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Precisa de ajuda?

Listamos aqui as respostas para as dúvidas mais comuns sobre os serviços de TIC. assim como manuais e guias necessários para o uso das soluções de TIC disponibilizados pela AGTIC.


Office365

As principais dúvidas relacionadas ao Office 365 estão listadas aqui.

Teams

1. Como agendar uma reunião pelo Teams?

É possível agendar reuniões com antecedência e convidar pessoas (por nome ou e-mail) e/ou equipes do Teams.

Para agendar uma reunião pelo Teams: 

  1. Faça Login no Office 365 (office.com) localize e acesse o Teams, ou entre no aplicativo do Teams instalado em seu computador.
  2. Ao entrar na ferramenta, procure por Calendário.  
  3. Procure pela data em que você deseja realizar a reunião e clique em Nova reunião. 
  4. Preencha as informações de título, horário, data, detalhes da reunião. 
  5. Você pode inserir os convidados a partir do nome em “adicionar participantes. (É necessário pelo menos um participante). 
  6. Além dos participantes, você pode convidar equipes do Teams em “Adicionar canal”. 
  7. Clique em Salvar no canto superior direito da ferramenta. 

Todos os convidados, tanto individuais quanto os integrantes das equipes serão notificados por e-mail com as informações que você disponibilizou sobre a reunião e o link para ingressar na mesma. Para isso, basta o convidado acessar seu e-mail na data e no horário marcado e clicar em “Join Microsoft Teams Meeting”. O convidado também poderá ingressar na reunião diretamente pelo calendário do Teams, localizando a agenda da reunião e clicando em Ingressar.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

2. Como agendar uma reunião recorrente pelo Teams?

É possível agendar reunião recorrente pelo Teams inserindo a periodicidade em local específico.

  1. Faça Login no Office 365 (office.com) localize e acesse o Teams, ou entre no aplicativo do Teams instalado em seu computador.
  2. Ao entrar na ferramenta, procure por Calendário.
  3. Procure pela data em que você deseja realizar a reunião e clique em Nova reunião. 
  4. Preencha as informações de título, horário, data, detalhes da reunião.  
  5. Você pode inserir os convidados a partir do nome em “adicionar participantes”. (É necessário pelo menos um participante). 
  6. Além dos participantes, você pode convidar equipes do Teams em “Adicionar canal”. 
  7. No ícone selecione a periodicidade (não se repete, todos os dias da semana, diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente ou personalizada). 
  8. Clique em Salvar no canto superior direito da ferramenta. 

Todos os convidados, tanto individuais quanto os integrantes das equipes serão notificados por e-mail com as informações que você disponibilizou sobre a reunião e o link para ingressar na mesma. Para isso, basta o convidado acessar seu e-mail na data e no horário marcado e clicar em “Join Microsoft Teams Meeting”. O convidado também poderá ingressar na reunião diretamente pelo calendário do Teams, localizando a agenda da reunião e clicando em Ingressar.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

3. Como ingressar em um reunião pelo Teams?

Há várias maneiras de ingressar em uma reunião pelo Teams: 

  • A entrada pode ser feita pelo link automático enviado para o e-mail das pessoas convidadas. Basta clicar em Ingressar em Reunião do Microsoft Teams. 
  • Se a agenda foi realizada para uma equipe do Teams, o invite para a reunião com o link para ingressar estará disponível nas postagens gerais da equipe. Após acessar o invite, procure por Ingressar no canto direito superior da tela. 
  • O ingresso pode ser realizado também por meio de um link gerado pelo organizador, e compartilhado com os participantes antes da reunião. 

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

4. O Teams permite compartilhamento de documentos, fotos e vídeos?

Sim, há a possibilidade compartilhar arquivos pelo Teams, tanto em equipes, quanto no chat individual. 

  1.  Faça login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado. 
  2. Em Equipes, localize aquela que deseja compartilhar arquivos.
  3. Acesse o chat da equipe (canal Geral). 
  4. Na parte inferior da ferramenta, procure por Anexar.
  5. Localize e selecione o(s) arquivo(s) a ser(em) compartilhado(s) e clique em Abrir.  
  6. Na parte inferior da ferramenta, clique em Enviar.  
  7. Para acessar os arquivos compartilhados, clique em Arquivos na barra superior. 

