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Precisa de ajuda?

Listamos aqui as respostas para as dúvidas mais comuns sobre os serviços de TIC. assim como manuais e guias necessários para o uso das soluções de TIC disponibilizados pela AGTIC.


Office365

As principais dúvidas relacionadas ao Office 365 estão listadas aqui.

Teams

1. Como agendar uma reunião pelo Teams?

É possível agendar reuniões com antecedência e convidar pessoas (por nome ou e-mail) e/ou equipes do Teams.

Para agendar uma reunião pelo Teams: 

  1. Faça Login no Office 365 (office.com) localize e acesse o Teams, ou entre no aplicativo do Teams instalado em seu computador.
  2. Ao entrar na ferramenta, procure por Calendário.  
  3. Procure pela data em que você deseja realizar a reunião e clique em Nova reunião. 
  4. Preencha as informações de título, horário, data, detalhes da reunião. 
  5. Você pode inserir os convidados a partir do nome em “adicionar participantes. (É necessário pelo menos um participante). 
  6. Além dos participantes, você pode convidar equipes do Teams em “Adicionar canal”. 
  7. Clique em Salvar no canto superior direito da ferramenta. 

Todos os convidados, tanto individuais quanto os integrantes das equipes serão notificados por e-mail com as informações que você disponibilizou sobre a reunião e o link para ingressar na mesma. Para isso, basta o convidado acessar seu e-mail na data e no horário marcado e clicar em “Join Microsoft Teams Meeting”. O convidado também poderá ingressar na reunião diretamente pelo calendário do Teams, localizando a agenda da reunião e clicando em Ingressar.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

2. Como agendar uma reunião recorrente pelo Teams?

É possível agendar reunião recorrente pelo Teams inserindo a periodicidade em local específico.

  1. Faça Login no Office 365 (office.com) localize e acesse o Teams, ou entre no aplicativo do Teams instalado em seu computador.
  2. Ao entrar na ferramenta, procure por Calendário.
  3. Procure pela data em que você deseja realizar a reunião e clique em Nova reunião. 
  4. Preencha as informações de título, horário, data, detalhes da reunião.  
  5. Você pode inserir os convidados a partir do nome em “adicionar participantes”. (É necessário pelo menos um participante). 
  6. Além dos participantes, você pode convidar equipes do Teams em “Adicionar canal”. 
  7. No ícone selecione a periodicidade (não se repete, todos os dias da semana, diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente ou personalizada). 
  8. Clique em Salvar no canto superior direito da ferramenta. 

Todos os convidados, tanto individuais quanto os integrantes das equipes serão notificados por e-mail com as informações que você disponibilizou sobre a reunião e o link para ingressar na mesma. Para isso, basta o convidado acessar seu e-mail na data e no horário marcado e clicar em “Join Microsoft Teams Meeting”. O convidado também poderá ingressar na reunião diretamente pelo calendário do Teams, localizando a agenda da reunião e clicando em Ingressar.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

3. Como ingressar em um reunião pelo Teams?

Há várias maneiras de ingressar em uma reunião pelo Teams: 

  • A entrada pode ser feita pelo link automático enviado para o e-mail das pessoas convidadas. Basta clicar em Ingressar em Reunião do Microsoft Teams. 
  • Se a agenda foi realizada para uma equipe do Teams, o invite para a reunião com o link para ingressar estará disponível nas postagens gerais da equipe. Após acessar o invite, procure por Ingressar no canto direito superior da tela. 
  • O ingresso pode ser realizado também por meio de um link gerado pelo organizador, e compartilhado com os participantes antes da reunião. 

Não conseguiu executar o passo a passo? 

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

4. O Teams permite compartilhamento de documentos, fotos e vídeos?

Sim, há a possibilidade compartilhar arquivos pelo Teams, tanto em equipes, quanto no chat individual. 

  1.  Faça login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado. 
  2. Em Equipes, localize aquela que deseja compartilhar arquivos.
  3. Acesse o chat da equipe (canal Geral). 
  4. Na parte inferior da ferramenta, procure por Anexar.
  5. Localize e selecione o(s) arquivo(s) a ser(em) compartilhado(s) e clique em Abrir.  
  6. Na parte inferior da ferramenta, clique em Enviar.  
  7. Para acessar os arquivos compartilhados, clique em Arquivos na barra superior. 

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5. Como gravar uma reunião do Teams?

Para iniciar a gravação de uma reunião: 

  1. Procure pelos controles de reunião e clique em mais opções 
  2. Clique em iniciar gravação. 
  3. Quando desejar interromper a gravação, procure pelos controles de reunião e clique em mais opções depois em parar gravação.
    • Após a pausa na gravação, o vídeo será processado (pode demorar uns instantes) e disponibilizado na plataforma Stream (acesso pelo Office 365). Além disso, é disponibilizado um link da gravação no chat da reunião que ficará disponível por sete dias.

ATENÇÃO: O organizador da reunião é responsável por iniciar e pode parar a gravação quando desejar. No entanto, ela é mantida se o organizador eventualmente sair da reunião sem interrompê-la. A gravação para automaticamente quando todos saem da reunião e, em caso de permanência eventual de algum membro, a gravação é automaticamente interrompida após quatro horas de duração. 


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6. Como fazer anotações durante as reuniões do Teams?

O Teams disponibiliza um chat para os integrantes da reunião.

Para acessá-lo:

  1. Inicie ou ingresse na reunião, procure por mais opções
  2. Clique em mostrar anotações da reunião. 

As anotações podem ser realizadas por todos os integrantes da reunião.


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7. Como oferecer acesso aos convidados externos (sem e-mail @ufpr) em reuniões do Teams?

