As principais dúvidas relacionadas ao Office 365 estão listadas aqui.
Acesse o Portal de Periódicos CAPES no endereço https://www.periodicos.capes.gov.br
2. No menu principal (superior, em azul), localize o link para a Comunidade Acadêmica Federada – CAFe (Fig. 2)
3. A tela a seguir apresenta a lista de instituições conveniadas à CAFe. Digite UFPR e clique sobre o nome que aparece na lista suspensa. Em seguida, clique em Enviar (Fig. 3)
4. É apresentada a tela de login. Informe o seu e-mail institucional (e-mail da UFPR) sem o @ufpr (a senha é a mesma utilizada para acesso ao e-mail).
5. Caso você não possua um e-mail institucional, deverá solicitá-lo acessando a Intranet – https://intranet.ufpr.br – clicar no link Solicitar Email e, após a aprovação do mesmo, prosseguir com o acesso ao portal.
6. Caso você não lembre seu e-mail institucional, siga as instruções do tópico E-mail – Não sei/não lembro meu e-mail.
7. Caso você tenha esquecido sua senha, siga as instruções do tópico E-mail – Como recuperar a senha do meu e-mail.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Você deve entrar em contato com a Central de Suporte e Atendimento em TIC (CSA) informando:
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
1.Acesse a Intranet (clique aqui)
2. No menu lateral esquerdo Funcionalidades, clique em Solicitar e-mail;
3. Leia atentamente as instruções da tela.
Se você não possui um e-mail alternativo cadastrado ou se precisar alterá-lo, clique aqui para ver como solucionar.
4. Informe o seu CPF;Informe o código fornecido na imagem;
5. Clique em Enviar.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
O e-mail alternativo é utilizado para a recuperação de senha do e-mail @ufpr, ou quando o usuário solicita alteração de senha pela Intranet.
Quando houver a necessidade de substituir o e-mail alternativo cadastrado em nossos sistemas, o usuário deverá abrir um chamado, seguindo as orientações abaixo:
Não conseguiu executar o passo a passo?
Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Não conseguiu executar o passo a passo?
Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Para recuperar a senha do e-mail, é necessário ter um e-mail alternativo cadastrado.
Se você não lembra ou não utiliza mais o e-mail alternativo cadastrado, consulte o item “Como incluir e/ou alterar meu e-mail alternativo?” nesta página.
Será enviada uma mensagem no e-mail alternativo cadastrado com mais instruções.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Uma conta de e-mail institucional é utilizada por unidades administrativas (setores, departamentos, coordenações etc.), projetos de pesquisa, eventos, etc. Este tipo de conta pode ser solicitado por servidores docentes e técnicos-administrativos com vínculo ativo com a UFPR.
☛ Todo conteúdo veiculado por esta conta é de responsabilidade do solicitante.
Para criar um e-mail institucional:
Não conseguiu executar o passo a passo?
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Para solicitar a transferência de responsabilidade de e-mail institucional/departamental, o atual responsável deverá abrir um chamado, seguindo as orientações abaixo:
Havendo documentação que comprove vínculo com a UFPR, é possível realizar o cadastro para a disponibilização de e-mail institucional para pessoas externas. Essa solicitação deve ser efetuada pela unidade responsável pelo vínculo, abrindo um chamado na Intranet com as seguintes informações:
CPF, nome civil completo, nome social completo (quando se aplica), data de nascimento, cidade de nascimento, endereço completo, nome completo da mãe, estado civil, órgão ou unidade de vínculo, data final do vínculo, diploma legal (documento formal de comprovação do vínculo).
☛ Essas informações são obrigatórias para a disponibilização do cadastro na base de dados.
Ao receber esse chamado, a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) deverá conferir se o documento de comprovação de vínculo foi anexada e encaminhar o chamado para a Coordenadoria de Software e Gestão de Dados (CSGD) realizar o cadastro na base de dados e concluir o chamado informando ao solicitante sobre a conclusão do cadastro.
Após a confirmação do cadastro, a pessoa externa deverá acessar a Intranet, clicar no link “Solicitar E-mail” e preencher os dados solicitados – seguindo corretamente as orientações em tela.
Caso ocorra algum problema ou erro durante o processo, o mesmo deverá ser reportado (se possível com print de tela) via chamado pelo responsável pelo vínculo da pessoa externa.
Não conseguiu executar o passo a passo?