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

5. Como gravar uma reunião do Teams?

Para iniciar a gravação de uma reunião: 

  1. Procure pelos controles de reunião e clique em mais opções 
  2. Clique em iniciar gravação. 
  3. Quando desejar interromper a gravação, procure pelos controles de reunião e clique em mais opções depois em parar gravação.
    • Após a pausa na gravação, o vídeo será processado (pode demorar uns instantes) e disponibilizado na plataforma Stream (acesso pelo Office 365). Além disso, é disponibilizado um link da gravação no chat da reunião que ficará disponível por sete dias.

ATENÇÃO: O organizador da reunião é responsável por iniciar e pode parar a gravação quando desejar. No entanto, ela é mantida se o organizador eventualmente sair da reunião sem interrompê-la. A gravação para automaticamente quando todos saem da reunião e, em caso de permanência eventual de algum membro, a gravação é automaticamente interrompida após quatro horas de duração. 


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6. Como fazer anotações durante as reuniões do Teams?

O Teams disponibiliza um chat para os integrantes da reunião.

Para acessá-lo:

  1. Inicie ou ingresse na reunião, procure por mais opções
  2. Clique em mostrar anotações da reunião. 

As anotações podem ser realizadas por todos os integrantes da reunião.


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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

7. Como oferecer acesso aos convidados externos (sem e-mail @ufpr) em reuniões do Teams?

O organizador da reunião tem a opção de “ignorar o lobby” o que libera a entrada de todos os convidados externos (sem e-mail @ufpr) à reunião, sem precisar de aprovação. 

Para permitir o acesso automático à reunião: 

  1. Faça login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado
  2. Procure por Calendário
  3. Localize e clique sobre a reunião agendada. 
  4. Localize e clique em opções de reunião. 
  5. Na opção “quem pode ignorar o lobby” selecione Todos e clique em salvar. 

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8. Como criar uma enquete/votação simples pelo Teams?

Para criar uma votação simples (ou enquete) em uma equipe no Microsoft Teams: 

  1. Faça Login no Office 365 (office.com) ou entre no aplicativo do Teams instalado. 
  2. Localize a equipe na qual você deseja criar a votação.  
  3. Acesse o chat da equipe (canal Geral). 
  4. Na parte inferior da ferramenta, procure por Forms. Se não estiver na barra, procure nas extensões (três pontinhos). 
  5. Crie suas perguntas e respostas e clique em avançar para dar continuidade. 
  6. A votação ficará disponível no chat para que todos os integrantes da equipe possam responder. As respostas podem ser acompanhadas em tempo real, juntamente com o percentual de voto de cada uma delas. 
  7. Para o organizador da votação, o resultado detalhado da votação (nome dos integrantes, tempo de resposta, etc) ficarão disponíveis na ferramenta Forms. 

Todos os integrantes da equipe podem criar uma votação e as respostas gerais também ficarão disponíveis a todos. Porém, as respostas detalhadas citadas acima só ficarão disponíveis para o organizador. 


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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.



E-mail

1. Não sei/ não lembro meu e-mail @ufpr. O que fazer?

Você deve entrar em contato com a Central de Suporte e Atendimento em TIC (CSA) informando:

  • CPF
  • Usuário UFPR (login de e-mail), SE SOUBER
  • E-mail alternativo a ser vinculado (para recuperação de senha)

Canais de contato com a CSA:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está executando suas atividades de forma remota através dos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h as 12h e das 14h às 18h.

2. Como criar um e-mail pessoal/profissional?

  1. Acesse a Intranet (clique aqui)
  2. No menu lateral esquerdo Funcionalidades, clique em Solicitar e-mail;
  3. Leia atentamente as instruções da tela.
    • Se você não possui um e-mail alternativo cadastrado ou se precisar alterá-lo, clique aqui para ver como solucionar.
  4. Informe o seu CPF;
  5. Informe o código fornecido na imagem;
  6. Clique em Enviar.

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

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3. Como incluir e/ou alterar meu e-mail alternativo?

O e-mail alternativo é utilizado para a recuperação de senha do e-mail @ufpr, ou quando o usuário solicita alteração de senha pela Intranet.

