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Novas Funcionalidades do Teams Instalado

O organizador de uma reunião – no Teams – tem à disposição novas funcionalidades para facilitar a gestão de uma reunião.  

Detalhamos aqui as principais novidades: 

 1. Gerenciamento de pessoas externas 

Em uma reunião com participantes externos à UFPR (sem e-mail @ufpr.br) o organizador da reunião deverá liberar o lobby para o acesso a esses participantes (sem precisar fazer isso durante a reunião, a cada ingresso de pessoa externa).

Essa configuração poderá ser realizada após a criação da agenda, no Teams – antes ou no início da reunião.

– Após a criação da agenda, no Teams, clique em Calendário e localize e clique na agenda da reunião.

– Localize a funcionalidade “Opções de Reunião”:

 

Será aberta a página web com a configuração da reunião: o nome da reunião, a data e o horário agendados, o nome do organizador, e as opções de gerenciamento do lobby da reunião, conforme exemplo abaixo: 

Observe que a opção Quem pode ignorar o lobby está configurada para Pessoas na minha organização, o que significa que todos os convidados da UFPR (com e-mail @ufpr) ingressarão na reunião sem necessidade de autorização pelo organizador. 

Para liberar o ingresso automático à reunião de convidados externos (sem e-mail @ufpr), clique na lista de opção dessa configuração e escolha Todos. 

– Clique em Salvar 

Caso a reunião já tenha iniciado, o organizador poderá alterar essas configurações conforme segue:  

– Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis 

 

– Clique no ícone Pessoa 

A lista de participantes será apresentada à direita da janela de reunião, apresentando três opções: Gerenciar permissões, baixar lista de presença e fechar a lista de participantes. 

– Clique sobre o ícone Gerenciar permissões 

Será aberta a página web com a configuração da reunião: o nome da reunião, a data e o horário agendados, o nome do organizador, e as opções de gerenciamento do lobby da reunião, conforme exemplo abaixo: 

Observe que a opção Quem pode ignorar o lobby está configurada para Pessoas na minha organização, o que significa que todos os convidados da UFPR (com e-mail @ufpr) ingressarão na reunião sem necessidade de autorização pelo organizador. 

Para liberar o ingresso automático à reunião de convidados externos (sem e-mail @ufpr), clique na lista de opção dessa configuração e escolha Todos. 

– Clique em Salvar 

 

2. Lista de participantes 

Teams disponibiliza uma planilha com informações sobre o horário de ingresso e saída dos participantes da reunião. Para obter a planilha, siga as instruções abaixo: 

 – Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis 

– Clique no ícone Pessoas  

A lista de participantes será apresentada à direita da janela de reunião, apresentando três opções: Gerenciar permissões, baixar lista de presença e fechar a lista de participantes. 

– Clique sobre o ícone Baixar lista de presença 


O download da planilha – contendo o nome completo dos participantes, as ações de cada participante (ingressou, saiu) e respectivas data/hora – é realizado automaticamente para a pasta Downloads (padrão Windows). 

 

3. Levantar a mão 

Durante a reunião, os participantes têm a opção de sinalizar quando desejam fazer algum comentário, clicando no ícone Levantar a mão. 

Para o organizador da reunião, essas informações aparecem sinalizadas na lista de participantes. Para visualizar quem deseja fazer comentários: 

– Mova o mouse sobre a janela da reunião para visualizar as funcionalidades disponíveis 

– Clique no ícone Pessoas  

 

A lista de participantes da reunião é exibida, com a sinalização da mão levantada. 

 Além das novidades voltadas para reuniões pelo Teams, o aplicativo instalado apresenta também a opção de desencaixar o chat! Essa funcionalidade está localizada no canto superior direito e permite que o chat atual fique em outra janela do Teams, possibilitando assim que o usuário possa gerenciar os chats em janelas separadas.

 

 

 

Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: csa.agtic@ufpr.br
+55 41 3361-3333
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