A Microsoft implementará a “verificação em duas etapas” (ou “autenticação multifator”) para acesso ao Office 365. Para a UFPR, essa alteração está prevista para ocorrer a partir do dia 1º de outubro/22. Essa mudança visa aumentar a segurança no uso dos aplicativos do Office 365, evitando invasões, roubo de senhas e dados importantes, e o seu uso será obrigatório a partir do momento da implantação.
Mas, como isso irá funcionar?
Somente após a implementação a ser realizada pela Microsoft – que está prevista para ocorrer a partir de 1º de outubro/22 – os usuários terão acesso ao recurso e poderão executar os passos descritos a seguir.
Além do e-mail e senha já utilizados para acessar o Office 365, o login exigirá que seja informado um código de validação, o qual poderá ser recebido por SMS ou ligação telefônica no celular cadastrado, ligação para um telefone comercial informado ou validação via aplicativo móvel. A escolha da maneira de recebimento do código será realizada pelo próprio usuário, no momento do login, clicando sobre a opção desejada, quando a pergunta for feita pelo sistema.
Para prosseguir com o acesso, o usuário deverá clicar em Avançar. Na próxima tela, o usuário deverá escolher de que forma a Microsoft irá realizar o contato para autenticação e qual método de validação será utilizado:
No exemplo acima, foi escolhida a forma de contato: Telefone de autenticação. O sistema solicita, então para informar o país e o número com DDD (idem para a opção Telefone comercial). Em seguida, deve-se escolher qual o método de autenticação será utilizado (SMS ou ligação telefônica).
Feito isso, o usuário deverá clicar em Avançar.
Na próxima tela, o usuário deverá informar um código de verificação enviado ao telefone cadastrado, conforme exemplo abaixo:
Após informar o código, o usuário deverá clicar em Verificar.
A próxima tela é de confirmação e de algumas orientações. Para prosseguir, o usuário deverá clicar em Concluído.
Ressaltamos que os passos 1 a 4 serão realizados uma única vez. A partir de então, sempre que o usuário fizer login em sua conta Microsoft em um novo dispositivo, após informar o usuário, irá visualizar a tela seguinte e deverá clicar sobre a opção desejada (SMS ou ligação):
Na próxima tela o usuário deverá informar o código recebido (de acordo com o método escolhido na tela anterior):
Se o código estiver correto, o acesso será liberado normalmente.
Atenção! Se o usuário fizer essa autenticação em um dispositivo (computador, laptop. celular, tablet, etc) e não sair da conta, não precisará mais efetuar a validação. No entanto, se fizer logout (sair da conta) ou acessar em um novo dispositivo, a validação será necessária!
Mas, e se futuramente eu precisar mudar o número do telefone?
Caso o usuário necessite alterar o número do telefone ou queira adicionar outra forma de validação para a autenticação multifator, deverá seguir os passos abaixo:
Acessar o Office 365 (office.com) e, na tela inicial, clicar sobre a foto (ou iniciais do nome), e escolher a opção Exibir conta, conforme exemplo abaixo:
Na tela seguinte, no menu lateral esquerdo, clicar sobre a opção Informações de Segurança:
O Office irá apresentar a lista com os métodos definidos para a conta do usuário, permitindo alterar, excluir e incluir novos métodos. Além disso, caso o usuário tenha perdido o dispositivo de validação, poderá sair de todos os locais – zerando validações anteriores.
Para ver o tutorial sobre a configuração de e-mail no Thunderbird, clique aqui.
A AGTIC está trabalhando para mitigar ao máximo qualquer impacto proveniente dessa mudança e manterá a comunidade UFPR informada em caso de novas atualizações.