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Office 365 (Teams, Outlook...)

As principais dúvidas relacionadas ao Office 365 estão listadas aqui.

Acesso ao Portal de Periódicos

Acesse o Portal de Periódicos CAPES no endereço https://www.periodicos.capes.gov.br

  1. Clique na imagem que remete aos periódicos (Fig.1)

Link para periódicos

Fig.1

2. No menu principal (superior, em azul), localize o link para a Comunidade Acadêmica Federada – CAFe (Fig. 2)

link para o acesso CAFe

Fig.2

3. A tela a seguir apresenta a lista de instituições conveniadas à CAFe. Digite UFPR e clique sobre o nome que aparece na lista suspensa. Em seguida, clique em Enviar (Fig. 3)

tela para selecionar a instituição de acesso

Fig.3

4. É apresentada a tela de login. Informe o seu e-mail institucional (e-mail da UFPR) sem o @ufpr (a senha é a mesma utilizada para acesso ao e-mail).

tela de login CAFe

Fig. 4 – Tela de login

5. Caso você não possua um e-mail institucional, deverá solicitá-lo acessando a Intranet – https://intranet.ufpr.br –  clicar no link Solicitar Email e, após a aprovação do mesmo, prosseguir com o acesso ao portal.

6. Caso você não lembre seu e-mail institucional, siga as instruções do tópico E-mail – Não sei/não lembro meu e-mail.

7. Caso você tenha esquecido sua senha,  siga as instruções do tópico E-mail – Como recuperar a senha do meu e-mail.


Não conseguiu executar o passo a passo?

Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Acesso Remoto

E-mail

Você deve entrar em contato com a Central de Suporte e Atendimento em TIC (CSA) informando:

  1. CPF
  2. Usuário UFPR (login de e-mail), SE SOUBER
  3. E-mail alternativo a ser vinculado (para recuperação de senha)

Não conseguiu executar o passo a passo?

Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

  1. Acesse o Portal de Sistemas
  2. Abaixo das credenciais de acesso ao portal, clique em Solicitar e-mail @ufpr;
  3. Leia atentamente as instruções, preencha o solicitado e clique em “Enviar“.

Na próxima tela, faça como no passo 3, lendo atentamente, preenchendo e clicando em “Enviar“.

A senha deverá ter entre 8 e 12 caracteres, deverá conter letras maiúscula, minúsculas, números e símbolos (destas 4 exigências, devem ser satisfeitas ao menos 3) e não poderá conter partes do nome ou do login, data de nascimento, nem letras e números em sequência, ainda que reversa.

Após o procedimento acima, o e-mail será criado e estará completamente funcional após 24 horas.

Atenção: Se durante o processo de solicitação da criação do e-mail aparecer uma mensagem indicando que “não foi encontrado vínculo ativo para a pessoa”, ou que “não foi possível encontrar uma pessoa com o CPF e data de nascimento”, siga as instruções da mensagem e entre em contato com a PROGEPE (servidores), CAAST (terceirizados que não são FUNPAR), FUNPAR ou FUPEF.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

e-mail alternativo é utilizado para a recuperação de senha do e-mail @ufpr, ou quando o usuário solicita alteração de senha Portal de Sistemas.

Quando houver a necessidade de substituir o e-mail alternativo cadastrado em nossos sistemas, o usuário deverá abrir um chamado


Não conseguiu executar o passo a passo?

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E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

  1. Acesse o Portal de Sistemas
  2. Abaixo das credenciais de acesso ao portal, clique em Recuperar sua senha;
  3. Leia atentamente as instruções, preencha o solicitado e clique em “Enviar“.

Não conseguiu executar o passo a passo?

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E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Aguardando disponibilidade do recurso no portal de sistemas.


Não conseguiu executar o passo a passo?

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Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Para solicitar a transferência de responsabilidade de e-mail institucional/departamental, o atual responsável deverá abrir um chamado.


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E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Havendo documentação que comprove vínculo com a UFPR, é possível realizar o cadastro para a disponibilização de e-mail institucional para pessoas externas. Essa solicitação deve ser efetuada pela unidade responsável pelo vínculo, abrindo um chamado com as seguintes informações:

CPF, nome civil completo, nome social completo (quando se aplica), data de nascimento, cidade de nascimento, endereço completo, nome completo da mãe, estado civil, órgão ou unidade de vínculo, data final do vínculo, diploma legal (documento formal de comprovação do vínculo).

☛ Essas informações são obrigatórias para a disponibilização do cadastro na base de dados.

Ao receber esse chamado, a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) deverá conferir se o documento de comprovação de vínculo foi anexada e encaminhar o chamado para a Coordenadoria de Software e Gestão de Dados (CSGD) realizar o cadastro na base de dados e concluir o chamado informando ao solicitante sobre a conclusão do cadastro.

Após a confirmação do cadastro, a pessoa externa deverá acessar o Portal de Sistemas  e clicar no link “Solicitar E-mail @ufpr” e preencher os dados solicitados – seguindo corretamente as orientações em tela.

Caso ocorra algum problema ou erro durante o processo, o mesmo deverá ser reportado (se possível com print de tela) via chamado pelo responsável pelo vínculo da pessoa externa.

Aguardando inclusão do recurso no portal de sistemas.