O organizador da reunião tem a opção de “ignorar o lobby” o que libera a entrada de todos os convidados externos (sem e-mail @ufpr) à reunião, sem precisar de aprovação. 

Para permitir o acesso automático à reunião: 

  1. Faça login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado
  2. Procure por Calendário
  3. Localize e clique sobre a reunião agendada. 
  4. Localize e clique em opções de reunião. 
  5. Na opção “quem pode ignorar o lobby” selecione Todos e clique em salvar. 

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8. Como criar uma enquete/votação simples pelo Teams?

Para criar uma votação simples (ou enquete) em uma equipe no Microsoft Teams: 

  1. Faça Login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado. 
  2. Localize a equipe na qual você deseja criar a votação.  
  3. Acesse o chat da equipe (canal Geral). 
  4. Na parte inferior da ferramenta, procure por Forms. Se não estiver na barra, procure nas extensões (três pontinhos). 
  5. Crie suas perguntas e respostas e clique em avançar para dar continuidade. 
  6. A votação ficará disponível no chat para que todos os integrantes da equipe possam responder. As respostas podem ser acompanhadas em tempo real, juntamente com o percentual de voto de cada uma delas. 
  7. Para o organizador da votação, o resultado detalhado da votação (nome dos integrantes, tempo de resposta, etc) ficarão disponíveis na ferramenta Forms. 

Todos os integrantes da equipe podem criar uma votação e as respostas gerais também ficarão disponíveis a todos. Porém, as respostas detalhadas citadas acima só ficarão disponíveis para o organizador. 


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9. Como realizar download dos videos de reuniões ou sala de aulas do Teams?

Na plataforma, localize o vídeo que deseja realizar o download.

Clique em baixar:

O arquivo será baixado no seu equipamento.


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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

 ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646 

 

10. Como emitir a lista de participantes de uma reunião?

Teams disponibiliza, para o organizador de uma reunião, uma planilha com informações sobre o horário de ingresso e saída dos participantes da reunião. Para obter a planilha, siga as instruções abaixo: 

 – Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis 

– Clique no ícone Pessoas  

A lista de participantes será apresentada à direita da janela de reunião, apresentando três opções: Gerenciar permissões, baixar lista de presença e fechar a lista de participantes. 

– Clique sobre o ícone Baixar lista de presença 

O download da planilha – contendo o nome completo dos participantes, as ações de cada participante (ingressou, saiu) e respectivas data/hora – é realizado automaticamente para a pasta Downloads (padrão Windows). 


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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

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11. Como solicitar a palavra (levantar a mão) em uma reunião?

Durante a reunião, os participantes têm a opção de sinalizar quando desejam fazer algum comentário, clicando no ícone Levantar a mão. 

Para o organizador da reunião, essas informações aparecem sinalizadas na lista de participantes. Para visualizar quem deseja fazer comentários: 

– Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis 

– Clique no ícone Pessoas  

A lista de participantes da reunião é exibida, com a sinalização da mão levantada. 


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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

 ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones:
(41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646 

 

Stream

1. Como fazer upload de vídeos para o Stream?

Na plataforma Stream, localize o menu Create / Upload video,
conforme apresentado no exemplo abaixo:

Ao clicar em Upload vídeo, é apresentada a tela a seguir. Arraste o vídeo para a tela ou clique em Browse para localizar e selecionar o arquivo a ser enviado para a plataforma:

A tela seguinte apresenta o andamento do upload, apresentando o percentual de carregamento do arquivo, o campo Name (para renomear o arquivo, se for o caso), o campo Description (para informar a descrição do arquivo, caso queira detalhar). A opção Video Language define a língua para a qual a plataforma gerará automaticamente as legendas do vídeo.

Após a conclusão do upload, é possível escolher o Thumbnail (imagem que servirá como miniatura do vídeo. É
possível escolher entre as disponíveis ou adicionar uma outra imagem clicando na janela .

Atenção! Se as permissões (Permissions) não forem selecionadas, automaticamente o vídeo ficará disponível apenas para o usuário que fez o upload. Então, ANTES de publicar o vídeo (Publish), clique em Permissions.
Será apresentada a seguinte tela:

Se for de interesse do usuário que todos da UFPR possam visualizar o vídeo, deverá selecionar “Allow everyone in your company to view this video”; Caso deseje compartilhar com apenas uma ou algumas pessoas (apenas os participantes da reunião, por exemplo), procure pelo(s) nome(s) desejados no campo “Search for people” (basta digitar o nome, clicar na lupa e selecionar):

Caso deseje compartilhar em um canal, clique sobre People, selecione Channels, digite o nome do canal que deseja localizar, clique sobre a lupa e selecione o canal correspondente:

Caso deseje compartilhar em um grupo, clique sobre People, selecione My Groups, digite o nome do grupo que deseja localizar, clique sobre a lupa e selecione o grupo correspondente:

Observe a tela de exemplo abaixo após as configurações de permissão escolhidas:

Observe que os dois primeiros estão selecionados como Owner, ou seja, são proprietários do vídeo e podem editar suas propriedades (inclusive de compartilhamento) e até excluí-lo. Os selecionados apenas como Display tem permissão apenas de visualização dos vídeos (enquanto permanecerem no canal ou grupo escolhidos).

Em Options, é possível configurar as opções:

Comments: se selecionado, todos com permissão para visualização poderão deixar comentários na plataforma; Noise supression: se selecionado, possibilita suprimir ruídos do vídeo (depende do tipo de vídeo);
Captions: se selecionado, irá reproduzir em texto o que é falado no vídeo, considerando a língua selecionada
em Vídeo Language e será exibido apenas na plataforma Stream (na lateral direita da visualização do vídeo);
Subtitles: permite fazer upload de arquivo de legenda, que será exibido apenas na plataforma Stream (na lateral direita da visualização do vídeo) e substituirá a opção Captions.

