Implementação de plataforma de segurança com antivírus

Em parceria com os Gabinetes da PRA e da PROPLAN, a AGTIC –  Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação – disponibiliza, a partir de 19 de janeiro de 2021, a plataforma de segurança com antivírus corporativo para toda a comunidade UFPR, com suporte para 2 (dois) anos de uso.

A ação é uma resposta às recentes ameaças cibernéticas aos órgãos do Governo Federal e tem por finalidade ampliar o nível de segurança das informações no âmbito institucional, já prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), e em complemento à recente implantação dos recursos de firewall para proteção da rede de dados.

Nesse sentido, foram adquiridas 10.000 (dez mil) licenças da solução de segurança BitDefender.

Salientamos que a garantia de segurança, na sua totalidade, se dá a partir da instalação da solução em todos os equipamentos institucionais.

1 – REGRAS DE USO

Por se tratar de solução corporativa, as seguintes regras deverão ser observadas e atendidas na sua totalidade a fim de garantir a conformidade legal e a almejada proteção cibernética:

Instalação obrigatória e permitida somente em equipamentos corporativos, independentemente de estarem na rede UFPR ou na casa do usuário para atividades remotas;

Disponível para sistemas operacionais Windows (32 e 64 bits) – a partir do Windows 7, Linux (32 e 64 bits) e MacOS. Não disponível para dispositivos móveis (smartphones e tablets);

Dispositivos ligados na rede UFPR que estão em uso via acesso remoto ou presencial, deverão receber a instalação do antivírus;

Os equipamentos protegidos estarão sujeitos às políticas de segurança da UFPR, podendo sofrer restrições quanto a acessos em sites e aplicativos não confiáveis.

2 – BENEFÍCIOS DA SOLUÇÃO

Entre os benefícios apontados pela AGTIC, destacam-se:

• – Facilidade de instalação;
  • – Proteção ao computador contra ataques cibernéticos, somada à proteção da rede oferecida pelo firewall;
  • – Prevenção de fraudes bancárias, dentre outras;
  • – Controle de sites suspeitos, para evitar ataques por malware;
  • – Baixo impacto na performance do computador;
  • – Execução transparente ao usuário (em segundo plano);
  • – Proteção contra roubo de dados pessoais;
  • – Proteção contra infecções por dispositivos portáteis contaminados (ex.: pendrives);
  • – Controle de ameaças centralizado por plataforma de gerenciamento.

3 – PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO

ATENÇÃO: Remova qualquer antivírus instalado no equipamento, exceto se somente o Microsoft Defender Antivírus estiver instalado (Sistema Operacional Windows),  e encerre qualquer aplicativo que esteja aberto antes de iniciar o procedimento.  Somente o antivírus corporativo BitDefender será permitido nos equipamentos da UFPR.

Não execute como Administrador.

Os arquivos de instalação para os diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e MacOS) estão disponíveis em: http://antivirus.ufpr.br

Para acessar o tutorial para a instalação da solução para WindowsClique aqui

Para acessar o tutorial para a instalação da solução para LinuxClique aqui

Para acessar o tutorial para a instalação da solução para MacOSClique aqui

ATENÇÃO: Eventuais erros no procedimento de instalação deverão ser reportados via Chamado, informando o serviço Antivirus e enviando o print da tela de erro.