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E-mail: suporte@ufpr.br 
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

 

O usuário responsável pelo e-mail departamental deverá abrir um chamado


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Sim. O e-mail é válido e funcional enquanto a pessoa tiver vínculo com a UFPR. A partir do momento que o vínculo é cessado, o acesso aos serviços digitais também cessa. O e-mail não é excluído, nem o conteúdo dele, apenas o acesso é bloqueado. A partir do momento que o vínculo for restabelecido, o acesso também o será.


Dúvidas?

Entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

  1. Acesse o Portal de Sistemas
  2. Clique em Acesso Externo – SIGA


Dúvidas?

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Sistema Progressão Docente

  • O primeiro passo para a instrução de um processo digital para solicitação da promoção ou progressão funcional do docente é a importação de documentos.
  • Futuramente, outros pontos de integração serão suportados, mas inicialmente os documentos podem ser buscados de três fontes: Currículo Lattes, SIE e SIGEU

☛ ATENÇÃO: A importação manual descrita aqui somente deverá ser realizada se houver indisponibilidade da importação automática realizada pelo sistema!

Acessar o site da Plataforma Lattes

Selecionar a opção de menu “Buscar Currículo

Selecionar todas as bases

Digitar seu nome no campo texto e clicar em “Buscar

Dos nomes retornados na busca, selecionar o seu nome

Clicar em “Currículo Lattes

Clicar no botão “XML” para baixar seu currículo no formato XML

Digitar o código de segurança solicitado e clicar em submeter (ou confirmar)

Salvar o arquivo (.zip) em seu computador

Extrair o arquivo (.zip)

Nota:
Nesse momento, você terá o aquivo .xml do seu currículo. Esse é o arquivo que será importado para a aplicação.

Agora no módulo Progressão Docente, você deverá seguir os seguintes passos:

1. Acessar o Menu “Documento
2. Utilizar a opção “Importar Lattes” e clicar em Selecionar

Comandar a carga do currículo Lattes, por meio do botão “Selecionar

Nota:
Conforme a quantidade de documentos presentes e, consequentemente, o tamanho do arquivo XML, este processo poderá tomar vários segundos. Por favor, aguarde.

Confirmar a veracidade dos documentos e comandar a importação, clicando no botão “Importar

Nota:
Após alguns segundos, o módulo Progressão Docente importará todos os itens registrados no currículo Lattes que pontuam para o processo de progressão. Este processo poderá tomar vários segundos.

Após a importação será apresentada a página para realizar a classificação dos artigos e capítulos de livros; diversos documentos poderão ser complementados na página para em seguida serem salvos por meio do botão “Salvar”; assim que as informações faltantes são gravadas, a página é atualizada para mostrar apenas os documentos ainda pendentes; este processo poderá ser interrompido e retomada em qualquer tempo por meio da opção “Classificar pendentes”.

➔ Importante:
Artigos de Pesquisa e Livros Publicados devem ser classificados quanto à atividade e ter informada sua data de publicação, informações não presentes no currículo Lattes, mas que são requisitos para a respectiva pontuação. A página de documentos pendentes somente mostrará aqueles documentos que precisam receber estas informações.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

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Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta -feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Acessar o Menu “Documento” e selecionar a opção “Importar SIE

NotaApenas os encargos didáticos lançados corretamente no SIE serão buscados pela aplicação. Para consultar como realizar o lançamento dos encargos didáticos no SIE, consulte o manual daquele sistema.

Selecionar os encargos didáticos a serem importados

Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.


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Acessar o Menu “Documento”, opção “Importar SIGEU

Selecionar os documentos a serem importados relacionados a projetos de extensão

Clicar no botão “Importar” para finalizar o processo de importação dos documentos selecionados.


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Alguns tipos de documentos que pontuam para o processo de promoção ou progressão docente podem não estar no Lattes e nem ser buscados a partir de outros pontos de integração. Nesse caso, será necessário inserir o documento na aplicação através da funcionalidade “Inserir Documento”.

Acessar o Menu “Documento”, opção “Novo

Preencher o campo obrigatório Nome

Preencher o campo Unidade Organizacional

Nota:
Unidade Organizacional é um campo “autocomplete”. Ao digitar parcialmente o nome da unidade organizacional, os nomes das unidades cadastradas serão exibidos. O docente deve selecionar a unidade mais adequada que, nesse caso, é o nome da unidade que emitiu o documento. Caso o documento seja emitido por uma unidade externa á UFPR, deixar o campo em branco.

Opcionalmente preencher o campo Descrição

Clicar em “Selecionar…” para escolher o arquivo comprobatório da atividade que está sendo inserida.

Nota:
Um documento pode beneficiar um ou mais docentes. Por exemplo, uma portaria pode designar o presidente, vice-presidente e demais membros de uma determinada comissão. Portanto, quando você inclui no sistema uma portaria, você pode relacionar essa portaria a todos os docentes por ela beneficiados.