Ao clicar em Publish, o vídeo será publicado e a tela seguinte é apresentada:


Há ainda a opção Share. Ao clicar sobre ela, será gerado um link para compartilhamento do vídeo.

Atenção! Qualquer pessoa com o link poderá visualizá-lo, então avalie a utilização desse recurso.
Para visualizar o(s) seus vídeo(s), clique em My Content/Vídeos:

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telefone: (41) 3361-3333

 ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646 

2. Como excluir um vídeo do Stream?

Para excluir um vídeo da plataforma Stream, siga os passos abaixo:

  1. No menu My content/Videos, localize o vídeo que deseja excluir, como no exemplo abaixo:
  2. Observe que no lado direito de cada vídeo tem o menu de ações:
  3. Clique sobre os “três pontinhos” e localize a opção Delete:

ATENÇÃO: Após a exclusão confirmada, não haverá maneira de recuperar o vídeo.


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Outlook

1. Como abrir duas ou mais caixas de e-mail no Outlook?

Para abrir duas ou mais caixas de e-mail no Outlook logado apenas em uma conta de e-mail:

O titular da conta de e-mail deverá abrir um chamado (clique aqui), informando:

  • endereço de e-mail a ser acessado;
  • endereço de e-mail autorizado a acessar;
  • nome completo e matrícula

ATENÇÃO: Somente será liberado o acesso ao responsável pela conta de e-mail ou a terceiro, com a sua autorização.

Após a confirmação da liberação pelo chamado:

  • Com o Outlook logado na sua conta, no canto superior direito, clique sobre a sua identificação (inicial ou foto) e, em seguida, escolha “Abrir outra caixa de correio“, conforme exemplo abaixo:
  • Será apresentada a janela a seguir:
  • Digite o endereço da conta de e-mail e clique em Abrir.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO:  Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.



E-mail

1. Não sei/ não lembro meu e-mail @ufpr. O que fazer?

Você deve entrar em contato com a Central de Suporte e Atendimento em TIC (CSA) informando:

  • CPF
  • Usuário UFPR (login de e-mail), SE SOUBER
  • E-mail alternativo a ser vinculado (para recuperação de senha)

Canais de contato com a CSA:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está executando suas atividades de forma remota através dos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h as 12h e das 14h às 18h.

2. Como criar um e-mail pessoal/profissional?

  1. Acesse a Intranet (clique aqui)
  2. No menu lateral esquerdo Funcionalidades, clique em Solicitar e-mail;
  3. Leia atentamente as instruções da tela.
    • Se você não possui um e-mail alternativo cadastrado ou se precisar alterá-lo, clique aqui para ver como solucionar.
  4. Informe o seu CPF;
  5. Informe o código fornecido na imagem;
  6. Clique em Enviar.

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

3. Como incluir e/ou alterar meu e-mail alternativo?

O e-mail alternativo é utilizado para a recuperação de senha do e-mail @ufpr, ou quando o usuário solicita alteração de senha pela Intranet.

Quando houver a necessidade de substituir o e-mail alternativo cadastrado em nossos sistemas, o usuário deverá abrir um chamado, seguindo as orientações abaixo:

  1. Acesse a Intranet (clique aqui) com seu login e senha de e-mail (sem o @ufpr);
  2. No menu lateral esquerdo “Sistemas“, escolha Chamados;
  3. No menu lateral esquerdo, escolha Abrir chamado;
  4. No campo Serviço, digite e-mail. O sistema irá mostrar a lista de serviços para e-mail – escolha Alteração de e-mail alternativo;
  5. No campo Título, informe o assunto do chamado – por exemplo: substituição de e-mail alternativo;
  6. Em seguida, no campo Detalhes da solicitação, informe o motivo, seus dados (GRR – se aluno, matrícula – se servidor ou docente) e o e-mail a ser cadastrado;
  7. Clique em Confirmar.
  8. O sistema irá fornecer um número de chamado para acompanhamento do atendimento.

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telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

4. Como alterar a senha do meu e-mail?

  1. Acesse a Intranet (clique aqui) com seu login e senha de e-mail pessoal/profissional (sem o @ufpr);
  2. No menu lateral esquerdo “Emails“, escolha Meus e-mails;
  3. É apresentada a lista dos e-mails sob a sua responsabilidade;
  4. Na coluna Ação, clique sobre o primeiro ícone (cadeado):
  5. Preencha os campos Senha atual, Senha nova e Senha nova (repetir) e clique em Enviar.

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5. Como recuperar a senha do meu e-mail?

Para recuperar a senha do e-mail, é necessário ter um e-mail alternativo cadastrado.

Se você não lembra ou não utiliza mais o e-mail alternativo cadastrado, clique aqui para saber como redefini-lo.

  1. Acesse a Intranet (clique aqui);
  2. No menu lateral esquerdo Funcionalidades, escolha Recuperar senha;
  3. Leia atentamente as instruções da tela;
  4. Preencha o campo Login da conta (sem o @ufpr.br);
  5. Preencha o campo CPF ou Passaporte (somente números);
  6. Informe o código de verificação apresentado na imagem (captcha);
  7. Clique em Enviar.

Será enviada uma mensagem no e-mail alternativo cadastrado com mais instruções.


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6. Como criar um e-mail institucional?

Uma conta de e-mail institucional é utilizada por unidades administrativas (setores, departamentos, coordenações etc), projetos de pesquisa, eventos etc. Este tipo de conta pode ser solicitado por servidores docentes e técnicos com vínculo ativo com a UFPR.
Todo conteúdo veiculado por esta conta é de responsabilidade do solicitante.