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Para instalar o sistema SIE no seu computador ou laptop:
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Se você possui um vínculo com a UFPR (docente, técnico-administrativo ou terceirizado) e deseja solicitar acesso ao sistema SIE, siga as instruções abaixo:
RG
CPF
ESTADO CIVIL
DATA DE INGRESSO NA INSTITUIÇÃO
DATA DE NASCIMENTO
CIDADE e ESTADO DE NASCIMENTO
ESCOLARIDADE
CARGO
LOTAÇÃO/UNIDADE
RAMAL
MATRICULA DA UFPR
MATRICULA SIAPE
LOCAL DE TRABALHO
8. Em seguida, clique em Confirmar
9. O sistema irá gerar um número de chamado e você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação pelo sistema.
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta -feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
No sistema SIE, na tela de login (tela abaixo) clique na opção Esqueci minha senha e siga as instruções.
Por questões de segurança, recomendamos que se altere a senha de acesso ao SIE a cada 4 meses, pelo menos.
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Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta -feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
O acesso ao SIE só é possível com o sistema instalado no computador ou laptop do usuário.
Em atendimento à Portaria 722/R de 17/03/2020 (trabalho remoto), excepcionalmente foi liberado acesso remoto (via VPN e FORTIGATE) para os servidores da UFPR poderem realizar a instalação do sistema SIE em computadores fora da rede da UFPR.
Clique aqui para identificar qual o acesso indicado (de acordo com o sistema operacional de seu computador).
Atenção: A disponibilização de acesso remoto será finalizado após o encerramento de vigência da Portaria 722/R.
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☛ ATENÇÃO: A importação manual descrita aqui somente deverá ser realizada se houver indisponibilidade da importação automática realizada pelo sistema!
Acessar o site da Plataforma Lattes
Selecionar a opção de menu “Buscar Currículo”
Selecionar todas as bases
Digitar seu nome no campo texto e clicar em “Buscar”
Dos nomes retornados na busca, selecionar o seu nome
Clicar em “Currículo Lattes”
Clicar no botão “XML” para baixar seu currículo no formato XML
Digitar o código de segurança solicitado e clicar em submeter (ou confirmar)
Salvar o arquivo (.zip) em seu computador
Extrair o arquivo (.zip)
Nota:
Nesse momento, você terá o aquivo .xml do seu currículo. Esse é o arquivo que será importado para a aplicação.
Agora no módulo Progressão Docente, você deverá seguir os seguintes passos:
1. Acessar o Menu “Documento”
2. Utilizar a opção “Importar Lattes” e clicar em Selecionar
Comandar a carga do currículo Lattes, por meio do botão “Selecionar”
Nota:
Conforme a quantidade de documentos presentes e, consequentemente, o tamanho do arquivo XML, este processo poderá tomar vários segundos. Por favor, aguarde.
Confirmar a veracidade dos documentos e comandar a importação, clicando no botão “Importar”
Nota:
Após alguns segundos, o módulo Progressão Docente importará todos os itens registrados no currículo Lattes que pontuam para o processo de progressão. Este processo poderá tomar vários segundos.
Após a importação será apresentada a página para realizar a classificação dos artigos e capítulos de livros; diversos documentos poderão ser complementados na página para em seguida serem salvos por meio do botão “Salvar”; assim que as informações faltantes são gravadas, a página é atualizada para mostrar apenas os documentos ainda pendentes; este processo poderá ser interrompido e retomada em qualquer tempo por meio da opção “Classificar pendentes”.
➔ Importante:
Artigos de Pesquisa e Livros Publicados devem ser classificados quanto à atividade e ter informada sua data de publicação, informações não presentes no currículo Lattes, mas que são requisitos para a respectiva pontuação. A página de documentos pendentes somente mostrará aqueles documentos que precisam receber estas informações.
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Acessar o Menu “Documento” e selecionar a opção “Importar SIE”
Nota: Apenas os encargos didáticos lançados corretamente no SIE serão buscados pela aplicação. Para consultar como realizar o lançamento dos encargos didáticos no SIE, consulte o manual daquele sistema.
Selecionar os encargos didáticos a serem importados
Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.
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Acessar o Menu “Documento”, opção “Importar SIGEU”
Selecionar os documentos a serem importados relacionados a projetos de extensão
Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.
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Alguns tipos de documentos que pontuam para o processo de promoção ou progressão docente podem não estar no Lattes e nem ser buscados a partir de outros pontos de integração. Nesse caso, será necessário inserir o documento na aplicação através da funcionalidade “Inserir Documento”.