Incluir os docentes que serão beneficiados pelo documento:

  1. Digitar o nome ou matrícula do docente
  2. Escolher a data de início do documento (por exemplo, a data em que o documento foi emitido)
  3. Opcionalmente, escolher a data de fim do documento (caso o documento tenha, por exemplo, uma data de validade)
  4. Selecionar o campo e a atividade relacionada do documento e ao docente selecionado
  5. Selecionar a quantidade (que pode ser em horas, ano, etc. Verificar a unidade no campo “Pontos/Unidade”)
  6. Opcionalmente, marcar a opção REA, caso a atividade seja relacionada a um Recurso Educacional Aberto
  7. Clicar no botão “Incluir Novo
  8. Repetir os passos anteriores até que todos os docentes beneficiados pelo documento inserido tenham sido incluídos.
  9. Marcar o termo de responsabilidade, caso esteja de acordo
  10. Clicar no botão “Salvar” para concluir a inclusão do novo documento.

➔ Dica:

  • Os documentos importados do Lattes, SIE ou SIGEU, bem como aqueles incluídos através da funcionalidade “Incluir Documento”, podem ser listados a partir do menu “Documento”, opção “Listar”.
  • Os documentos inseridos podem ser visualizados clicando no ícone “Visualizar” na lista de documentos e podem ser alterados (desde que não incluídos em algum processo) clicando no ícone “Editar”.

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Após a importação dos documentos ou a inclusão dos mesmos através da aplicação, você esta apto a abrir um novo processo solicitando sua progressão e/ou promoção na carreira funcional.

Acessar o Menu “Processo”, opção “Novo

Selecionar o setor ao qual o docente está vinculado

Selecionar a modalidade

NotaPor aceleração: consiste na progressão de qualquer nível da classe A para o primeiro nível de professor Assistente A pela apresentação do título de mestre ou professor Adjunto A pela apresentação do título de doutor. Regular: consiste na forma tradicional de evolução na carreira, horizontal ou vertical.

Com base na modalidade e nível desejado selecionados, a aplicação irá gerar uma lista de processos com propostas de datas de início e fim de interstício para cada um deles, distribuindo os documentos em cada processo com base nas datas de início e fim indicadas.

Clicar no ícone ▶ para:

  • Visualizar os requisitos para progressão ou promoção entre os níveis indicados na linha de cabeçalho do processo;
  • Visualizar/selecionar os documentos válidos no interstício (bem como suas respectivas quantidade e pontuação) indicados na linha de cabeçalho do processo.

Nota: A pontuação do documento no processo pode ser diferente da pontuação do documento da lista de documentos. Isso pode acontecer porque a pontuação do documento no processo é calculada proporcionalmente ao interstício ao qual o documento está relacionado.

Inserir no processo os documentos complementares exigidos para a progressão/promoção, mas que não pertençam ao interstício como, por exemplo, um documento de titulação (fora do interstício) ou um comprovante de atividades administrativas (no caso da progressão para o nível inicial da classe E, por exemplo, é necessário comprovar atividades administrativas exercidas ao longo da carreira e, portanto, não necessariamente pertencentes ao interstício do processo atual).

Nota: O campo de inclusão de documento complementar é um “autocomplete”. Para incluir um documento desse tipo, basta digitar parte do nome do documento previamente importado ou inserido através da funcionalidade “Inserir Documento”, selecionar o documento desejado e clicar no botão “Incluir Novo”.

Visualizar a pontuação total com base nos documento selecionados (a pontuação não inclui os documentos complementares).

Clicar no botão “Salvar” para confirmar a abertura do(s) processo(s).

Nota: Nesse momento, a aplicação irá validar se todos os requisitos exigidos para progressão/promoção foram alcançados. Em caso afirmativo, o processo será atribuído à Comissão Permanente de Pessoal Docente ou à Comissão Especial de Avaliação (conforme o nível de promoção), que analisará o conteúdo dos documentos inseridos no processo. Em caso negativo, a aplicação exibirá uma mensagem com uma lista dos requisitos exigidos e que não foram alcançados.

➔ Dica: Os processos abertos podem ser listados a partir do menu “Processo”, opção “Listar”. O acompanhamento do andamento do processo pode ser feito clicando-se no ícone “Visualizar” na lista de processos.


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E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta -feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

O cálculo de pontuação de carga horária das disciplinas é proporcional ao tempo delas dentro do interstício. Pontuações excedentes contarão para o próximo interstício, assim como pontuações ausentes já foram utilizadas para interstícios anteriores .

Considerando que os departamentos são responsáveis pela inclusão do encargo didático no sistema SIE, orientamos os(as) docentes a entrarem em contato com seu departamento e solicitar a verificação para o período do interstício.

Após o departamento realizar os referidos ajustes, o(a) docente deverá refazer a importação.

Sistema Frequência do Servidor

Para registrar a frequência no período de trabalho remoto – amparado legalmente pela Instrução Normativa nº 21 de 16/03/2020, pela Portaria 721/R de 15/03/2020 e Pela Portaria 722/R de 17/03/2020), o servidor deverá efetuar registro manual  de frequência, conforme segue:

  1. No menu lateral esquerdo, escolher Meus Registros e, em seguida, Registro manual
  2. Informar os campos DataHorário de Entrada e Horário de Saída, respeitando o intervalo obrigatório (para jornada de 40h/semanais) – conforme IN nº 2, Art 5º § 2 (MPDG, 12/09/2018)
  3. No campo Justificativa do servidor, deverá informar os amparos legais: IN nº 21 de 16/03/2020, Portaria 721/R de 15/03/2020 e Portaria 722/R de 17/03/2020
  4. Clicar no botão Salvar.