Para criar um e-mail institucional:

  1. Acesse a intranet (clique aqui) utilizando as suas credenciais de e-mail (sem o @ufpr.br);
  2. No menu lateral esquerdo, selecione Emails, e clique no submenu, Solicitar Email Institucional;
  3. Leia atentamente as instruções da tela, preencha todos os campos e clique em Salvar.

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

 ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646 


Sistema SIE

1. Como instalar o SIE?

Para instalar o sistema SIE no seu computador ou laptop:

  1. Clique aqui para fazer o download do arquivo instalador.
  2. Localize o arquivo (por padrão, deve estar na pasta Downloads), clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha “executar como Administrador”.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646

2. Como solicitar acesso ao sistema SIE?

Se você possui um vínculo com a UFPR (docente, técnico-administrativo ou terceirizado) e deseja solicitar acesso ao sistema SIE, siga as instruções abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o sistema Chamados
    • Você deverá informar seu usuário e senha da Intranet (e-mail institucional sem o @ufpr.br)
  2. No menu lateral esquerdo, selecione Abrir Chamado
  3. No campo Serviço, digite Cadastro no SIE. O sistema apresenta a lista de serviços disponíveis – selecione essa opção
  4. No campo Título, informe um título para o seu chamado (por exemplo: Solicitação de cadastro no sistema SIE)
  5. No espaço destinado aos detalhes do seu chamado, informe os seguintes dados:
    • RG
    • CPF
    • ESTADO CIVIL
    • DATA DE INGRESSO NA INSTITUIÇÃO
    • DATA DE NASCIMENTO
    • CIDADE e ESTADO DE NASCIMENTO
    • ESCOLARIDADE
    • CARGO
    • LOTAÇÃO/UNIDADE
    • RAMAL
    • MATRICULA DA UFPR
    • MATRICULA SIAPE
    • LOCAL DE TRABALHO
  6. Em seguida, clique em Confirmar
  7. O sistema irá gerar um número de chamado e você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação pelo sistema.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646

3. Como alterar minha senha no sistema SIE?

No sistema SIE, na tela de login (tela abaixo) clique na opção Esqueci minha senha e siga as instruções.

Por questões de segurança recomendamos que se altere a senha de acesso ao SIE a cada 4 meses, pelo menos.


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4. Como acessar o sistema SIE remotamente?

O acesso ao SIE só é possível com o sistema instalado no computador ou laptop do usuário.

Em atendimento à Portaria 722/R de 17/03/2020 (trabalho remoto), excepcionalmente foi liberado acesso remoto (via VPN e FORTIGATE) para os servidores da UFPR poderem realizar a instalação do sistema SIE em computadores fora da rede da UFPR.

Clique aqui para identificar qual o acesso indicado (de acordo com o sistema operacional de seu computador).

Atenção: A disponibilização de acesso remoto será finalizado após o encerramento de vigência da Portaria 722/R.


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Progressão Docente

1. Como importar documentos?

O primeiro passo para a instrução de um processo digital para solicitação da promoção ou progressão funcional do docente é a importação de documentos. Futuramente, outros pontos de integração serão suportados, mas inicialmente os documentos podem ser buscados de três fontes: Currículo Lattes, SIE e SIGEU.

Importando documentos do Lattes

ATENÇÃO: A importação manual descrita aqui somente deverá ser realizada se houver indisponibilidade da importação automática realizada pelo sistema!

 

Acessar o site da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/)

 

Selecionar a opção de menu “Buscar Currículo

 

Selecionar todas as bases

 

Digitar seu nome no campo texto e clicar em “Buscar

 

Dos nomes retornados na busca, selecionar o seu nome

Clicar em “Currículo Lattes

 

Clicar no botão “XML” para baixar seu currículo no formato XML

 

Digitar o código de segurança solicitado e clicar em submeter (ou confirmar)

Salvar o arquivo (.zip) em seu computador

Extrair o arquivo (.zip)

Nota:
Nesse momento, você terá o aquivo .xml do seu currículo. Esse é o arquivo que será importado para a aplicação.

Agora no módulo Progressão Docente, você deverá seguir os seguintes passos:

1. Acessar o Menu “Documento
2. Utilizar a opção “Importar Lattes” e clicar em Selecionar

Comandar a carga do currículo Lattes, por meio do botão “Selecionar

Nota:
Conforme a quantidade de documentos presentes e, consequentemente, o tamanho do arquivo XML, este processo poderá tomar vários segundos. Por favor, aguarde.

Confirmar a veracidade dos documentos e comandar a importação, clicando no botão “Importar

Nota:
Após alguns segundos, o módulo Progressão Docente importará todos os itens registrados no currículo Lattes que pontuam para o processo de progressão. Este processo poderá tomar vários segundos.

Após a importação será apresentada a página para realizar a classificação dos artigos e capítulos de livros; diversos documentos poderão ser complementados na página para em seguida serem salvos por meio do botão “Salvar”; assim que as informações faltantes são gravadas, a página é atualizada para mostrar apenas os documentos ainda pendentes; este processo poderá ser interrompido e retomada em qualquer tempo por meio da opção “Classificar pendentes”.

Importante:
Artigos de Pesquisa e Livros Publicados devem ser classificados quanto à atividade e ter informada sua data de publicação, informações não presentes no currículo Lattes, mas que são requisitos para a respectiva pontuação. A página de documentos pendentes somente mostrará aqueles documentos que precisam receber estas informações.


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Importando documentos do SIE

Acessar o Menu “Documento” a opção “Importar SIE

Nota:
Apenas os encargos didáticos lançados corretamente no SIE serão buscados pela aplicação. Para consultar como realizar o lançamento dos encargos didáticos no SIE, consulte o manual daquele sistema.