Acessar o Menu “Documento”, opção “Novo”
Preencher o campo obrigatório Nome
Preencher o campo Unidade Organizacional
Nota:
Unidade Organizacional é um campo “autocomplete”. Ao digitar parcialmente o nome da unidade organizacional, os nomes das unidades cadastradas serão exibidos. O docente deve selecionar a unidade mais adequada que, nesse caso, é o nome da unidade que emitiu o documento. Caso o documento seja emitido por uma unidade externa á UFPR, deixar o campo em branco.
Opcionalmente preencher o campo Descrição
Clicar em “Selecionar…” para escolher o arquivo comprobatório da atividade que está sendo inserida.
Nota:
Um documento pode beneficiar um ou mais docentes. Por exemplo, uma portaria pode designar o presidente, vice-presidente e demais membros de uma determinada comissão. Portanto, quando você inclui no sistema uma portaria, você pode relacionar essa portaria a todos os docentes por ela beneficiados.
Incluir os docentes que serão beneficiados pelo documento:
➔ Dica:
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Após a importação dos documentos ou a inclusão dos mesmos através da aplicação, você esta apto a abrir um novo processo solicitando sua progressão e/ou promoção na carreira funcional.
Acessar o Menu “Processo”, opção “Novo”
Selecionar o setor ao qual o docente está vinculado
Selecionar a modalidade
Nota: Por aceleração: consiste na progressão de qualquer nível da classe A para o primeiro nível de professor Assistente A pela apresentação do título de mestre ou professor Adjunto A pela apresentação do título de doutor. Regular: consiste na forma tradicional de evolução na carreira, horizontal ou vertical.
Com base na modalidade e nível desejado selecionados, a aplicação irá gerar uma lista de processos com propostas de datas de início e fim de interstício para cada um deles, distribuindo os documentos em cada processo com base nas datas de início e fim indicadas.
Clicar no ícone para:
Nota: A pontuação do documento no processo pode ser diferente da pontuação do documento da lista de documentos. Isso pode acontecer porque a pontuação do documento no processo é calculada proporcionalmente ao interstício ao qual o documento está relacionado.
Inserir no processo os documentos complementares exigidos para a progressão/promoção, mas que não pertençam ao interstício como, por exemplo, um documento de titulação (fora do interstício) ou um comprovante de atividades administrativas (no caso da progressão para o nível inicial da classe E, por exemplo, é necessário comprovar atividades administrativas exercidas ao longo da carreira e, portanto, não necessariamente pertencentes ao interstício do processo atual).
Nota: O campo de inclusão de documento complementar é um “autocomplete”. Para incluir um documento desse tipo, basta digitar parte do nome do documento previamente importado ou inserido através da funcionalidade “Inserir Documento”, selecionar o documento desejado e clicar no botão “Incluir Novo”.
Visualizar a pontuação total com base nos documento selecionados (a pontuação não inclui os documentos complementares).
Clicar no botão “Salvar” para confirmar a abertura do(s) processo(s).
Nota: Nesse momento, a aplicação irá validar se todos os requisitos exigidos para progressão/promoção foram alcançados. Em caso afirmativo, o processo será atribuído à Comissão Permanente de Pessoal Docente ou à Comissão Especial de Avaliação (conforme o nível de promoção), que analisará o conteúdo dos documentos inseridos no processo. Em caso negativo, a aplicação exibirá uma mensagem com uma lista dos requisitos exigidos e que não foram alcançados.
➔ Dica: Os processos abertos podem ser listados a partir do menu “Processo”, opção “Listar”. O acompanhamento do andamento do processo pode ser feito clicando-se no ícone “Visualizar” na lista de processos.
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta -feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
O cálculo de pontuação de carga horária das disciplinas é proporcional ao tempo delas dentro do interstício. Pontuações excedentes contarão para o próximo interstício, assim como pontuações ausentes já foram utilizadas para interstícios anteriores .
Entre em contato com a CPPD pelo e-mail cppd@ufpr.br.
Considerando que os departamentos são responsáveis pela inclusão do encargo didático no sistema SIE, orientamos os(as) docentes a entrarem em contato com seu departamento e solicitar a verificação para o período do interstício.
Após o departamento realizar os referidos ajustes, o(a) docente deverá refazer a importação.
