Menu

Diretrizes

Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTIC.

Junto com os princípios, as diretrizes permearam todas as decisões durante a elaboração do Plano Diretor.

As diretrizes para o PDTIC são as seguintes:

EIXO EGDEIXO UFPRIDDIRETRIZ
Acesso à Informação e Participação SocialGovernança DigitalD01Fortalecer a Governança Digital na UFPR, promovendo a aproximação entre a área de TIC e comunidade universitária, para o adequado alinhamento e alcance dos objetivos, posicionando a área de TIC como parceira estratégica da Administração.
D02Utilizar ferramentas de TIC e soluções cada vez mais analíticas para o suporte à gestão da UFPR.
D03Apoiar o aprimoramento das mídias sociais e demais canais de comunicação institucionais de forma organizada e estratégica.
D04Prover as informações necessárias para suportar as decisões da instituição e demandas externas, com qualidade de dados.
Prestação de ServiçosOrçamentário e FinanceiraD05Aprimorar e institucionalizar a gestão orçamentária e financeira de TIC para garantir a execução do PDTIC.
Segurança da InformaçãoD06Preservar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade da informação custodiada pela UFPR, garantindo a privacidade de dados sigilosos e a transparência das informações públicas.
Gestão de TICD07Manter os processos internos de TIC mapeados, formalizados e otimizados.
D08Propor adaptações institucionais necessárias ao aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação.
D09Adotar tecnologias e ferramentas de TIC que propiciem aumento da informatização dos processos, gestão da informação e comunicação, em busca da excelência operacional da UFPR.
D10Estabelecer parcerias para ampliar capacidade produtiva interna e externa em TIC.
Contratação de Bens e ServiçosD11Melhorar e manter rotinas de suporte à aquisição, acelerando a execução e reduzindo os riscos dos processos de contratação de bens e serviços de TIC.
InovaçãoD12Buscar e incentivar o uso de soluções e tecnologias inovadoras que elevem a produtividade, qualidade e eficiência administrativa e acadêmica.
Gestão de PessoasD13Investir na estruturação, capacitação e qualificação do corpo gerencial e técnico de forma a ampliar competências, desenvolvendo senso de profissionalismo com responsabilidade e comprometimento, sobretudo em gestão e fiscalização de contratos, metodologias e ferramentas de governança/gestão de TIC.
ConformidadeD15Estar em conformidade com a legislação, diretrizes, políticas e estratégias do Governo Federal.
Integração e InteroperabilidadeD16Integrar processos, equipamentos e dispositivos, sistemas e serviços em um ambiente de total interoperabilidade.
InfraestruturaD17Possuir uma infraestrutura de TIC de alta disponibilidade, visando garantir a continuidade da operação com o mínimo de interrupção.
Prestação de Serviços e Participação SocialDiscentes e SociedadeD18Disponibilizar sistemas, tecnologias e ferramentas que possibilitem um maior envolvimento e engajamento de alunos e da sociedade no acesso e participação na gestão da UFPR.
Universidade Federal do Paraná
PDTIC-UFPR 2018-2021

©2020 - Universidade Federal do Paraná