Selecionar os encargos didáticos a serem importados

Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.


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Importando documentos do SIGEU

Acessar o Menu “Documento”, opção “Importar SIGEU

Selecionar os documentos a serem importados relacionados a projetos de extensão

3. Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.


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2. Como inserir novos documentos?

Alguns tipos de documentos que pontuam para o processo de promoção ou progressão docente podem não estar no Lattes e nem ser buscados a partir de outros pontos de integração. Nesse caso, será necessário inserir o documento na aplicação através da funcionalidade “Inserir Documento”.

Acessar o Menu “Documento”, opção “Novo

Preencher o campo obrigatório Nome

Preencher o campo Unidade Organizacional

Nota:
Unidade Organizacional é um campo “autocomplete”. Ao digitar parcialmente o nome da unidade organizacional, os nomes das unidades cadastradas serão exibidos. O docente deve selecionar a unidade mais adequada que, nesse caso, é o nome da unidade que emitiu o documento. Caso o documento seja emitido por uma unidade externa á UFPR, deixar o campo em branco.

Opcionalmente preencher o campo Descrição

Clicar em “Selecionar…” para escolher o arquivo comprobatório da atividade que está sendo inserida.

Nota:
Um documento pode beneficiar um ou mais docentes. Por exemplo, uma portaria pode designar o presidente, vice-presidente e demais membros de uma determinada comissão. Portanto, quando você inclui no sistema uma portaria, você pode relacionar essa portaria a todos os docentes por ela beneficiados.

Incluir os docentes que serão beneficiados pelo documento:

  • Digitar o nome ou matrícula do docente
  • Escolher a data de início do documento (por exemplo, a data em que o documento foi emitido)
  • Opcionalmente, escolher a data de fim do documento (caso o documento tenha, por exemplo, uma data de validade)
  • Selecionar o campo e a atividade relacionada do documento e ao docente selecionado
  • Selecionar a quantidade (que pode ser em horas, ano, etc. Verificar a unidade no campo “Pontos/Unidade”)
  • Opcionalmente, marcar a opção REA, caso a atividade seja relacionada a um Recurso Educacional Aberto
  • Clicar no botão “Incluir Novo
  • Repetir os passos anteriores até que todos os docentes beneficiados pelo documento inserido tenham sido incluídos.

Marcar o termo de responsabilidade, caso esteja de acordo

Clicar no botão “Salvar” para concluir a inclusão do novo documento.

Dica:
Os documentos importados do Lattes, SIE ou SIGEU, bem como aqueles incluídos através da funcionalidade “Incluir Documento”, podem ser listados a partir do menu “Documento”, opção “Listar”. Os documentos inseridos podem ser visualizados clicando no ícone “Visualizar” na lista de documentos e podem ser alterados (desde que não incluídos em algum processo) clicando no ícone “Editar”.


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3. Como abrir um novo processo de progressão?

Após a importação dos documentos ou a inclusão dos mesmos através da aplicação, você esta apto a abrir um novo processo solicitando sua progressão e/ou promoção na carreira funcional.

Acessar o Menu “Processo”, opção “Novo

Selecionar o setor ao qual o docente está vinculado

Selecionar a modalidade

Nota:
Por aceleração: consiste na progressão de qualquer nível da classe A para o primeiro nível de professor Assistente A pela apresentação do título de mestre ou professor Adjunto A pela apresentação do título de doutor.
Regular: consiste na forma tradicional de evolução na carreira, horizontal ou vertical.

Com base na modalidade e nível desejado selecionados, a aplicação irá gerar uma lista de processos com propostas de datas de início e fim de interstício para cada um deles, distribuindo os documentos em cada processo com base nas datas de início e fim indicadas.

Clicar no ícone ▶ para:

  • Visualizar os requisitos para progressão ou promoção entre os níveis indicados na linha de cabeçalho do processo;
  • Visualizar/selecionar os documentos válidos no interstício (bem como suas respectivas quantidade e pontuação) indicados na linha de cabeçalho do processo.

Nota:
A pontuação do documento no processo pode ser diferente da pontuação do documento da lista de documentos. Isso pode acontecer porque a pontuação do documento no processo é calculada proporcionalmente ao interstício ao qual o documento está relacionado.

Inserir no processo os documentos complementares exigidos para a progressão/promoção, mas que não pertençam ao interstício como, por exemplo, um documento de titulação (fora do interstício) ou um comprovante de atividades
administrativas (no caso da progressão para o nível inicial da classe E, por exemplo, é necessário comprovar atividades administrativas exercidas ao longo da carreira e, portanto, não necessariamente pertencentes ao interstício do processo atual).

Nota:
O campo de inclusão de documento complementar é um “autocomplete”. Para incluir um documento desse tipo, basta digitar parte do nome do documento previamente importado ou inserido através da funcionalidade “Inserir Documento”, selecionar o documento desejado e clicar no botão “Incluir Novo”.

Visualizar a pontuação total com base nos documento selecionados (a pontuação não inclui os documentos complementares).

Clicar no botão “Salvar” para confirmar a abertura do(s) processo(s).

Nota:
Nesse momento, a aplicação irá validar se todos os requisitos exigidos para progressão/promoção foram alcançados. Em caso afirmativo, o processo será atribuído à Comissão Permanente de Pessoal Docente ou à Comissão Especial de Avaliação (conforme o nível de promoção), que analisará o conteúdo dos documentos inseridos no processo. Em caso negativo, a aplicação exibirá uma mensagem com uma lista dos requisitos exigidos e que não foram alcançados.

Dica:
Os processos abertos podem ser listados a partir do menu “Processo”, opção “Listar”. O acompanhamento do andamento do processo pode ser feito clicando-se no ícone “Visualizar” na lista de processos.