Para registrar a frequência no período de trabalho remoto – amparado legalmente pela Instrução Normativa nº 21 de 16/03/2020, pela Portaria 721/R de 15/03/2020 e Pela Portaria 722/R de 17/03/2020), o servidor deverá efetuar registro manual de frequência, conforme segue:
O supervisor deverá aceitar os registros informando – no campo Justificativa do supervisor – a OS nº 002/PROGEPE, de 17/03/2020.
➔ Atenção: o registro manual só poderá ser efetuado no dia seguinte ao trabalhado.
➔Atualização: a partir de 01/02/2021 o sistema de frequência passou a aceitar o registro de fora da rede da UFPR, dispensando o registro manual.
(clique aqui para ler a notícia no site da Progepe).
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Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
☛ Somente supervisores de frequência podem alterar escalas de trabalho dos servidores sob a sua supervisão.
☛ Somente a PROGEPE pode alterar a jornada de trabalho dos servidores.
1.No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades Visualizar, Editar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
4. Selecione a ação Editar Escala. É apresentada a tela abaixo.
5. Nessa tela constam todos os registros de escala do servidor, com data inicial e final. O registro atual é aquele que está sem data final informada. Clique no botão lápis (Ação Editar) ao lado desse registro, informe a data final para a escala e clique no botão de confirmação (✓)
6. No campo Escala padrão, selecione a escala correspondente. O botão de pesquisa ao lado desse campo exibe os detalhes da escala selecionada – clique para visualizá-los.
7. No campo Data Inicial, informe a data de início da nova escala e clique no botão Adicionar.
8. A nova escala é apresentada na lista de escalas do servidor.
9. Clique no botão Salvar.
➔A data inicial da nova escala deve ser imediatamente posterior a data final da escala anterior.
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Após a homologação da frequência, somente a equipe de suporte da AGTIC pode reverter o registro.
Para solicitar esse serviço, é necessário abrir um chamado no sistema Chamados:
➔ A homologação da frequência é a consolidação da mesma no sistema – portanto somente solicite o seu cancelamento excepcionalmente!
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
1.No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades Visualizar, Editar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
4. Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:
5. No campo Supervisor digite o seu nome. O sistema irá apresentar uma lista suspensa com seu nome completo, selecione-o.
6. No campo Data inicial, informe a data de início da supervisão.
7. Clique em Adicionar. O seu nome e a data inicial informada deverão aparecer na lista de supervisores.
8. Clique em Salvar.
➔ Importante: Se você encerrar a supervisão anterior (atribuindo uma data final), lembre-se:
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Provavelmente existe alguma inconsistência nos registros de frequência ou na escala de trabalho do servidor.
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
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As entradas e saídas são registradas na tela inicial da aplicação de controle de frequência, podendo ainda ser acessada por meio do menu Registros > Registrar ponto
A tela para registro de entrada e saída exibe:
Observações:
Ainda precisa de ajuda?
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Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
A abertura de ocorrência de registro manual pode ser acessada por meio do menu Meus Registros > Registro Manual
Para realizar a abertura de uma ocorrência de registro manual, o servidor deve:
Observações:
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O Aplicativo de Frequência permite que o supervisor possa, em uma única ação de análise, definir quantas horas de um dia de trabalho deverão ser compensadas, abonadas ou descontadas (dependendo do caso).
Para isso, faça:
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
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☛ ATENÇÃO!
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E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
A UFPR disponibiliza acesso a rede sem fio (Wi-fi) de duas maneiras:
Rede EDUROAM
Rede UFPR_SEM_FIO
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Para solicitar o serviço de rede cabeada:
Para quaisquer problemas/solicitação de suprimentos relacionados às impressoras RICOH é necessário seguir o procedimento de abertura chamado, conforme descrito abaixo:
O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.
Clique aqui para acessar os vídeos de utilização de impressoras RICOH.
Clique aqui para acompanhar o planejamento de contratação das principais soluções de TIC realizado pela AGTIC.
O acesso ao sistema Helios e-Voting, tanto em ambiente de teste quanto em ambiente de produção, é efetuado usando as mesmas credenciais utilizadas para acessar a Intranet (e-mail institucional –sem o @ufpr – e senha).
Ao realizar o primeiro acesso, o usuário deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Serviços e Infraestrutura de TIC da AGTIC (CSI) pelos endereços csi@ufpr.br ou renato.vieira@ufpr.br (tanto pelo Teams quanto por e-mail) e informar qual ambiente acessou (se de teste ou de produção) e qual a credencial utilizada. Isso é necessário apenas no primeiro acesso, para que os administradores da ferramenta possam liberar o perfil de administrador.
