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Contratações de TIC

Navegue por assunto:
1. Informações importantes
2. O que é considerado solução de TIC?
3. Como adquirir soluções de TIC que não estão no cronograma da AGTIC?
4. Qual o papel da equipe de planejamento da contratação (EPC)?
5. Qual o papel da equipe de fiscalização da contratação (EFC)?

Dúvidas? Entre em contato com a Equipe da ConTIC: contratacao.ti@ufpr.br

1. Informações importantes

O processo de Contratação de Soluções de TIC no âmbito do Poder Executivo Federal, sejam bens ou serviços, é disciplinado pela Instrução Normativa SGD/ME nº 94/22 e suas alterações.
A AGTIC gerencia o planejamento da contratação de algumas soluções de TIC para atender demandas comuns na UFPR, tais como: serviços terceirizados de impressão corporativa, serviços de infraestrutura de rede lógica, computadores, serviços e equipamentos para ampliação da rede sem fio, dentre outras.

Além dessas contratações, a AGTIC é responsável pelo planejamento de contratações específicas para manutenção do datacenter da UFPR, fundamentais para sustentação dos serviços e sistemas institucionais (servidores, storages, núcleo de rede, solução de backup, licenças de software, suporte ao banco de dados, firewall, entre outros).
Para tanto, a AGTIC conta com uma equipe de servidores (Equipe ConTIC) que atua especificamente no suporte às contratações de soluções de TIC.

As principais atribuições da ConTIC são:
• Orientar e esclarecer dúvidas da comunidade interna e externa quanto às contratações de soluções de TIC;
• Auxiliar a Direção da AGTIC na definição do cronograma das contratações de soluções de TIC;
• Acompanhar, documentar e gerenciar a execução do cronograma das contratações de soluções TIC;
• Auxiliar cada Equipe de Planejamento da Contratação (EPC), no âmbito da AGTIC, quanto ao fluxo e à instrução adequada dos processos de planejamento e suas tramitações, bem como quanto às normas vigentes e boas práticas para contratações de TIC, conforme instruções do Ministério da Economia.

 

Consulte AQUI o cronograma de contratações de soluções de TIC da AGTIC.

 

2. O que é considerado solução de TIC?

O Anexo II da IN SGD/ME nº 94/22 define os bens e/ou serviços que são considerados soluções de TIC e que devem seguir seus procedimentos.

Consulte AQUI o que é ou não é solução de TIC.

 

3. Como adquirir soluções de TIC que não estão no cronograma da AGTIC?

Para a contratação de soluções de TIC que não estão no cronograma da AGTIC é necessário abrir novo processo de contratação de TIC e encaminhá-lo para AGTIC.
Lembramos que a aplicação da IN SGD/ME nº 94/22 é facultativa para contratação de soluções de TIC com custo total estimado igual ou inferior ao valor limite para dispensa de licitação. Neste caso, a contratação poderá seguir o fluxo e os procedimentos gerais estabelecidos no site da Coordenadoria de Licitações e Contratações (CLIC). Entretanto, antes do envio do processo à Coordenadoria de Licitações e Contratações – CLIC, é necessário encaminhar o processo devidamente instruído para a AGTIC analisar a demanda e emitir parecer técnico sobre a contratação.

Consulte AQUI um tutorial com o passo a passo para instrução do processo.
Consulte AQUI o desenho das fases do processo de contratação.

 

4. Qual o papel da equipe de planejamento da contratação (EPC)?

As atribuições e responsabilidade de cada integrante da EPC constam na IN SGD/ME nº 01/2019 e estão resumidas no link abaixo.

Papéis da Equipe de Planejamento da Contratação

 

5. Qual o papel da equipe de fiscalização da contratação (EFC)?

A fase de Gestão da Contratação inicia-se com a assinatura do contrato ou ata e com a nomeação da Equipe de Fiscalização da Contratação (EFC), composta por Gestor do Contrato, Fiscal Requisitante, Fiscal Técnico e Fiscal Administrativo, indicados pelas respectivas áreas. Esta fase visa acompanhar e garantir a adequada prestação dos serviços e fornecimento dos bens que compõem a solução de TIC durante todo o período de execução do contrato ou ata. As atribuições e responsabilidades de cada integrante da EFC constam na IN SGD/ME nº 94/22 e estão resumidas no link abaixo.

Papéis da Equipe de Fiscalização do Contrato
Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br
(41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br
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