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4. Identifiquei inconsistências no cálculo de pontuação da carga horária. O que pode ter acontecido?

O cálculo de pontuação de carga horária das disciplinas é proporcional ao tempo delas dentro do interstício. Pontuações excedentes contarão para o próximo interstício, assim como pontuações ausentes já foram utilizadas para interstícios anteriores .

5. Sistema informa que a pontuação total do meu processo não cumpre o requisito mínimo para a progressão. O que fazer?

Entre em contato com a CPPD pelo e-mail cppd@ufpr.br.

6. Inconsistências de encargo didático após importação do sistema SIE. O que pode estar errado?

Considerando que os departamentos são responsáveis pela inclusão do encargo didático no sistema SIE, orientamos os(as) docentes entrarem em contato com seu departamento e solicitar a verificação para o período do interstício.

Após o departamento realizar os referidos ajustes, o(a) docente deverá refazer a importação.

 


Rede WI-FI

1. Como acessar a rede sem fio (Wi-Fi) da UFPR?

A UFPR disponibiliza acesso a rede sem fio (Wi-fi) de duas maneiras:

  1. Rede EDUROAM
  2. Rede UFPR_SEM_FIO
    • Trata-se de um serviço interno de conexão sem fio ofertado pela AGTIC. Para acessá-lo, basta utilizar o seu e-mail (sem o @ufpr.br).

Ainda precisa de ajuda? 

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Redes cabeadas

1. Como solicitar instalação e/ou manutenção de rede cabeada?

Para solicitar o serviço de rede cabeada:

  1. Acesse a intranet (clique aqui) usando as suas credenciais de e-mail (sem o @ufpr.br);
  2. No menu lateral esquerdo, escolha Chamados;
  3. Clique em Abrir Chamado;
  4. Preencha os campos da tela e clique em Confirmar.

Impressão e Digitalização

1. Como solicitar suporte ou suprimentos para impressora RICOH?

Para quaisquer problemas/solicitação de suprimentos relacionados às impressoras RICOH é necessário seguir o procedimento de abertura chamado, conforme descrito abaixo:

Acessar o sistema Chamados;

No menu lateral esquerdo, selecionar a opção Abrir Chamado;

No campo Serviço, digite suporte para impressoras. A medida que você vai digitando o nome do serviço, o sistema apresenta uma lista com os serviços cadastrados para você selecionar;

No campo Título, informe o assunto do seu chamado – por exemplo “Troca de toner”;

No espaço destinado aos detalhes do chamado, informe o problema/solicitação identificando o modelo do equipamento, o IP de acesso, o local de atendimento (campus, prédio, andar, bloco, etc), nome da pessoa responsável e o horário de atendimento;

Por fim, clique no botão Confirmar.

O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.


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2. Como utilizo as impressoras RICOH?

Clique aqui para acessar os vídeos de utilização de impressoras RICOH.


Ainda precisa de ajuda?

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3. Como instalo uma impressora RICOH? (para equipe técnica)

Clique aqui para acessar os manuais de instalação de impressoras RICOH


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Frequência do servidor

1. Como registrar a frequência no período de trabalho remoto?

Para registrar a frequência no período de trabalho remoto – amparado legalmente pela Instrução Normativa nº 21 de 16/03/2020, pela Portaria 721/R de 15/03/2020 e Pela Portaria 722/R de 17/03/2020), o servidor deverá efetuar registro manual  de frequência, conforme segue:

  1. No menu lateral esquerdo, escolher Meus Registros e, em seguida, Registro manual
  2. Informar os campos DataHorário de Entrada e Horário de Saída, respeitando o intervalo obrigatório (para jornada de 40h/semanais) – conforme IN nº 2, Art 5º § 2 (MPDG, 12/09/2018)
  3. No campo Justificativa do servidor, deverá informar os amparos legais: IN nº 21 de 16/03/2020, Portaria 721/R de 15/03/2020 e Portaria 722/R de 17/03/2020
  4. Clicar no botão Salvar.

O supervisor deverá aceitar os registros informando – no campo Justificativa do supervisor – a OS nº 002/PROGEPE, de 17/03/2020.

Atenção: o registro manual só poderá ser efetuado no dia seguinte ao trabalhado.


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2. Como alterar a escala de trabalho do servidor?

 Somente supervisores de frequência podem alterar escalas de trabalho dos servidores sob a sua supervisão.

 Somente a PROGEPE pode alterar a jornada de trabalho dos servidores.

 

  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Escala. É apresentada a tela abaixo.
  5. Nessa tela constam todos os registros de escala do servidor, com data inicial e final. O registro atual é aquele que está sem data final informada. Clique no botão lápis (Ação Editar) ao lado desse registro, informe a data final para a escala e clique no botão de confirmação ()
  6. No campo Escala padrão, selecione a escala correspondente. O botão de pesquisa ao lado desse campo exibe os detalhes da escala selecionada – clique para visualizá-los.
  7. No campo Data Inicial, informe a data de início da nova escala e clique no botão Adicionar.
  8. A nova escala é apresentada na lista de escalas do servidor.
  9. Clique no botão Salvar.

A data inicial da nova escala deve ser imediatamente posterior a data final da escala anterior.


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3. Como cancelar a homologação de frequência?

Após a homologação da frequência, somente a equipe de suporte da AGTIC pode reverter o registro.

Para solicitar esse serviço, é necessário abrir um chamado no sistema Chamados:

  1. Clique aqui para acessar o sistema Chamados
    • Você deverá informar seu usuário e senha da Intranet (e-mail institucional sem o @ufpr.br)
  2. No menu lateral esquerdo, selecione Abrir Chamado
  3. No campo Serviço, digite Frequência do Servidor. O sistema apresenta a lista de serviços disponíveis – selecione essa opção
  4. No campo Título, informe um título para o seu chamado (por exemplo: Solicitação de cancelamento de homologação)
  5. No espaço destinado aos detalhes do seu chamado, justifique sua solicitação e informe o nome completo e a matrícula do servidor, e o mês a ser cancelado.