☛ ATENÇÃO! Se o(a) usuário(a) criador(a) da eleição também for um(a) eleitor(a), deverá acessar o sistema com uma credencial de e-mail diferente daquela utilizada para votar.
Para acessar o ambiente de teste:
https://vote.teste.ufpr.br/
Para acessar o ambiente de produção:
https://vote.ufpr.br/
Para solicitar a criação de um subdomínio, é necessário abrir um processo no sistema SEI – tipo de processo “AGTIC: Solicitação de Subdomínio/Alteração de Responsável“, instruí-lo com o formulário “AGTIC: Solicitação de subdomínio” (devidamente preenchido e assinado) e enviá-lo para R/UFPR/PRA/AGTIC/CSGD.
Para iniciar o procedimento é necessário observar algumas recomendações:
➛ Não execute como Administrador;
➛ Remova qualquer antivírus instalado no equipamento, exceto se somente o Microsoft Defender Antivírus estiver instalado;
➛ Encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar procedimento.
➛ Acesse o endereço antivirus.ufpr.br e leia atenta e completamente o termo apresentado.
➛ Complete os campos solicitados marcando a concordância com o termo para registro do acordo conforme descrito no texto. Para certificação de acesso verdadeiro responda o reCAPTCHA apresentado e clique no botão ASSINAR E PROSSEGUIR.
Em seguida serão apresentadas as opções disponíveis para instalação do BITDEFENDER.
➛ Selecione, entre as opções para Windows, a plataforma correspondente ao sistema operacional do computador e aguarde o instalador ser baixado no equipamento.
➛ Abra o gerenciador de arquivos na pasta Downloads e localize o arquivo baixado.
➛ Clique 2x sobre o nome do arquivo e descompacte o conteúdo.
☛ ATENÇÃO! Dependendo do sistema operacional será necessário utilizar um descompactador específico (Sugestão: 7zip)
➛ Clique em Extrair mantendo as configurações da janela.
☛ ATENÇÃO! Caso seja utilizado o descompactador, selecione/crie uma pasta para extrair os arquivos (Sugestão: Bitdefender dentro da pasta Downloads).
➛ Execute o aplicativo destacado na janela.
➛ Clique em SIM para permitir alterações no dispositivo e acompanhe a instalação.
☛ ATENÇÃO! Para concluir a instalação corretamente reinicie o sistema AGORA caso seja solicitado.
Finalmente o computador está protegido com o antivírus BITDEFENDER versão para Windows.
Localize através do menu INICIAR ou pelo ícone no canto direito da barra de tarefas
OU
O console deverá apresentar o seguinte “Status” de proteção.
Caso alguma ocorrência necessite atenção o seguinte “Status” será apresentado.
Para solucionar clique no link da ocorrência e confira as ações a realizar.
☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Acesse a página: https://antivirus.ufpr.br
Leia as informações da página e em “Obtenha proteção agora! agora!” e clique no ícone azul “Instalar Bitdenfender”;
Leia o documento “Termo de aceite e consentimento”, marcando a opção “Li e concordo com o termo” e após, logo abaixo, passe seus dados de login da UFPR, usuário de e mail e senha , e clique no ícone azul Assinar e Prosseguir;
Abrirá a seguinte página: Download do Instalador Bitdender
Clique em Linux 64 bits ou Linux 32 bits conforme seu sistema operacional Linux e efetue o download.
Observação: Normalmente o padrão de máquinas atuais é 64bits.
☛ ATENÇÃO! Caso o navegador de um alerta selecione “Salvar Arquivo” e depois clique em “OK”.
Clique no ícone do lado esquerdo no final da tela e digite : “terminal”;
Clique em “Terminal“;
Abrirá o terminal do sistema Linux, conforme tela a seguir:
Digite o seguinte comando nessa tela: sudo su
Passe sua senha do usuário da máquina Linux e aperte a tecla Enter no teclado do computador:
Após se tornar root na máquina, digite o seguinte comando para acessar a pasta Downloads da máquina:
cd Downloads/
Já dentro da pasta Downloads será necessária descompactar o instalador através do comando:
tar xvf fullkit_unix64.tar
Observação: Caso seu sistema seja 32 bits o comando será:
tar xvf fullkit_unix32.tar
Realizado a descompactação do instalador será necessário dar permissão de escrita, leitura e gravação ao arquivo installer através do comando:
chmod 777 installer
Por último, vamos realizar a instalação de fato, com o comando:
./installer
☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.