O supervisor deverá aceitar os registros informando – no campo Justificativa do supervisor – a OS nº 002/PROGEPE, de 17/03/2020.

➔ Atenção: o registro manual só poderá ser efetuado no dia seguinte ao trabalhado.

Atualização: a partir de 01/02/2021 o sistema de frequência passou a aceitar o registro de fora da rede da UFPR, dispensando o registro manual.
(clique aqui para ler a notícia no site da Progepe).


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E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

☛ Somente supervisores de frequência podem alterar escalas de trabalho dos servidores sob a sua supervisão.

☛ Somente a PROGEPE pode alterar a jornada de trabalho dos servidores.

1.No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.

2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.

3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.

4. Selecione a ação Editar Escala. É apresentada a tela abaixo.

5. Nessa tela constam todos os registros de escala do servidor, com data inicial e final. O registro atual é aquele que está sem data final informada. Clique no botão lápis (Ação Editar) ao lado desse registro, informe a data final para a escala e clique no botão de confirmação ()

6. No campo Escala padrão, selecione a escala correspondente. O botão de pesquisa ao lado desse campo exibe os detalhes da escala selecionada – clique para visualizá-los.

7. No campo Data Inicial, informe a data de início da nova escala e clique no botão Adicionar.

8. A nova escala é apresentada na lista de escalas do servidor.

9. Clique no botão Salvar.

A data inicial da nova escala deve ser imediatamente posterior a data final da escala anterior.


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Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Após a homologação da frequência, somente a equipe de suporte da AGTIC pode reverter o registro.

Para solicitar esse serviço, é necessário abrir um chamado no sistema Chamados:

  1. Clique aqui para acessar o sistema Chamados
    • Você deverá informar seu usuário e senha da Intranet (e-mail institucional sem o @ufpr.br)
  2. No menu lateral esquerdo, selecione Abrir Chamado
  3. No campo Serviço, digite Frequência do Servidor. O sistema apresenta a lista de serviços disponíveis – selecione essa opção
  4. No campo Título, informe um título para o seu chamado (por exemplo: Solicitação de cancelamento de homologação)
  5. No espaço destinado aos detalhes do seu chamado, justifique sua solicitação e informe o nome completo e a matrícula do servidor, e o mês a ser cancelado.

➔ A homologação da frequência é a consolidação da mesma no sistema – portanto somente solicite o seu cancelamento excepcionalmente!


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Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

1.No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.

2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.

3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.

4.  Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:

5. No campo Supervisor digite o seu nome. O sistema irá apresentar uma lista suspensa com seu nome completo, selecione-o.

6. No campo Data inicial, informe a data de início da supervisão.

7. Clique em Adicionar. O seu nome e a data inicial informada deverão aparecer na lista de supervisores.

8. Clique em Salvar.

➔ Importante: Se você encerrar a supervisão anterior (atribuindo uma data final), lembre-se:

  • A data final deverá ser imediatamente anterior a data inicial da sua supervisão;
  • O supervisor anterior não terá mais acesso à supervisão do servidor. Portanto, verifique se não existem pendências de supervisão e, se for o caso, entre em contato com o supervisor anterior.

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Provavelmente existe alguma inconsistência nos registros de frequência ou na escala de trabalho do servidor.

  1. Nesses casos o sistema apresenta, na coluna Situação, o status Consolidação Diária Pendente.
  2. Você deve clicar na caixa de seleção ao lado da(s) data(s) que apresenta(m) esse status e clicar no botão Consolidar pendentes.  O sistema irá atualizar a coluna Situação para Análise Ocorrência Pendente. Proceda a análise e efetue a homologação.
  3. Se, ainda assim a coluna Situação apresentar o status Consolidação Diária Pendente, possivelmente o problema deve estar na escala de trabalho do servidor. Nesse caso, consulte o item 2. Como alterar a escala de trabalho do servidor.
  4. Quando trata-se de um servidor recém-ingresso, o sistema considera o mês completo para homologação. Nesse caso, o supervisor deverá abonar os dias que o servidor não trabalhou para poder homologar o primeiro mês.

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  1. No sistema Frequência, menu lateral esquerdo Escalas de trabalho, selecione Escala dos servidores.
  2. No campo Carreira, informe o nome ou a matrícula do servidor. O sistema irá mostrar uma lista suspensa com o nome – clique sobre ele e, em seguida, no botão Pesquisar.
  3. O sistema irá apresentar os dados do servidor: nome completo, unidade de lotação e jornada de trabalho. À direita dessas informações, o menu Ação apresenta três botões com as funcionalidades VisualizarEditar Escala e Editar Supervisor. Ao passar o mouse sobre cada botão, é possível identificar essas funções.
  4.  Selecione a ação Editar Supervisor. O sistema apresenta a seguinte tela:
  5. Na lista de supervisores, encontre o seu nome e selecione a ação Editar (ícone lápis)
  6. Informe a data final (data que encerra a supervisão) e clique no botão de confirmação ()
  7. Clique no botão Salvar.

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  • Frequentemente o lançamento de afastamentos, licenças ou férias é efetuado após o sistema de frequência calcular o mês de referência.
  • Nesse caso, o supervisor deverá marcar os dias em questão e selecionar o botão Cancelar/reprocessar selecionadas.
  • Automaticamente o sistema deixará de considerar essas datas como ausência de registro.