Quando houver a necessidade de substituir o e-mail alternativo cadastrado em nossos sistemas, o usuário deverá abrir um chamado, seguindo as orientações abaixo:

  1. Acesse a Intranet (clique aqui) com seu login e senha de e-mail (sem o @ufpr);
  2. No menu lateral esquerdo “Sistemas“, escolha Chamados;
  3. No menu lateral esquerdo, escolha Abrir chamado;
  4. No campo Serviço, digite e-mail. O sistema irá mostrar a lista de serviços para e-mail – escolha Alteração de e-mail alternativo;
  5. No campo Título, informe o assunto do chamado – por exemplo: substituição de e-mail alternativo;
  6. Em seguida, no campo Detalhes da solicitação, informe o motivo, seus dados (GRR – se aluno, matrícula – se servidor ou docente) e o e-mail a ser cadastrado;
  7. Clique em Confirmar.
  8. O sistema irá fornecer um número de chamado para acompanhamento do atendimento.

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ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

4. Como alterar a senha do meu e-mail?

  1. Acesse a Intranet (clique aqui) com seu login e senha de e-mail pessoal/profissional (sem o @ufpr);
  2. No menu lateral esquerdo “Emails“, escolha Meus e-mails;
  3. É apresentada a lista dos e-mails sob a sua responsabilidade;
  4. Na coluna Ação, clique sobre o primeiro ícone (cadeado):
  5. Preencha os campos Senha atual, Senha nova e Senha nova (repetir) e clique em Enviar.

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

5. Como recuperar a senha do meu e-mail?

Para recuperar a senha do e-mail, é necessário ter um e-mail alternativo cadastrado.

Se você não lembra ou não utiliza mais o e-mail alternativo cadastrado, clique aqui para saber como redefini-lo.

  1. Acesse a Intranet (clique aqui);
  2. No menu lateral esquerdo Funcionalidades, escolha Recuperar senha;
  3. Leia atentamente as instruções da tela;
  4. Preencha o campo Login da conta (sem o @ufpr.br);
  5. Preencha o campo CPF ou Passaporte (somente números);
  6. Informe o código de verificação apresentado na imagem (captcha);
  7. Clique em Enviar.

Será enviada uma mensagem no e-mail alternativo cadastrado com mais instruções.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Sistema SIE

1. Como instalar o SIE?

Para instalar o sistema SIE no seu computador ou laptop:

  1. Clique aqui para fazer o download do arquivo instalador.
  2. Localize o arquivo (por padrão, deve estar na pasta Downloads), clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha “executar como Administrador”.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646

2. Como solicitar acesso ao sistema SIE?

Se você possui um vínculo com a UFPR (docente, técnico-administrativo ou terceirizado) e deseja solicitar acesso ao sistema SIE, siga as instruções abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o sistema Chamados
    • Você deverá informar seu usuário e senha da Intranet (e-mail institucional sem o @ufpr.br)
  2. No menu lateral esquerdo, selecione Abrir Chamado
  3. No campo Serviço, digite Cadastro no SIE. O sistema apresenta a lista de serviços disponíveis – selecione essa opção
  4. No campo Título, informe um título para o seu chamado (por exemplo: Solicitação de cadastro no sistema SIE)
  5. No espaço destinado aos detalhes do seu chamado, informe os seguintes dados:
    • RG
    • CPF
    • ESTADO CIVIL
    • DATA DE INGRESSO NA INSTITUIÇÃO
    • DATA DE NASCIMENTO
    • CIDADE e ESTADO DE NASCIMENTO
    • ESCOLARIDADE
    • CARGO
    • LOTAÇÃO/UNIDADE
    • RAMAL
    • MATRICULA DA UFPR
    • MATRICULA SIAPE
    • LOCAL DE TRABALHO
  6. Em seguida, clique em Confirmar
  7. O sistema irá gerar um número de chamado e você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação pelo sistema.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646

3. Como alterar minha senha no sistema SIE?

No sistema SIE, na tela de login (tela abaixo) clique na opção Esqueci minha senha e siga as instruções.

Por questões de segurança recomendamos que se altere a senha de acesso ao SIE a cada 4 meses, pelo menos.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646

4. Como acessar o sistema SIE remotamente?

O acesso ao SIE só é possível com o sistema instalado no computador ou laptop do usuário.

