A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) é a unidade responsável pelo projeto, instalação, manutenção e a readequação de toda a infraestrutura de rede da UFPR – cabeamento horizontal, vertical, externo e de rede sem fio.
A Rede UFPR possui cerca de 32.000 pontos de conectividade, além das interconexões de fibras óticas que interligam todas as edificações e campi da UFPR.
Essa infraestrutura é dividida em dois grandes grupos. O primeiro é o grupo da rede de Curitiba. Todos os links pertencem à UFPR, com parceria com a REDECOMEP, que compreende os seguintes pontos:
O segundo grupo são as redes que estão em campus externos à Curitiba.
2 – REDES LÓGICAS E EQUIPAMENTOS
A Rede Lógica da UFPR é dividida em três setores. Para cada setor há um nÃvel de criticidade especÃfico, de acordo com a importância e impacto que possÃveis problemas causam no conjunto de serviços oferecidos à UFPR.
– Núcleo da Rede – NÃvel de Criticidade 1;
– Borda da Rede – NÃvel de Criticidade 2;
– Rede Wireless – Rede UFPR Sem Fio – NÃvel de Criticidade 2;
Os equipamentos de Núcleo da Rede (core) são responsáveis pela interligação de todo o campus à Rede UFPR. O Firewall, adquirido recentemente, protege nossa rede de ataques vindos da Internet e permite a conexão da rede sem fio. Os Roteadores, responsáveis pela comunicação de toda a rede dentro da UFPR, são os mais antigos (12 anos de utilização, em média), caros e com maior importância, pois são esses equipamentos que fazem a ligação e roteamento, entre as diversas redes da UFPR.
A Borda da Rede (edge) é formada por equipamentos de menor porte, de diversas marcas, os quais ligam fisicamente os pontos de redes dos usuários aos equipamentos de core da rede. Nos últimos quatro anos, houve uma grande atualização destes equipamentos. Em 2016 foram adquiridos 140 switchs e no final de 2017, 235. Porém, a maior parte dos equipamentos de acesso à rede ainda é antiga.
Por ser uma novidade dentro da rede da Universidade e estar em ambiente não controlado, a Rede Sem Fio trouxe muita demanda para a equipe da AGTIC nos últimos anos. O projeto nasceu em 2012 e hoje atende a todos os campi da UFPR. Nos horários de pico, à s 11 e à s 16 horas, são cerca de 7 mil usuários conectados simultaneamente nas redes sem fio acadêmicas da universidade (eduroam e UFPR_SEM_FIO), o que gera um tráfego de até 400 Mbits. Durante o dia, passam por nossa rede sem fio mais de 25.000 usuários. Â