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Quando o servidor consulta o resumo mensal da sua frequência e não encontra algumas datas:

  1. O servidor efetuou uma jornada perfeita, o que significa que ele registrou a frequência com horários que refletem a sua escala de trabalho;
  2. O supervisor abonou a(s) data(s).

Para conferir essas informações o servidor deve acessar, no menu lateral esquerdo, a opção Meus registros e selecionar Folha ponto. Em seguida escolher o mês em referência para a verificação.


Ainda precisa de ajuda? 

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E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

As entradas e saídas são registradas na tela inicial da aplicação de controle de frequência, podendo ainda ser acessada por meio do menu Registros > Registrar ponto

A tela para registro de entrada e saída exibe:

  1. Os detalhes do servidor, como nome, cargo, lotação, matrícula SIAPE/UFPR e jornada semanal.
  2. A lista de registros de entrada ou saída já efetuados no dia corrente, acompanhados do endereço IP do equipamento onde o registro foi efetuado.
  3. A data/hora atual
  4. Botões para registrar entrada e saída.

Observações:

  1. O botão com a próxima provável ação (registro de entrada ou saída) estará destacado em um tamanho maior. Assim, se nenhum registro foi efetuado no dia ou se o último registro efetuado foi uma saída, o botão em destaque será o “Registrar Entrada”. Analogamente, se o último registro efetuado foi uma entrada, o botão em destaque será o “Registrar Saída”.
  2. Os registros de entrada e saída podem ser realizados em qualquer equipamento dentro da Rede UFPR. Excepcionalmente, servidores em regime de trabalho remoto (em função da pandemia COVID-19), podem efetuar registro de frequência fora da Rede UFPR.
  3. Os registros podem ser consultados a qualquer momento por meio do menu Frequências diárias > Minha Folha Ponto
  4. As saídas e entradas para almoço também devem ser registradas, de acordo com a IN nº 2, Art 5º § 2 (MPDG, 12/09/2018). O intervalo para o período de almoço é de, no mínimo 1(uma) hora e, no máximo 3(três) horas.

Ainda precisa de ajuda? 

Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

A abertura de ocorrência de registro manual pode ser acessada por meio do menu Meus Registros > Registro Manual

Para realizar a abertura de uma ocorrência de registro manual, o servidor deve:

  1. No campo data da ocorrência, informar o dia em que não foi possível realizar o registro ou que o registro foi realizado de forma incorreta.
  2. Na Lista dos registros de entrada/saída realizados no dia, informar todas as entradas e saídas do dia.
  3. No campo Justificativa do Servidor, apresentar o embasamento para a abertura da ocorrência de registro manual.
  4. No campo Lista de anexos, (opcionalmente) incluir arquivos que embasem abertura da ocorrência de registro manual. Para isso, informar a descrição do documento, clicar em “Selecionar…” para buscar o arquivo e depois clicar em “Adicionar”.
  5. Clicar em “Salvar”

Observações:

  1. Quando a data da ocorrência é selecionada, os registros em vigor para o dia (caso existam) são carregados no campo registros vigentes.
  2. Quando a data da ocorrência é selecionada, os registros em vigor para o dia (caso existam) são carregados no campo registros manuais, permitindo que o servidor altere apenas os registros efetuados incorretamente.
  3. A abertura de ocorrência de registro manual deve ser utilizada para casos em que o servidor esteve presente, mas que por algum motivo não foi possível realizar os registros de entrada/saída, seja por esquecimento do servidor, trabalho remoto ou indisponibilidade da aplicação.
  4. Ausências totais ou parciais devem ser justificadas por meio da funcionalidade “Meus Registros – Folha Ponto”.
  5. Em caso de dúvidas quanto à justificativa de ocorrências de ausência total ou parcial, consulte a seção do FAQ “Como justificar minhas ocorrências?”.
  6. Os registros informados nas ocorrências de registro manual passam a ser válidos apenas após a aprovação da chefia imediata.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

O Aplicativo de Frequência permite que o supervisor possa, em uma única ação de análise, definir quantas horas de um dia de trabalho deverão ser compensadas, abonadas ou descontadas (dependendo do caso).

Para isso, faça:

  1.  Localize a data que deverá ter a ação combinada (compensação e abono, por exemplo) . No exemplo,
    apresentamos um registro do dia 24/12:
    •  
    • Observe que o sistema apresenta um débito de 8h para a data, no entanto – nessa data específica – foi considerado recesso a partir das 14h.
    •  
  2. Em situações como essa, o supervisor terá a opção de combinar ações para a data, conforme apresentado abaixo:
    •  
    •  
    • Ao selecionar a opção Combinar, o supervisor irá visualizar as opções para informar quantas horas deverão ser compensadas, abonadas ou descontadas em folha. No exemplo, o supervisor decidiu que irá abonar 3h, e o servidor deverá compensar as 5h restantes.
    •  
    •  
    •  
    • Na sequência, deverá clicar em Confirmar.
    •  
  3. Após o processamento, o sistema irá apresentar – para o exemplo apresentado – na coluna Desvio Original, o valor de 8h, e na coluna Desvio Final, o valor de 5h.
    •  
    •  
    • Isso significa que, das 8h devidas na data em questão, o sistema irá computar 5h para compensação (ou desconto, se for a escolha do supervisor).
    •  
    • Após isso, o supervisor poderá prosseguir com a homologação, como de costume.