Em atendimento à Portaria 722/R de 17/03/2020 (trabalho remoto), excepcionalmente foi liberado acesso remoto (via VPN e FORTIGATE) para os servidores da UFPR poderem realizar a instalação do sistema SIE em computadores fora da rede da UFPR.

Clique aqui para identificar qual o acesso indicado (de acordo com o sistema operacional de seu computador).

Atenção: A disponibilização de acesso remoto será finalizado após o encerramento de vigência da Portaria 722/R.


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telefone: (41) 3361-3333

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Progressão Docente

1. Como importar documentos?

O primeiro passo para a instrução de um processo digital para solicitação da promoção ou progressão funcional do docente é a importação de documentos. Futuramente, outros pontos de integração serão suportados, mas inicialmente os documentos podem ser buscados de três fontes: Currículo Lattes, SIE e SIGEU.

Importando documentos do Lattes

ATENÇÃO: A importação manual descrita aqui somente deverá ser realizada se houver indisponibilidade da importação automática realizada pelo sistema!

 

Acessar o site da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/)

 

Selecionar a opção de menu “Buscar Currículo

 

Selecionar todas as bases

 

Digitar seu nome no campo texto e clicar em “Buscar

 

Dos nomes retornados na busca, selecionar o seu nome

Clicar em “Currículo Lattes

 

Clicar no botão “XML” para baixar seu currículo no formato XML

 

Digitar o código de segurança solicitado e clicar em submeter (ou confirmar)

Salvar o arquivo (.zip) em seu computador

Extrair o arquivo (.zip)

Nota:
Nesse momento, você terá o aquivo .xml do seu currículo. Esse é o arquivo que será importado para a aplicação.

Agora no módulo Progressão Docente, você deverá seguir os seguintes passos:

1. Acessar o Menu “Documento
2. Utilizar a opção “Importar Lattes” e clicar em Selecionar

Comandar a carga do currículo Lattes, por meio do botão “Selecionar

Nota:
Conforme a quantidade de documentos presentes e, consequentemente, o tamanho do arquivo XML, este processo poderá tomar vários segundos. Por favor, aguarde.

Confirmar a veracidade dos documentos e comandar a importação, clicando no botão “Importar

Nota:
Após alguns segundos, o módulo Progressão Docente importará todos os itens registrados no currículo Lattes que pontuam para o processo de progressão. Este processo poderá tomar vários segundos.

Após a importação será apresentada a página para realizar a classificação dos artigos e capítulos de livros; diversos documentos poderão ser complementados na página para em seguida serem salvos por meio do botão “Salvar”; assim que as informações faltantes são gravadas, a página é atualizada para mostrar apenas os documentos ainda pendentes; este processo poderá ser interrompido e retomada em qualquer tempo por meio da opção “Classificar pendentes”.

Importante:
Artigos de Pesquisa e Livros Publicados devem ser classificados quanto à atividade e ter informada sua data de publicação, informações não presentes no currículo Lattes, mas que são requisitos para a respectiva pontuação. A página de documentos pendentes somente mostrará aqueles documentos que precisam receber estas informações.


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e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

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Importando documentos do SIE

Acessar o Menu “Documento” a opção “Importar SIE

Nota:
Apenas os encargos didáticos lançados corretamente no SIE serão buscados pela aplicação. Para consultar como realizar o lançamento dos encargos didáticos no SIE, consulte o manual daquele sistema.

Selecionar os encargos didáticos a serem importados

Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.


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Importando documentos do SIGEU

Acessar o Menu “Documento”, opção “Importar SIGEU

Selecionar os documentos a serem importados relacionados a projetos de extensão

3. Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.


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2. Como inserir novos documentos?

Alguns tipos de documentos que pontuam para o processo de promoção ou progressão docente podem não estar no Lattes e nem ser buscados a partir de outros pontos de integração. Nesse caso, será necessário inserir o documento na aplicação através da funcionalidade “Inserir Documento”.

Acessar o Menu “Documento”, opção “Novo

Preencher o campo obrigatório Nome

Preencher o campo Unidade Organizacional

Nota:
Unidade Organizacional é um campo “autocomplete”. Ao digitar parcialmente o nome da unidade organizacional, os nomes das unidades cadastradas serão exibidos. O docente deve selecionar a unidade mais adequada que, nesse caso, é o nome da unidade que emitiu o documento. Caso o documento seja emitido por uma unidade externa á UFPR, deixar o campo em branco.