A homologação da frequência é a consolidação da mesma no sistema – portanto somente solicite o seu cancelamento excepcionalmente!


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4. Como adicionar um servidor sob a minha supervisão?

  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:
  5. No campo Supervisor digite o seu nome. O sistema irá apresentar uma lista suspensa com seu nome completo, selecione-o.
  6. No campo Data inicial, informe a data de início da supervisão.
  7. Clique em Adicionar. O seu nome e a data inicial informada deverão aparecer na lista de supervisores.
  8. Clique em Salvar.

Importante: Se você encerrar a supervisão anterior (atribuindo uma data final), lembre-se:

  •  a data final deverá ser imediatamente anterior a data inicial da sua supervisão;
  • o supervisor anterior não terá mais acesso à supervisão do servidor. Portanto, verifique se não existem pendências de supervisão e, se for o caso, entre em contato com o supervisor anterior.

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5. Não consigo homologar a frequência do servidor. O que pode estar errado?

Provavelmente existe alguma inconsistência nos registros de frequência ou na escala de trabalho do servidor. Nesses casos o sistema apresenta, na coluna Situação, o status Consolidação Diária Pendente.

Você deve clicar na caixa de seleção ao lado da(s) data(s) que apresenta(m) esse status e clicar no botão Consolidar pendentes. O sistema irá atualizar a coluna Situação para Análise Ocorrência Pendente. Proceda a análise e efetue a homologação.

Se, ainda assim a coluna Situação apresentar o status Consolidação Diária Pendente, possivelmente o problema deve estar na escala de trabalho do servidor. Nesse caso, consulte o item Como alterar a escala de trabalho do servidor.

Quando trata-se de um servidor recém-ingresso, o sistema considera o mês completo para homologação. Nesse caso, o supervisor deverá abonar os dias que o servidor não trabalhou para poder homologar o primeiro mês.


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6. Como deixar de supervisionar a frequência de um servidor?

  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:
  5. Na lista de supervisores, encontre o seu nome e selecione a ação Editar (ícone lápis)
  6. Informe a data final (data que encerra a supervisão) e clique no botão de confirmação ()
  7. Clique no botão Salvar.

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7. Servidor tem registro de afastamento ou férias mas o sistema considera ausência de registro. O que fazer?

Frequentemente o lançamento de afastamentos, licenças ou férias é efetuado após o sistema de frequência calcular o mês de referência.

Nesse caso, o supervisor deverá marcar os dias em questão e selecionar o botão Cancelar/reprocessar selecionadas.

Automaticamente o sistema deixará de considerar essas datas como ausência de registro.


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8. Por que algumas datas não aparecem no resumo mensal?

Quando o servidor consulta o resumo mensal da sua frequência e não encontra algumas datas:

1 – o servidor efetuou uma jornada perfeita, o que significa que ele registrou a frequência com horários que refletem a sua escala de trabalho;

2 – o supervisor abonou a(s) data(s).

Para conferir essas informações o servidor deve acessar, no menu lateral esquerdo, a opção Meus registros e selecionar Folha ponto. Em seguida escolher o mês em referência para a verificação.


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9. Como registrar minhas entradas e saídas?

As entradas e saídas são registradas na tela inicial da aplicação de controle de frequência, podendo ainda ser acessada por meio do menu Registros > Registrar ponto

A tela para registro de entrada e saída exibe:

  1. Os detalhes do servidor, como nome, cargo, lotação, matrícula SIAPE/UFPR e jornada semanal.
  2. A lista de registros de entrada ou saída já efetuados no dia corrente, acompanhados do endereço IP do equipamento onde o registro foi efetuado.
  3. A data/hora atual
  4. Botões para registrar entrada e saída.

Observações:

  1. O botão com a próxima provável ação (registro de entrada ou saída) estará destacado em um tamanho maior. Assim, se nenhum registro foi efetuado no dia ou se o último registro efetuado foi uma saída, o botão em destaque será o “Registrar Entrada”. Analogamente, se o último registro efetuado foi uma entrada, o botão em destaque será o “Registrar Saída”.
  2. Os registros de entrada e saída podem ser realizados em qualquer equipamento dentro da Rede UFPR
  3. Os registros podem ser consultados a qualquer momento por meio do menu Frequências diárias > Minha Folha Ponto
  4. As saídas e entradas para almoço também devem ser registradas, de acordo com a IN nº 2, Art 5º § 2 (MPDG, 12/09/2018). O intervalo para o período de almoço é de, no mínimo 1(uma) hora e, no máximo 3(três) horas.

Ainda precisa de ajuda? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646.