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Aplicativo Docentes

  1. Acesse Aplicativo Docentes pelo endereço: http:/intranet.ufpr.br/docente
  2. Digite seu e-mail e senha @ufpr.br, se for necessário. 
  3. Na tela inicial estarão as turmas ministradas em seu nome para o ano corrente, com informações de curso, código da disciplina, período, turma, ano, origem, status e ação. 
  4. Na coluna Status aparece a situação atual da turma, que pode ser turma criadacom pendencia(s)sem turma no Teams.
    •  
  5. Na coluna Ação você tem os recursos disponíveis para cada disciplina.
  6. Para comandar a criação de uma turma, clique no botão com engrenagem verde. 
  7. Outras opções de “Ação” permitem:
  8. O botão com a lupa mostrará detalhes da turma, especificamente os discentes matriculados até o momento e em que condição os mesmos se encontram em relação à equipe acadêmica do Teams.

☛ ATENÇÃO! 

  • Observe que os alunos que não possuem e-mail UFPR estão destacados em vermelho. Isso significa que esses alunos não farão parte da equipe acadêmica no Teams, pois o Office 365 está vinculado ao e-mail UFPR.
  • Nesse caso, os mesmos deverão ser orientados a providenciar o e-mail – (instruções no E-mailitem 2 desta página). Isso não impedirá a criação da turma, e tão logo os e-mails estejam criados, o(a) docente poderá acessar o aplicativo novamente, localizar a turma em questão e selecionar a ação Sincronizar para que esses alunos constem da equipe acadêmica do Teams!

Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Rede Wi-Fi

A UFPR disponibiliza acesso a rede sem fio (Wi-fi) de duas maneiras:

Rede EDUROAM

Rede UFPR_SEM_FIO

  • Trata-se de um serviço interno de conexão sem fio ofertado pela AGTIC. Para acessá-lo, basta utilizar o seu e-mail (sem o @ufpr.br).

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Abra um chamado ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Rede Cabeada

Para solicitar o serviço de rede cabeada o usuário deverá abrir um chamado.

Se por algum motivo não conseguir abrir o chamado, entre em contado com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA), pelos canais de contato:

E-mail e/ou chat no Teams: csa.agtic@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333

Serviço de Impressoras

Para quaisquer problemas/solicitação de suprimentos relacionados às impressoras RICOH é necessário seguir o procedimento de abertura chamado, conforme descrito abaixo:

  1. Acessar o sistema Chamados
  2. No menu lateral esquerdo, selecionar a opção Abrir Chamado;
  3. No campo Serviço, digite suporte para impressoras. A medida que você vai digitando o nome do serviço, o sistema apresenta uma lista com os serviços cadastrados para você selecionar;
  4. No campo Título, informe o assunto do seu chamado – por exemplo “Troca de toner”;
  5. No espaço destinado aos detalhes do chamado, informe o problema/solicitação identificando o modelo do equipamento, o IP de acesso, o local de atendimento (campus, prédio, andar, bloco, etc), nome da pessoa responsável e o horário de atendimento;
  6. Por fim, clique no botão Confirmar.

O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.

Clique aqui para acessar os vídeos de utilização de impressoras RICOH.

Serviço de Contratação de TIC

Clique aqui para acompanhar o planejamento de contratação das principais soluções de TIC realizado pela AGTIC.

Serviço de eleição on-line

  1. No SEI, abra um processo do tipo AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição e inclua o documento AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição;
  2. Leia atentamente as instruções do documento e o preencha conforme orientado;
  3. Envie o processo para PRA/AGTIC/CSI, com pelo menos um mês de antecedência da data de realização da eleição. Isso se faz necessário para que possamos retornar o processo com todas as orientações e procedimentos a serem adotados pelo solicitante e dar tempo, se for o caso, de esclarecer dúvidas e prestar todo o atendimento necessário.

O acesso ao sistema Helios e-Voting, tanto em ambiente de teste quanto em ambiente de produção, é efetuado usando as mesmas credenciais utilizadas para acessar a Intranet (e-mail institucional –sem o @ufpr – e senha).

Ao realizar o primeiro acesso, o usuário deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Serviços e Infraestrutura de TIC da AGTIC (CSI) pelos endereços csi@ufpr.br ou renato.vieira@ufpr.br (tanto pelo Teams quanto por e-mail) e informar qual ambiente acessou (se de teste ou de produção) e qual a credencial utilizada. Isso é necessário apenas no primeiro acesso, para que os administradores da ferramenta possam liberar o perfil de administrador.

☛ ATENÇÃO!  Se o(a) usuário(a) criador(a) da eleição também for um(a) eleitor(a), deverá acessar o sistema com uma credencial de e-mail diferente daquela utilizada para votar.

