Menu

Serviço de eleição online ofertado pela AGTIC

Em 2020, a exemplo de diversas outras instituições que compõem o CGTIC – Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFESa AGTIC adotou o Sistema Helios e-Voting para integrar o serviço de votação eletrônica oferecido pela Agência. 

Esse serviço vem para atender as demandas de votação online, como eleição de Diretores de Setor, Coordenadores de Curso e Chefes de Departamento. 

Caracterizado como software livre, o sistema Helios apresenta propriedades que possibilitam a sua integração com as bases de dados administradas pela AGTIC, permitindo também ajustes de interface e documentação para adequação à identidade da UFPR. 

Outra característica importante é o método de segurança (criptografia homomórfica) e de auditoria do voto – denominada End-to-end voter verifiable – E2E – oferecendo ao eleitor a garantia de não violação do voto e proteção de sua identidade.   

O serviço oferecido pela AGTIC compreende:  

  1. Treinamento para o uso do sistema Helios: são realizadas reuniões virtuais apresentando o sistema, simulando todo o processo (desde a criação até a apuração da eleição); 
  2. Ambiente de teste disponível permanentemente: a versão de teste do sistema fica disponível para que o criador da eleição possa simular a eleição de maneira a identificar suas particularidades e, eventualmente, esclarecer dúvidas; 
  3. Padronização para a solicitação do serviçopara garantir que todas as etapas foram cumpridas (tanto pelo solicitante quanto pela AGTIC) foram criados um tipo de processo e um formulário específico no SEI; 
  4. Lista de eleitores: a AGTIC disponibiliza a lista de eleitores disponíveis nas bases de dados da UFPR que são administradas pela Agência, desde que solicitado no processo; 
  5. Suporte durante a criação da eleição: a equipe da Coordenadoria de Serviços e Infraestrutura está disponível para atendimento quanto à utilização do sistema; 
  6. Manual do usuário e manual do eleitor: documentação com passo a passo para todo o processo – desde a criação até a apuração da eleição, bem como orientações para o eleitor. 

No mês de julho foram atendidos mais de 15 processos de solicitação do serviçoDentre as avaliações realizadas ao atendimento do serviço, destacam-se: 

No Setor Palotina, foram realizadas 10 eleições e, segundo a Secretária da Direção do Setor, Sabrine Brüne, “Foram formadas 10 comissões eleitorais, uma para cada eleição. De maneira geral, recebemos um feedback positivo e elogios com relação a agilidade e facilidade de realizar uma eleição remota em comparação com as eleições físicas em cédula de papel que fazíamos anteriormente. Gostaria de repassar que as comissões solicitaram que eleições dessa maneira sejam sempre realizadas em substituição as eleições físicas, mesmo no pós-pandemia, considerando a economia de recursos (papel, listas de assinatura) e de servidores (visto que houve dispensa de servidores para compor a mesa de recepção de votos, a comissão de apuração de votos, etc).”  

Na eleição para Coordenador e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, a Professora Luciana Reichert Assunção Zanon afirma:  “A equipe vinculada a AGTIC foi muito solícita, fornecendo o conhecimento das ferramentas e processo de eleição via sistema Helios e-voting. Para a realização dos testes, uma reunião via Teams foi agendada e todo o processo, incluindo o passo a passo, foi fornecida. A reunião on-line foi extremamente esclarecedora. Esta reunião também foi gravada possibilitando o acesso durante a inclusão das informações no sistema para a eleição.  O sistema Helios e-voting se mostrou fácil e acessível. Durante a eleição, não foram relatadas intercorrências ou dificuldades por parte dos eleitores.” 

Como solicitar o serviço de eleição 

1 – No SEI, abra um processo do tipo AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição e inclua o documento AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição; 

2 – Leia atentamente as instruções do documento e o preencha conforme orientado; 

3 – Envie o processo para PRA/AGTIC/CSI, com no mínimo 15 dias de antecedência da data de realização da eleição. 

Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: csa.agtic@ufpr.br
Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br
(41) 98498-6080 e (41) 98858-7646 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)
Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: csa.agtic@ufpr.br
Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br
(41) 98498-6080 e (41) 98858-7646 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

AGTIC nas Redes Sociais


AGTIC nas Redes Sociais