Opcionalmente preencher o campo Descrição

Clicar em “Selecionar…” para escolher o arquivo comprobatório da atividade que está sendo inserida.

Nota:
Um documento pode beneficiar um ou mais docentes. Por exemplo, uma portaria pode designar o presidente, vice-presidente e demais membros de uma determinada comissão. Portanto, quando você inclui no sistema uma portaria, você pode relacionar essa portaria a todos os docentes por ela beneficiados.

Incluir os docentes que serão beneficiados pelo documento:

  • Digitar o nome ou matrícula do docente
  • Escolher a data de início do documento (por exemplo, a data em que o documento foi emitido)
  • Opcionalmente, escolher a data de fim do documento (caso o documento tenha, por exemplo, uma data de validade)
  • Selecionar o campo e a atividade relacionada do documento e ao docente selecionado
  • Selecionar a quantidade (que pode ser em horas, ano, etc. Verificar a unidade no campo “Pontos/Unidade”)
  • Opcionalmente, marcar a opção REA, caso a atividade seja relacionada a um Recurso Educacional Aberto
  • Clicar no botão “Incluir Novo
  • Repetir os passos anteriores até que todos os docentes beneficiados pelo documento inserido tenham sido incluídos.

Marcar o termo de responsabilidade, caso esteja de acordo

Clicar no botão “Salvar” para concluir a inclusão do novo documento.

Dica:
Os documentos importados do Lattes, SIE ou SIGEU, bem como aqueles incluídos através da funcionalidade “Incluir Documento”, podem ser listados a partir do menu “Documento”, opção “Listar”. Os documentos inseridos podem ser visualizados clicando no ícone “Visualizar” na lista de documentos e podem ser alterados (desde que não incluídos em algum processo) clicando no ícone “Editar”.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646.

3. Como abrir um novo processo de progressão?

Após a importação dos documentos ou a inclusão dos mesmos através da aplicação, você esta apto a abrir um novo processo solicitando sua progressão e/ou promoção na carreira funcional.

Acessar o Menu “Processo”, opção “Novo

Selecionar o setor ao qual o docente está vinculado

Selecionar a modalidade

Nota:
Por aceleração: consiste na progressão de qualquer nível da classe A para o primeiro nível de professor Assistente A pela apresentação do título de mestre ou professor Adjunto A pela apresentação do título de doutor.
Regular: consiste na forma tradicional de evolução na carreira, horizontal ou vertical.

Com base na modalidade e nível desejado selecionados, a aplicação irá gerar uma lista de processos com propostas de datas de início e fim de interstício para cada um deles, distribuindo os documentos em cada processo com base nas datas de início e fim indicadas.

Clicar no ícone ▶ para:

  • Visualizar os requisitos para progressão ou promoção entre os níveis indicados na linha de cabeçalho do processo;
  • Visualizar/selecionar os documentos válidos no interstício (bem como suas respectivas quantidade e pontuação) indicados na linha de cabeçalho do processo.

Nota:
A pontuação do documento no processo pode ser diferente da pontuação do documento da lista de documentos. Isso pode acontecer porque a pontuação do documento no processo é calculada proporcionalmente ao interstício ao qual o documento está relacionado.

Inserir no processo os documentos complementares exigidos para a progressão/promoção, mas que não pertençam ao interstício como, por exemplo, um documento de titulação (fora do interstício) ou um comprovante de atividades
administrativas (no caso da progressão para o nível inicial da classe E, por exemplo, é necessário comprovar atividades administrativas exercidas ao longo da carreira e, portanto, não necessariamente pertencentes ao interstício do processo atual).

Nota:
O campo de inclusão de documento complementar é um “autocomplete”. Para incluir um documento desse tipo, basta digitar parte do nome do documento previamente importado ou inserido através da funcionalidade “Inserir Documento”, selecionar o documento desejado e clicar no botão “Incluir Novo”.

Visualizar a pontuação total com base nos documento selecionados (a pontuação não inclui os documentos complementares).

Clicar no botão “Salvar” para confirmar a abertura do(s) processo(s).