Para acessar o ambiente de teste:
https://vote.teste.ufpr.br/

Para acessar o ambiente de produção:
https://vote.ufpr.br/

Serviço Subdomínio

Para solicitar a criação de um subdomínio, é necessário abrir um processo no sistema SEI – tipo de processo “AGTIC: Solicitação de Subdomínio/Alteração de Responsável“, instruí-lo com o formulário “AGTIC: Solicitação de subdomínio” (devidamente preenchido e assinado) e enviá-lo para R/UFPR/PRA/AGTIC/CSGD.

Antivírus institucional

Recomendações iniciais

Para iniciar o procedimento é necessário observar algumas recomendações:

➛ Não execute como Administrador;
➛ Remova qualquer antivírus instalado no equipamento, exceto se somente o Microsoft Defender Antivírus estiver instalado;
➛ Encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar procedimento.

Procedimentos iniciais

➛ Acesse o endereço antivirus.ufpr.br e leia atenta e completamente o termo apresentado.
➛ Complete os campos solicitados marcando a concordância com o termo para registro do acordo conforme descrito no texto. Para certificação de acesso verdadeiro responda o reCAPTCHA apresentado e clique no botão ASSINAR E PROSSEGUIR.

Em seguida serão apresentadas as opções disponíveis para instalação do BITDEFENDER.

➛ Selecione, entre as opções para Windows, a plataforma correspondente ao sistema operacional do computador e aguarde o instalador ser baixado no equipamento.

Iniciando a instalação

➛ Abra o gerenciador de arquivos na pasta Downloads e localize o arquivo baixado.

➛ Clique 2x sobre o nome do arquivo e descompacte o conteúdo.

☛ ATENÇÃO!  Dependendo do sistema operacional será necessário utilizar um descompactador específico (Sugestão: 7zip)

➛ Clique em Extrair mantendo as configurações da janela.

☛ ATENÇÃO!  Caso seja utilizado o descompactador, selecione/crie uma pasta para extrair os arquivos (Sugestão: Bitdefender dentro da pasta Downloads).

➛ Execute o aplicativo destacado na janela.

➛ Clique em SIM para permitir alterações no dispositivo e acompanhe a instalação.

  • Depois de concluído clique em terminar.

☛ ATENÇÃO!  Para concluir a instalação corretamente reinicie o sistema AGORA caso seja solicitado.

Finalmente o computador está protegido com o antivírus BITDEFENDER versão para Windows.

Localize através do menu INICIAR ou pelo ícone no canto direito da barra de tarefas

OU

O console deverá apresentar o seguinte “Status” de proteção.

Caso alguma ocorrência necessite atenção o seguinte “Status” será apresentado.

Para solucionar clique no link da ocorrência e confira as ações a realizar.

☛ ATENÇÃO!  Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Baixando o aplicativo

Acesse a página: https://antivirus.ufpr.br

Leia as informações da página e em “Obtenha proteção agora! agora!” e clique no ícone azul “Instalar Bitdenfender”;

Leia o documento “Termo de aceite e consentimento”, marcando a opção “Li e concordo com o termo” e após, logo abaixo, passe seus dados de login da UFPR, usuário de e mail e senha , e clique no ícone azul Assinar e Prosseguir;

Abrirá a seguinte página: Download do Instalador Bitdender

Clique em Linux 64 bits ou Linux 32 bits conforme seu sistema operacional Linux e efetue o download.

Observação: Normalmente o padrão de máquinas atuais é 64bits.

☛ ATENÇÃO! Caso o navegador de um alerta selecione “Salvar Arquivo” e depois clique em “OK”.

Instalando o aplicativo

Clique no ícone  do lado esquerdo no final da tela e digite : “terminal”;

Clique em “Terminal“;

Abrirá o terminal do sistema Linux, conforme tela a seguir:

Digite o seguinte comando nessa tela: sudo su

Passe sua senha do usuário da máquina Linux e aperte a tecla Enter no teclado do computador:

Após se tornar root na máquina, digite o seguinte comando para acessar a pasta Downloads da máquina:
cd Downloads/

Já dentro da pasta Downloads será necessária descompactar o instalador através do comando:
tar xvf fullkit_unix64.tar

Observação: Caso seu sistema seja 32 bits o comando será:
tar xvf fullkit_unix32.tar

Realizado a descompactação do instalador será necessário dar permissão de escrita, leitura e gravação ao arquivo installer através do comando:
chmod 777 installer

Por último, vamos realizar a instalação de fato, com o comando:
./installer

☛ ATENÇÃO! Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Procedimentos iniciais

Para iniciar o processo é necessário observar algumas recomendações:

➛ Remova qualquer antivírus instalado no equipamento e
➛ Encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar o procedimento.

Instalando agora

Acesse o endereço https://antivirus.ufpr.br e leia atentamente o termo apresentado.

  • Em seguida, será obrigatório completar os campos solicitados, marcando a concordância com o termo para registro do acordo conforme descrito no texto.
  • Para certificação de acesso verdadeiro responda o reCATPCHA apresentado e clique no botão ASSINAR E PROSSEGUIR.
  • Em seguida serão apresentadas as opções disponíveis para instalação do BITDEFENDER.

  • Selecione entre as plataformas, conforme o sistema operacional do computador, e aguarde o instalador ser baixado no equipamento.
  • Abra o gerenciador de arquivos do sistema operacional e localize a pasta onde foi baixado.

