Orientações para emissão de laudo técnico

Formulário de Laudo Técnico para Material de TI: Preenchimento e Procedimentos

Este guia se destina a orientar os técnicos no preenchimento adequado do formulário SEI – Laudo Técnico para Material de TI, fornecendo informações sobre a validade do formulário, procedimentos a serem seguidos no “POP SATIC 001 – LAUDO TÉCNICO” e orientações para avaliar o estado do material de TI. Além disso, serão esclarecidos os itens que devem constar no campo “LAUDO”, incluindo as categorias de equipamentos: Ociosos, Recuperável, Antieconômico e Irrecuperável.

1. Prazo de validade: O formulário possui um prazo de validade de 30 dias a partir da data de assinatura. É importante respeitar essa limitação temporal, garantindo que as informações contidas no laudo reflitam com precisão a condição atual do material avaliado.

2. “POP SATIC 001 – LAUDO TÉCNICO”: Siga os procedimentos estabelecidos no “POP SATIC 001 – LAUDO TÉCNICO” da instituição, que detalham as etapas a serem seguidas para preencher o formulário. Certifique-se de compreender e seguir todas as diretrizes, incluindo informações sobre como coletar dados, registrar observações e fornecer as justificativas necessárias para cada caso.

3. Avaliação da garantia do material: Ao preencher o formulário de Laudo Técnico, é essencial avaliar a garantia do material. Verifique se o equipamento está dentro do período de garantia fornecido pelo fabricante ou se a garantia foi expirada. Isso ajudará a determinar ações adequadas, como substituição/reparo através do período remanescente ou evitar o descarte de materiais ainda em garantia.

Campo LAUDO: O campo LAUDO deve ser preenchido adequadamente para refletir a condição do equipamento avaliado. Abaixo estão os itens a serem considerados:

a) Ociosos: Use essa categoria para equipamentos em perfeito funcionamento, que estão prontos para uso imediato, sem qualquer problema ou necessidade de reparo.

b) Recuperável: Essa categoria se aplica a equipamentos que funcionam, mas apresentam algum problema específico. No campo EXAME, é importante evidenciar claramente o problema ou a falha que o equipamento possui, descrevendo-o de maneira precisa e concisa.

c) Antieconômico: Equipamentos que exigem manutenção onerosa para a instituição devem ser classificados como antieconômicos. Considere fatores como custo de reparo, disponibilidade de peças sobressalentes e tempo necessário para a manutenção. No campo EXAME, explique os motivos que tornam a manutenção desses equipamentos inviável do ponto de vista econômico.

d) Irrecuperável: Essa categoria se aplica a equipamentos cuja recuperação é inviável para a instituição. Isso pode ser devido a problemas estruturais, obsolescência, falta de peças de reposição ou qualquer outro motivo que torne a recuperação impraticável. No campo EXAME, forneça uma explicação clara e detalhada para justificar essa classificação.

É fundamental que todos os técnicos envolvidos no preenchimento do Laudo Técnico sigam essas orientações. Isso garantirá a consistência e a precisão dos laudos, facilitando a tomada de decisões pela instituição. Além disso, a documentação adequada e precisa dos equipamentos avaliados contribui para a gestão eficiente dos recursos e a manutenção adequada do patrimônio institucional. Portanto, é essencial que os técnicos estejam bem informados sobre os procedimentos e critérios de preenchimento do formulário de Laudo Técnico, cumprindo os prazos estabelecidos e fornecendo informações claras e fundamentadas para cada caso.

Clique aqui para consultar o POP SATIC 001 – LAUDO TÉCNICO

Coordenadoria de Serviços e Infraestrutura de TIC