo);
Captions: se selecionado, irá reproduzir em texto o que é falado no vídeo, considerando a língua selecionada
em Vídeo Language e será exibido apenas na plataforma Stream (na lateral direita da visualização do vídeo);
Subtitles: permite fazer upload de arquivo de legenda, que será exibido apenas na plataforma Stream (na lateral direita da visualização do vídeo) e substituirá a opção Captions.
Ao clicar em Publish, o vídeo será publicado e a tela seguinte é apresentada:
Há ainda a opção Share. Ao clicar sobre ela, será gerado um link para compartilhamento do vídeo.
Atenção! Qualquer pessoa com o link poderá visualizá-lo, então avalie a utilização desse recurso.
Para visualizar o(s) seus vídeo(s), clique em My Content/Vídeos:
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telefone: (41) 3361-3333
☛ ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646
2. Como excluir um vídeo do Stream?
Para excluir um vídeo da plataforma Stream, siga os passos abaixo:
- No menu My content/Videos, localize o vídeo que deseja excluir, como no exemplo abaixo:
-
Observe que no lado direito de cada vídeo tem o menu de ações:
- Clique sobre os “três pontinhos” e localize a opção Delete:
☛ ATENÇÃO: Após a exclusão confirmada, não haverá maneira de recuperar o vídeo.
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telefone: (41) 3361-3333
☛ ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Outlook
1. Como abrir duas ou mais caixas de e-mail no Outlook?
Para abrir duas ou mais caixas de e-mail no Outlook logado apenas em uma conta de e-mail:
O titular da conta de e-mail deverá abrir um chamado (clique aqui), informando:
- endereço de e-mail a ser acessado;
- endereço de e-mail autorizado a acessar;
- nome completo e matrícula
☛ ATENÇÃO: Somente será liberado o acesso ao responsável pela conta de e-mail ou a terceiro, com a sua autorização.
Após a confirmação da liberação pelo chamado:
- Com o Outlook logado na sua conta, no canto superior direito, clique sobre a sua identificação (inicial ou foto) e, em seguida, escolha “Abrir outra caixa de correio“, conforme exemplo abaixo:
- Será apresentada a janela a seguir:
- Digite o endereço da conta de e-mail e clique em Abrir.
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