Nota:
Nesse momento, a aplicação irá validar se todos os requisitos exigidos para progressão/promoção foram alcançados. Em caso afirmativo, o processo será atribuído à Comissão Permanente de Pessoal Docente ou à Comissão Especial de Avaliação (conforme o nível de promoção), que analisará o conteúdo dos documentos inseridos no processo. Em caso negativo, a aplicação exibirá uma mensagem com uma lista dos requisitos exigidos e que não foram alcançados.

Dica:
Os processos abertos podem ser listados a partir do menu “Processo”, opção “Listar”. O acompanhamento do andamento do processo pode ser feito clicando-se no ícone “Visualizar” na lista de processos.


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Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

e-mail: csa.agtic@ufpr.br

telefone: (41) 3361-3333

ATENÇÃO: Durante o período da pandemia COVID-19, a CSA está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646.

4. Identifiquei inconsistências no cálculo de pontuação da carga horária. O que pode ter acontecido?

O cálculo de pontuação de carga horária das disciplinas é proporcional ao tempo delas dentro do interstício. Pontuações excedentes contarão para o próximo interstício, assim como pontuações ausentes já foram utilizadas para interstícios anteriores .

5. Sistema informa que a pontuação total do meu processo não cumpre o requisito mínimo para a progressão. O que fazer?

Entre em contato com a CPPD pelo e-mail cppd@ufpr.br.

6. Inconsistências de encargo didático após importação do sistema SIE. O que pode estar errado?

Considerando que os departamentos são responsáveis pela inclusão do encargo didático no sistema SIE, orientamos os(as) docentes entrarem em contato com seu departamento e solicitar a verificação para o período do interstício.

Após o departamento realizar os referidos ajustes, o(a) docente deverá refazer a importação.

 


Rede WI-FI

1. Como acessar a rede sem fio (Wi-Fi) da UFPR?

A UFPR disponibiliza acesso a rede sem fio (Wi-fi) de duas maneiras:

  1. Rede EDUROAM
  2. Rede UFPR_SEM_FIO
    • Trata-se de um serviço interno de conexão sem fio ofertado pela AGTIC. Para acessá-lo, basta utilizar o seu e-mail (sem o @ufpr.br).

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Impressão e Digitalização

1. Como solicitar suporte ou suprimentos para impressora RICOH?

Para quaisquer problemas/solicitação de suprimentos relacionados às impressoras RICOH é necessário seguir o procedimento de abertura chamado, conforme descrito abaixo:

Acessar o sistema Chamados;

No menu lateral esquerdo, selecionar a opção Abrir Chamado;

No campo Serviço, digite suporte para impressoras. A medida que você vai digitando o nome do serviço, o sistema apresenta uma lista com os serviços cadastrados para você selecionar;

No campo Título, informe o assunto do seu chamado – por exemplo “Troca de toner”;

No espaço destinado aos detalhes do chamado, informe o problema/solicitação identificando o modelo do equipamento, o IP de acesso, o local de atendimento (campus, prédio, andar, bloco, etc), nome da pessoa responsável e o horário de atendimento;

Por fim, clique no botão Confirmar.

O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.


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2. Como utilizo as impressoras RICOH?

Clique aqui para acessar os vídeos de utilização de impressoras RICOH.


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3. Como instalo uma impressora RICOH? (para equipe técnica)

Clique aqui para acessar os manuais de instalação de impressoras RICOH


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Frequência do servidor

1. Como registrar a frequência no período de trabalho remoto?

Para registrar a frequência no período de trabalho remoto – amparado legalmente pela Instrução Normativa nº 21 de 16/03/2020, pela Portaria 721/R de 15/03/2020 e Pela Portaria 722/R de 17/03/2020), o servidor deverá efetuar registro manual  de frequência, conforme segue:

  1. No menu lateral esquerdo, escolher Meus Registros e, em seguida, Registro manual
  2. Informar os campos DataHorário de Entrada e Horário de Saída, respeitando o intervalo obrigatório (para jornada de 40h/semanais) – conforme IN nº 2, Art 5º § 2 (MPDG, 12/09/2018)
  3. No campo Justificativa do servidor, deverá informar os amparos legais: IN nº 21 de 16/03/2020, Portaria 721/R de 15/03/2020 e Portaria 722/R de 17/03/2020
  4. Clicar no botão Salvar.

O supervisor deverá aceitar os registros informando – no campo Justificativa do supervisor – a OS nº 002/PROGEPE, de 17/03/2020.