Não conseguiu executar o passo a passo?
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Para iniciar o processo é necessário observar algumas recomendações:
➛ Remova qualquer antivírus instalado no equipamento e
➛ Encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar o procedimento.
Acesse o endereço https://antivirus.ufpr.br e leia atentamente o termo apresentado.
➛ Abra o “Finder” e localize o arquivo de instalação;
➛ Dê duplo clique ou selecione abrir (botão direito do mouse) sobre o arquivo.
➛ Repita o procedimento para abrir o arquivo antivírus_for_mac.pkg
➛ Na tela do instalador, clique em Continuar.
➛ Na próxima tela, clique em Instalar.
➛ Se a senha de administrador for solicitada, digite a senha e clique em “ Instalar Software“.
➛ Aguarde a instalação ser concluída e clique em “Fechar“.
➛ A primeira tela do BitDefender a ser exibida mostrará os módulos como inativos (“ Off ”), mas será atualizada em seguida, porém, é necessário dar acesso ao disco para que o aplicativo antivírus possa proteger o computador.
➛ Para conceder acesso ao disco ao BitDefender , clique sobre o ícone da Maçã e escolha “ Preferências do Sistema“.
➛ Abra a ferramenta “Segurança e Privacidade“.
➛ Clique na guia “Privacidade”, depois localize e clique sobre “Acesso Total ao Disco”. Clique no ícone do cadeado no rodapé da página para habilitar edição (a senha poderá ser solicitada). Em seguida, selecione a caixa de seleção “Endpoint Security for Mac“.
➛ Na tela abaixo, clique em “Encerrar e Reabrir ”. Em seguida, pode se fechar a janela do aplicativo “ Segurança e Privacidade“.
➛ Após concluída a etapa anterior, a mensagem “Your Mac is safe” será exibida na tela do antivírus. Caso ainda apareça a mensagem “You are at risk”, clique em “View Issues” para identificar o que ainda falta fazer. Até este momento da instalação, é possível que ainda não tenha sido realizada a primeira varredura completa do seu Mac, por isso a mensagem abaixo ainda pode não estar aparecendo para você. Nesse caso, você pode aguardar até que o antivírus a faça automaticamente (ou pode iniciá-la manualmente).
➛ Um ícone do BitDefender aparecerá na barra de ícones do seu Mac.
☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.
Não conseguiu executar o passo a passo?
Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:
E-mail: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)
Cada navegador apresenta em suas configurações avançadas a opção de bloquear ou liberar pop-up.
Listamos abaixo os procedimentos para os navegadores mais utilizados.
No canto superior direito, localize o menu Personalizar e controlar o Google ChromeClique e selecione Configurações
Em configurações, no menu à esquerda, escolha Privacidade e Segurança
Em Privacidade e Segurança, escolha Configurações do Site
Localize e selecione Pop-ups e redirecionamentos
Selecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.
No canto superior direito, localize o menu Configurações e maisClique e selecione Configurações
Será apresentada a janela de Configurações. No menu lateral esquerdo, localize e selecione Cookies e permissões de site
Localize e selecione Pop-ups e redirecionamentos
Selecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.
Para usuários do sistema Windows, a configuração para exibição de notificações pode ser configurada conforme segue: 1 – Para acessar o painel de notificações, clique no ícone de notificações localizado no canto inferior esquerdoClique e selecione Gerenciar configurações
Será apresentada a janela de configurações de Notificações e ações. Para desativar totalmente as notificações do Windows, deixe a chave de notificações com o status Desativado
Se preferir manter algumas notificações ativas, você pode selecionar quais os aplicativos e sistemas poderão enviar notificações. Para isso, deixe a chave de notificações com o status Ativado, e deslize o mouse para baixo para localizar os aplicativos que deseja ativar/desativar notificações.
Para solicitar a manutenção de equipamentos, você deve abrir um chamado na Intranet seguindo as orientações abaixo:
Não esqueça de informar todos os dados solicitados nas Instruções (que aparecerão quando você selecionar o tipo de serviço).
Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe de suporte:
Pelo Teams (ou e-mail) csa.agtic@ufpr.br
Pelo telefone: 3361-3333 (de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h)
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