Procedimentos de instalação

➛ Abra o “Finder” e localize o arquivo de instalação;

➛ Dê duplo clique ou selecione abrir (botão direito do mouse) sobre o arquivo.

➛ Repita o procedimento para abrir o arquivo antivírus_for_mac.pkg

➛ Na tela do instalador, clique em Continuar.

➛ Na próxima tela, clique em Instalar.

➛ Se a senha de administrador for solicitada, digite a senha e clique em “ Instalar Software“.

➛ Aguarde a instalação ser concluída e clique em “Fechar“.

➛ A primeira tela do BitDefender a ser exibida mostrará os módulos como inativos (“ Off ”), mas será atualizada em seguida, porém, é necessário dar acesso ao disco para que o aplicativo antivírus possa proteger o computador.

➛ Para conceder acesso ao disco ao BitDefender , clique sobre o ícone da Maçã e escolha “ Preferências do Sistema“.

➛ Abra a ferramenta “Segurança e Privacidade“.

➛ Clique na guia “Privacidade”, depois localize e clique sobre “Acesso Total ao Disco”. Clique no ícone do cadeado no rodapé da página para habilitar edição (a senha poderá ser solicitada). Em seguida, selecione a caixa de seleção “Endpoint Security for Mac“.

➛ Na tela abaixo, clique em “Encerrar e Reabrir ”. Em seguida, pode se fechar a janela do aplicativo “ Segurança e Privacidade“.

➛ Após concluída a etapa anterior, a mensagem “Your Mac is safe” será exibida na tela do antivírus. Caso ainda apareça a mensagem “You are at risk”, clique em “View Issues” para identificar o que ainda falta fazer. Até este momento da instalação, é possível que ainda não tenha sido realizada a primeira varredura completa do seu Mac, por isso a mensagem abaixo ainda pode não estar aparecendo para você. Nesse caso, você pode aguardar até que o antivírus a faça automaticamente (ou pode iniciá-la manualmente).

➛ Um ícone do BitDefender aparecerá na barra de ícones do seu Mac.

☛ ATENÇÃO!  Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado , informando o serviço Antivírus e enviando o print da tela de erro.


Não conseguiu executar o passo a passo? 

Abra um chamado (clique aqui) ou entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) da AGTIC, pelos canais:

E-mail: suporte@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3333 (de segunda-feira à sexta-feira – das 8h as 12h e das 14h às 18h)

Sistemas Operacionais

O vídeo abaixo visa orientar procedimentos básicos de restauração do sistema operacional Windows
 
ATENÇÃOApós a instalação é necessário a verificação do status da atualização do sistema para garantir a segurança do equipamento.

Configurações e Segurança

Cada navegador apresenta em suas configurações avançadas a opção de bloquear ou liberar pop-up.

Listamos abaixo os procedimentos para os navegadores mais utilizados.

No canto superior direito, localize o menu Personalizar e controlar o Google ChromeClique e selecione ConfiguraçõesEm configurações, no menu à esquerda, escolha Privacidade e SegurançaEm Privacidade e Segurança, escolha Configurações do SiteLocalize e selecione Pop-ups e redirecionamentos  Selecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.

No canto superior direito, localize Abrir menu do aplicativo e clique para acessarNo menu apresentado, localize e selecione OpçõesSerá apresentada a tela de Opções. No menu lateral esquerdo, selecione Privacidade e SegurançaLocalize Permissões e marque a caixa Bloquear janelas popup

No canto superior direito, localize o menu Configurações e maisClique e selecione ConfiguraçõesSerá apresentada a janela de Configurações. No menu lateral esquerdo, localize e selecione Cookies e permissões de siteLocalize e selecione Pop-ups e redirecionamentosSelecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.

Para usuários do sistema Windows, a configuração para exibição de notificações pode ser configurada conforme segue: 1 – Para acessar o painel de notificações, clique no ícone de notificações localizado no canto inferior esquerdoClique e selecione Gerenciar configuraçõesSerá apresentada a janela de configurações de Notificações e ações. Para desativar totalmente as notificações do Windows, deixe a chave de notificações com o status DesativadoSe preferir manter algumas notificações ativas, você pode selecionar quais os aplicativos e sistemas poderão enviar notificações. Para isso, deixe a chave de notificações com o status Ativado, e deslize o mouse para baixo para localizar os aplicativos que deseja ativar/desativar notificações.

Manutenção de Equipamentos

Para solicitar a manutenção de equipamentos, você deve abrir um chamado na Intranet seguindo as orientações abaixo: 

  1. Acesse a Intranet com seu login e senha de e-mail. 
  2. No menu “Sistemas”, clique em “Chamados”. 
  3. Clique em “Abrir chamados”. 
  4. Serão apresentados os seus dados – confira as informações com atenção.  
  5. No espaço “Solicitação” informe o serviço “Manutenção de Equipamentos” e o título do seu chamado. 
  6. Leia as instruções da tela e descreva a sua necessidade de atendimento no campo “Digite aqui os detalhes da sua solicitação”. 

Não esqueça de informar todos os dados solicitados nas Instruções (que aparecerão quando você selecionar o tipo de serviço). 


Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe de suporte: 

Pelo Teams (ou e-mail) suporte@ufpr.br
Pelo telefone: 3361-3333 (de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h)

Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br
(41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br
Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br
(41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br

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