URGENTE: ATAQUES CIBERNÉTICOS – Ações de segurança

Desde a tarde de ontem (05/11) o governo federal vem sofrendo ataques cibernéticos que impactam na segurança de dados. Em função disso e por determinação do governo federal, medidas de segurança estão sendo tomadas para proteger a rede de dados da UFPR.
Entre as medidas adotadas, as que afetam diretamente os usuários (docentes, servidores e discentes) estão:
  • ➔ suspensão do acesso remoto via VPN: sem acesso para os sistemas SIE e Sophia (SIBI), e também ao repositório DOCS (armazenamento de arquivos);
  • ➔ acesso remoto aos computadores que estão ligados na UFPR;
  • ➔ o acesso a alguns sites da internet também poderá ser afetado.
Os demais serviços (E-mail, Office 365 – com todos os seus recursos, SEI, etc),  inclusive a utilização do Teams para aulas remotas, não foram afetados e estão disponíveis e funcionando normalmente (tanto remoto, quanto presencial).
Caso haja necessidade de acesso ao SIE, Sophia e ao DOCS, orientamos que os usuários dirijam-se pessoalmente às suas unidades de trabalho na UFPR, respeitando as recomendações de segurança em relação ao COVID-19.

Os usuários que mantém seus desktops ligados na UFPR deverão desligá-los, pois figuram como ponto vulnerável à toda a rede.
Até o momento, não há previsão de normalização dos serviços suspensos.
As seguintes recomendações de segurança DEVEM ser adotadas por todos os usuários da UFPR, em todos os computadores atualmente em uso para o trabalho remoto ou presencial na própria UFPR:
  • ➔ Ativar o firewall do Windows;
  • ➔ Ativar o Windows Defender ou manter um antivírus instalado e atualizado;
  • ➔ Habilitar a proteção contra ransomware no Windows Defender;
  • ➔ Conferir e manter o Windows sempre atualizado;
  • ➔ Não manter nem criar compartilhamento de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede;
  • ➔ Não manter nem criar mapeamentos de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede.
Salientamos que a AGTIC, em conjunto com as demais unidades de TIC da UFPR, está trabalhando para mitigar os impactos decorrentes dessas ameaças.
Confira no vídeo abaixo o passo a passo básico para configurar a segurança do Windows:
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br
(41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br