Atenção: o registro manual só poderá ser efetuado no dia seguinte ao trabalhado.


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2. Como alterar a escala de trabalho do servidor?

 Somente supervisores de frequência podem alterar escalas de trabalho dos servidores sob a sua supervisão.

 Somente a PROGEPE pode alterar a jornada de trabalho dos servidores.

 

  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Escala. É apresentada a tela abaixo.
  5. Nessa tela constam todos os registros de escala do servidor, com data inicial e final. O registro atual é aquele que está sem data final informada. Clique no botão lápis (Ação Editar) ao lado desse registro, informe a data final para a escala e clique no botão de confirmação ()
  6. No campo Escala padrão, selecione a escala correspondente. O botão de pesquisa ao lado desse campo exibe os detalhes da escala selecionada – clique para visualizá-los.
  7. No campo Data Inicial, informe a data de início da nova escala e clique no botão Adicionar.
  8. A nova escala é apresentada na lista de escalas do servidor.
  9. Clique no botão Salvar.

A data inicial da nova escala deve ser imediatamente posterior a data final da escala anterior.


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3. Como cancelar a homologação de frequência?

Após a homologação da frequência, somente a equipe de suporte da AGTIC pode reverter o registro.

Para solicitar esse serviço, é necessário abrir um chamado no sistema Chamados:

  1. Clique aqui para acessar o sistema Chamados
    • Você deverá informar seu usuário e senha da Intranet (e-mail institucional sem o @ufpr.br)
  2. No menu lateral esquerdo, selecione Abrir Chamado
  3. No campo Serviço, digite Frequência do Servidor. O sistema apresenta a lista de serviços disponíveis – selecione essa opção
  4. No campo Título, informe um título para o seu chamado (por exemplo: Solicitação de cancelamento de homologação)
  5. No espaço destinado aos detalhes do seu chamado, justifique sua solicitação e informe o nome completo e a matrícula do servidor, e o mês a ser cancelado.

A homologação da frequência é a consolidação da mesma no sistema – portanto somente solicite o seu cancelamento excepcionalmente!


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4. Como adicionar um servidor sob a minha supervisão?

  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:
  5. No campo Supervisor digite o seu nome. O sistema irá apresentar uma lista suspensa com seu nome completo, selecione-o.
  6. No campo Data inicial, informe a data de início da supervisão.
  7. Clique em Adicionar. O seu nome e a data inicial informada deverão aparecer na lista de supervisores.
  8. Clique em Salvar.

Importante: Se você encerrar a supervisão anterior (atribuindo uma data final), lembre-se:

  •  a data final deverá ser imediatamente anterior a data inicial da sua supervisão;
  • o supervisor anterior não terá mais acesso à supervisão do servidor. Portanto, verifique se não existem pendências de supervisão e, se for o caso, entre em contato com o supervisor anterior.

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5. Não consigo homologar a frequência do servidor. O que pode estar errado?

Provavelmente existe alguma inconsistência nos registros de frequência ou na escala de trabalho do servidor. Nesses casos o sistema apresenta, na coluna Situação, o status Consolidação Diária Pendente.

Você deve clicar na caixa de seleção ao lado da(s) data(s) que apresenta(m) esse status e clicar no botão Consolidar pendentes. O sistema irá atualizar a coluna Situação para Análise Ocorrência Pendente. Proceda a análise e efetue a homologação.

Se, ainda assim a coluna Situação apresentar o status Consolidação Diária Pendente, possivelmente o problema deve estar na escala de trabalho do servidor. Nesse caso, consulte o item Como alterar a escala de trabalho do servidor.

Quando trata-se de um servidor recém-ingresso, o sistema considera o mês completo para homologação. Nesse caso, o supervisor deverá abonar os dias que o servidor não trabalhou para poder homologar o primeiro mês.


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6. Como deixar de supervisionar a frequência de um servidor?

  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:
  5. Na lista de supervisores, encontre o seu nome e selecione a ação Editar (ícone lápis)
  6. Informe a data final (data que encerra a supervisão) e clique no botão de confirmação ()
  7. Clique no botão Salvar.

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7. Servidor tem registro de afastamento ou férias mas o sistema considera ausência de registro. O que fazer?

Frequentemente o lançamento de afastamentos, licenças ou férias é efetuado após o sistema de frequência calcular o mês de referência.