10. Como abrir uma ocorrência de registro manual?

A abertura de ocorrência de registro manual pode ser acessada por meio do menu Meus Registros > Registro Manual

Para realizar a abertura de uma ocorrência de registro manual, o servidor deve:

  1. No campo data da ocorrência, informar o dia em que não foi possível realizar o registro ou que o registro foi realizado de forma incorreta.
  2. Na Lista dos registros de entrada/saída realizados no dia, informar todas as entradas e saídas do dia.
  3. No campo Justificativa do Servidor, apresentar o embasamento para a abertura da ocorrência de registro manual.
  4. No campo Lista de anexos, (opcionalmente) incluir arquivos que embasem abertura da ocorrência de registro manual. Para isso, informar a descrição do documento, clicar em “Selecionar…” para buscar o arquivo e depois clicar em “Adicionar”.
  5. Clicar em “Salvar”

Observações:

  1. Quando a data da ocorrência é selecionada, os registros em vigor para o dia (caso existam) são carregados no campo registros vigentes.
  2. Quando a data da ocorrência é selecionada, os registros em vigor para o dia (caso existam) são carregados no campo registros manuais, permitindo que o servidor altere apenas os registros efetuados incorretamente.
  3. A abertura de ocorrência de registro manual deve ser utilizada para casos em que o servidor esteve presente, mas que por algum motivo não foi possível realizar os registros de entrada/saída, seja por esquecimento do servidor, trabalho remoto ou indisponibilidade da aplicação.
  4. Ausências totais ou parciais devem ser justificadas por meio da funcionalidade “Meus Registros – Folha Ponto”.
  5. Em caso de dúvidas quanto à justificativa de ocorrências de ausência total ou parcial, consulte a seção do FAQ “Como justificar minhas ocorrências?”.
  6. Os registros informados nas ocorrências de registro manual passam a ser válidos apenas após a aprovação da chefia imediata.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

11. Como fazer uma análise de frequência combinada?

O Aplicativo de Frequência permite que o supervisor possa, em uma única ação de análise, definir quantas horas de um dia de trabalho deverão ser compensadas, abonadas ou descontadas (dependendo do caso) .

Para isso, faça:

  1.  Localize a data que deverá ter a ação combinada (compensação e abono, por exemplo) . No exemplo,
    apresentamos um registro do dia 24/12:

    • Observe que o sistema apresenta um débito de 8h para a data, no entanto – nessa data específica – foi considerado recesso a partir das 14h.
  2. Em situações como essa, o supervisor terá a opção de combinar ações para a data, conforme apresentado abaixo:
    • Ao selecionar a opção Combinar, o supervisor irá visualizar as opções para informar quantas horas deverão ser compensadas, abonadas ou descontadas em folha. No exemplo, o supervisor decidiu que irá abonar 3h, e o servidor deverá compensar as 5h restantes.
    • Na sequência, deverá clicar em Confirmar.
  3. Após o processamento, o sistema irá apresentar – para o exemplo apresentado – na coluna Desvio Original, o valor de 8h, e na coluna Desvio Final, o valor de 5h.
    • Isso significa que, das 8h devidas na data em questão, o sistema irá computar 5h para compensação (ou desconto, se for a escolha do supervisor).
    • Após isso, o supervisor poderá prosseguir com a homologação, como de costume.

Aplicativo Docentes

1. Como usar o aplicativo Docentes?

  1. Acesse Aplicativo Docentes pelo endereço: http:/intranet.ufpr.br/docente. 
  2. Digite seu e-mail e senha @ufpr.br, se for necessário. 
  3. Na tela inicial estarão as turmas ministradas em seu nome para o ano corrente, com informações de curso, código da disciplina, período, turma, ano, origem, status e ação. 
  4. Na coluna Status aparece a situação atual da turma, que pode ser turma criada, com pendencia(s), sem turma no Teams.
    •  
  5. Na coluna Ação você tem os recursos disponíveis para cada disciplina.
  6. Para comandar a criação de uma turma, clique no botão com engrenagem verde. 
  7. Outras opções de “Ação” permitem:
  8. O botão com a lupa mostrará detalhes da turma, especificamente os discentes matriculados até o momento e em que condição os mesmos se encontram em relação à equipe acadêmica do Teams.

ATENÇÃO! Observe que os alunos que não possuem e-mail UFPR estão destacados em vermelho. Isso significa que esses alunos não farão parte da equipe acadêmica no Teams, pois o Office 365 está vinculado ao e-mail UFPR.
Nesse caso, os mesmos deverão ser orientados a providenciar o e-mail – (instruções no link https://www.agtic.ufpr.br/portal/precisa-de-ajuda/ – Item E-mail, subitem 2). Isso não impedirá a criação da
turma, e tão logo os e-mails estejam criados, o(a) docente poderá acessar o aplicativo novamente, localizar a turma em questão e selecionar a ação Sincronizar para que esses alunos constem da equipe acadêmica do Teams!


Não conseguiu executar o passo a passo? 

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Contratação de soluções de TIC

Clique aqui para acompanhar o planejamento de contratação das principais soluções de TIC realizado pela AGTIC.


Serviço de eleição online

1. Como solicitar o serviço de eleição online?

1 – No SEI, abra um processo do tipo AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição e inclua o documento AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição; 

2 – Leia atentamente as instruções do documento e o preencha conforme orientado; 

3 – Envie o processo para PRA/AGTIC/CSI, com no mínimo 15 dias de antecedência da data de realização da eleição. 

2. Como acessar o sitema Helios e-Voting?

O acesso ao sistema Helios e-Voting, tanto em ambiente de teste quanto em ambiente de produção, é efetuado usando as mesmas credenciais utilizadas para acessar a Intranet (e-mail institucional sem o @ufpr e senha).

Ao realizar o primeiro acesso, o usuário deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Serviços e Infraestrutura de TIC da AGTIC (CSI) pelos endereços csi@ufpr.br ou renato.vieira@ufpr.br (tanto pelo Teams quanto por e-mail) e informar qual ambiente acessou (se de teste ou de produção) e qual a credencial utilizada. Isso é necessário apenas no primeiro acesso, para que os administradores da ferramenta possam liberar o perfil de administrador.

ATENÇÃO!  Se o(a) usuário(a) criador(a) da eleição também for um(a) eleitor(a), deverá acessar o sistema com uma credencial de e-mail diferente daquela utilizada para votar.

Para acessar o ambiente de teste:
https://vote.teste.ufpr.br/

Para acessar o ambiente de produção:
https://vote.ufpr.br/


 

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