Aviso: Bloqueio de e-mails UFPR pelo Google

Informamos que a UFPR tem enfrentado problemas para envio de e-mails direcionados ao serviço Gmail do Google. A AGTIC está trabalhando há dias para tentar solucionar o problema, porém não há um canal direto de contato com o Google para prover essa solução de maneira prática e rápida.

O que está sendo feito para solucionar o problema?

A AGTIC está seguindo as orientações publicadas pela empresa para a liberação de envio de e-mails a partir de nosso domínio para o Gmail.

A causa do problema é conhecida?

Sim. O problema é gerado pelo envio massivo de mensagens a partir do domínio @ufpr.br para o domínio @gmail.com. Parte das mensagens também não seguem o padrão de conteúdo definido pela Google para que seja considerado seguro. A soma desses fatores vai baixando gradativamente a “reputação” do nosso domínio junto à empresa (esse processo é totalmente automatizado).

A UFPR envia e-mails a partir de sistemas e alguns deles costumam enviar e-mails em massa, a exemplo do SIGA. Ainda, envia e-mails a partir do serviço de listas de distribuição (@grupos.ufpr.br) e a partir das mais de 40.000 contas ativas via Microsoft Outlook.

Não existe solução definitiva para relacionamento com provedores externos, ou seja, o problema será recorrente se a causa não for resolvida.

Qual a solução definitiva para o problema?

A solução ideal e definitiva para evitar o problema é não utilizar provedores de e-mail externos à UFPR, adotando a sua conta institucional @ufpr.br. Isso diminuiria a necessidade de envio de grandes quantidades de e-mails para fora do nosso próprio provedor.

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br