Nesse caso, o supervisor deverá marcar os dias em questão e selecionar o botão Cancelar/reprocessar selecionadas.

Automaticamente o sistema deixará de considerar essas datas como ausência de registro.


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8. Por que algumas datas não aparecem no resumo mensal?

Quando o servidor consulta o resumo mensal da sua frequência e não encontra algumas datas:

1 – o servidor efetuou uma jornada perfeita, o que significa que ele registrou a frequência com horários que refletem a sua escala de trabalho;

2 – o supervisor abonou a(s) data(s).

Para conferir essas informações o servidor deve acessar, no menu lateral esquerdo, a opção Meus registros e selecionar Folha ponto. Em seguida escolher o mês em referência para a verificação.


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9. Como registrar minhas entradas e saídas?

As entradas e saídas são registradas na tela inicial da aplicação de controle de frequência, podendo ainda ser acessada por meio do menu Registros > Registrar ponto

A tela para registro de entrada e saída exibe:

  1. Os detalhes do servidor, como nome, cargo, lotação, matrícula SIAPE/UFPR e jornada semanal.
  2. A lista de registros de entrada ou saída já efetuados no dia corrente, acompanhados do endereço IP do equipamento onde o registro foi efetuado.
  3. A data/hora atual
  4. Botões para registrar entrada e saída.

Observações:

  1. O botão com a próxima provável ação (registro de entrada ou saída) estará destacado em um tamanho maior. Assim, se nenhum registro foi efetuado no dia ou se o último registro efetuado foi uma saída, o botão em destaque será o “Registrar Entrada”. Analogamente, se o último registro efetuado foi uma entrada, o botão em destaque será o “Registrar Saída”.
  2. Os registros de entrada e saída podem ser realizados em qualquer equipamento dentro da Rede UFPR
  3. Os registros podem ser consultados a qualquer momento por meio do menu Frequências diárias > Minha Folha Ponto
  4. As saídas e entradas para almoço também devem ser registradas, de acordo com a IN nº 2, Art 5º § 2 (MPDG, 12/09/2018). O intervalo para o período de almoço é de, no mínimo 1(uma) hora e, no máximo 3(três) horas.

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10. Como abrir uma ocorrência de registro manual?

A abertura de ocorrência de registro manual pode ser acessada por meio do menu Meus Registros > Registro Manual

Para realizar a abertura de uma ocorrência de registro manual, o servidor deve:

  1. No campo data da ocorrência, informar o dia em que não foi possível realizar o registro ou que o registro foi realizado de forma incorreta.
  2. Na Lista dos registros de entrada/saída realizados no dia, informar todas as entradas e saídas do dia.
  3. No campo Justificativa do Servidor, apresentar o embasamento para a abertura da ocorrência de registro manual.
  4. No campo Lista de anexos, (opcionalmente) incluir arquivos que embasem abertura da ocorrência de registro manual. Para isso, informar a descrição do documento, clicar em “Selecionar…” para buscar o arquivo e depois clicar em “Adicionar”.
  5. Clicar em “Salvar”

Observações:

  1. Quando a data da ocorrência é selecionada, os registros em vigor para o dia (caso existam) são carregados no campo registros vigentes.
  2. Quando a data da ocorrência é selecionada, os registros em vigor para o dia (caso existam) são carregados no campo registros manuais, permitindo que o servidor altere apenas os registros efetuados incorretamente.
  3. A abertura de ocorrência de registro manual deve ser utilizada para casos em que o servidor esteve presente, mas que por algum motivo não foi possível realizar os registros de entrada/saída, seja por esquecimento do servidor, trabalho remoto ou indisponibilidade da aplicação.
  4. Ausências totais ou parciais devem ser justificadas por meio da funcionalidade “Meus Registros – Folha Ponto”.
  5. Em caso de dúvidas quanto à justificativa de ocorrências de ausência total ou parcial, consulte a seção do FAQ “Como justificar minhas ocorrências?”.
  6. Os registros informados nas ocorrências de registro manual passam a ser válidos apenas após a aprovação da chefia imediata.

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Contratação de soluções de TIC

Clique aqui para acompanhar o planejamento de contratação das principais soluções de TIC realizado pela AGTIC.

Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: csa.agtic@ufpr.br
(41) 98498-6080 e (41) 98858-7646 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)
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