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Diretrizes (2022-2026)

Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para
se alcançar os objetivos do PDTIC.

Junto com os princípios, as diretrizes permearam todas as decisões durante a elaboração do Plano Diretor.

As diretrizes para o PDTIC são as seguintes:

EIXO UFPR ID DIRETRIZ ORIGEM
Governança Digital D01 Fortalecer a Governança Digital na UFPR, promovendo a aproximação entre
a área de TIC e comunidade universitária, para o adequado alinhamento e
alcance dos objetivos, posicionando a área de TIC como parceira estratégica
da Administração.
– COBIT 5
– EGD 2016 – Acesso a Informação e Participação Social
– EGD 2020 – Oferta de Serviços Públicos Digitais
Governança Digital D02 Utilizar ferramentas de TIC e soluções cada vez mais analíticas para o suporte
à gestão da UFPR.
– Comitês Consultivos de TIC do COPLAD UFPR
– EGD 2016 – Acesso a Informação e Participação Social
– EGD 2020 – Otimização das Infraestruturas de TI
Governança Digital D03 Apoiar o aprimoramento das mídias sociais e demais canais de comunicação
institucionais de forma organizada e estratégica.
– EGTIC 2014-2015
– EGD 2016 – Acesso a Informação e Participação Social
– Comitê de Recursos de TIC/UFPR
– EGD 2020 – Canais e Serviços Digitais Simples e Intuitivos.
Governança Digital D04 Prover as informações necessárias para suportar as decisões da instituição e
demandas externas, com qualidade de dados.
– Comitê de Usuários de Recursos de TIC da UFPR
– EGD 2016 – Acesso a Informação e Participação Social
– EGD 2020 – Políticas Públicas Baseadas em Dados e Evidências
Orçamentário e
Financeira
D05 Aprimorar e institucionalizar a gestão orçamentária e financeira de TIC para
garantir a execução do PDTIC.
– EGTIC 2014-2015
Segurança da
Informação
D06 Preservar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade da
informação custodiada pela UFPR, garantindo a privacidade de dados sigilosos
e a transparência das informações públicas.
– ISO/IEC 27002:2007
– ISO/IEC 27001:2008
– PSI UFPR
– Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/2011
– LGPD – Lei 13.709/18
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Implementação da LGPD no Âmbito do Governo Federal
Gestão de TIC D07 Manter os processos internos de TIC mapeados, formalizados e otimizados. – Relatório da Comissão de Reestruturação da AGTIC 2009
– IN Conjunta nº 01/2016 – CGU/MPDG
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Avaliação de Satisfação nos Serviços Digitais
Gestão de TIC D08 Propor adaptações institucionais necessárias ao aperfeiçoamento dos mecanismos
de gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação.
– Decreto 7.579/2011
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Otimização das Infraestruturas de TI
Gestão de TIC D09 Adotar tecnologias e ferramentas de TIC que propiciem aumento da informatização
dos processos, gestão da informação e comunicação, em busca da excelência
operacional da UFPR.
– COBIT 5
– ITIL 2011
– Project Management Institute (PMI)
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– ED 2020 – Otimização das Infraestruturas de TI
Gestão de TIC D10 Estabelecer parcerias para ampliar capacidade produtiva interna e externa em TIC. – PDI 2012-2016
– EGD 2020 – Governo como Plataforma para Novos Negócios
Contratação de Bens
e Serviços
D11 Melhorar e manter rotinas de suporte à aquisição, acelerando a execução e reduzindo
os riscos dos processos de contratação de bens e serviços de TIC.
– PDI 2012-2016
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Otimização das Infraestruturas de TI
Inovação D12 Buscar e incentivar o uso de soluções e tecnologias inovadoras que elevem a
produtividade, qualidade, sustentabilidade e eficiência administrativa e acadêmica.
– PDI 2012-2016
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Serviços Públicos do Futuro e Tecnologias Emergentes
Gestão de Pessoas D13 Investir na estruturação, capacitação e qualificação do corpo gerencial e técnico de
forma a ampliar competências, desenvolvendo senso de profissionalismo com
responsabilidade e comprometimento, sobretudo em gestão e fiscalização de contratos,
metodologias e ferramentas de governança/gestão de TIC.
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Equipes de Governo com Competências Digitais
Conformidade D15 Estar em conformidade com a legislação, diretrizes, políticas e estratégias do Governo
Federal.
– TCU
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Serviços Públicos Integrados
Integração e Interoperabilidade D16 Integrar processos, equipamentos e dispositivos, sistemas e serviços em um ambiente
de total interoperabilidade.
– COBIT 5
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Serviços Públicos Integrados
Infraestrutura D17 Possuir uma infraestrutura de TIC de alta disponibilidade, visando garantir a
continuidade da operação com o mínimo de interrupção.
– ITIL 2011
– EGD 2016 – Prestação de Serviços
– EGD 2020 – Otimização das Infraestruturas de TI
Discentes e Sociedade D18 Disponibilizar sistemas, tecnologias e ferramentas que possibilitem um maior
envolvimento e engajamento de alunos e da sociedade no acesso e participação na gestão da UFPR.
– PDI 2012-2016
– EGD 2016 – Prestação de Serviços e Participação Social
– EGD 2020 – Canais e Serviços Digitais Simples e Intuitivos

 

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